Incidente Em Antares

Incidente Em Antares Erico Verissimo

Resenhas - Incidente Em Antares

Adriana1161 28/09/2022

Alucinação coletiva?
Escrito em 1971, o romance continua atual.
É dividido em duas partes, sendo a primeira um relato histórico, uma linha do tempo, apontando os principais acontecimentos no Brasil, e seus participantes. Na segunda parte, vem o realismo mágico, o fantástico, e a história, ou o "incidente" propriamente dito.
São várias vozes narrativas.
Aborda violência, regime militar, relações humanas, abuso de poder.
Escrito com muita imaginação, com nomes sugestivos, irônico e bem humorado, na medida do possível!
Eu fico imaginando como esse livro passou pela censura da ditadura!
Eu, ao contrário da maioria das pessoas, achei a segunda parte um pouco mais enfadonha do que a primeira. Achei um pouco repetitivo e arrastado.
Mas mesmo assim, é muito bom!
"Fé sem flexibilidade, fé sem dúvida pode acabar em fanatismo"
Personagens: Tibério Vacariano, Zózimo Campolargo, Quitéria, Lucas Faia, Padre Pedro Paulo, e muitos outros
Local: Antares - RS/ 1830 a 1970
@driperini
Atalo.Muratori 28/09/2022minha estante
Eu fiquei super empolgado pra ler mas eu achei a primeira parte taaaao chata que não consegui terminar

aguiasou 24/09/2022

Livro que retratou uma época conturbada no Brasil mas que infelizmente continua a retratar a sociedade atual. Uma crítica a politica, a sociedade, a inversão de valores. Um livro que se faz necessário nos dias atuais. Recomendo muito.

Rafaela.Rezzadori 23/09/2022

Assustadoramente atual
Érico, como sempre, brilhante!
Há, ao final da obra, um Libelo pela Liberdade, que diz que "O romance, além de ser uma visão crítica e profunda da sociedade brasileira, insiste na tese de que é dever de todo escritor dar testemunho de seu tempo, pois a liberdade é e sempre será a matéria-prima das artes e do pensamento."
Vale muito a pena a leitura!

Leila 21/09/2022

Delícia de livroooo. Falar que gosto muito do Érico Vérissimo é chover no molhado, mas sinceramente não esperava encontrar essa comicidade na obra, disfarçando toda a politiquez e os temas sérios, simplesmente genial. Genteeee, ri demais em vários momentos e confesso que encontrar isso nesses tempos sombrios é bão demaiss. Livro que te faz pensar e rir ao mesmo tempo é raro, raríssimo!
Pegar uma situação comum, greve geral e nos fazer pensar "como é que fica os mortos insepultos"? e mais, nos fazer lidar com esses mortos andando por aí e nos cobrando ser enterrados entre outros podres apontados é bizarro demais (haja imaginação, rs). Outra pergunta que não quer calar: "será que na morte somos todos iguais?" #ficaareflexão
A linguagem tem a mesma proposta de O tempo e o vento (que ainda estou para finalizar, falta os 2 últimos) e traz até alguns personagens de lá também, e claro o sempre polêmico "pai" dos pobres, Getúlio Vargas, fecha aspas! A discussão nunca para, hehehehe
Dito essas poucas palavras, vá ler o livro e venha conversar comigo, combinado?

Dica 13/09/2022

Brasil
Amei a leitura e a mensagem do livro.
Achei super atual,preconceitos e ideias que são estruturais e enraizadas no povo e na história do país.

Mari N. 12/09/2022

a leitura até pode ir um pouco arrastada, mas nunca maçuda; o livro dá uma aula sobre política e sociologia. necessário.

Rosangela Max 08/09/2022

Mais uma obra-prima do autor para a lista dos favoritos.
Que delícia foi ler esta história.
Na primeira parte, várias passagens me fizeram recordar a saga ?O tempo e o vento?. A rivalidade entre duas famílias (que só serviu para iniciar a trama), os embates políticos entrelaçados com fatos históricos marcantes, o acompanhamento do desenvolvimento econômico e tecnológico etc. A diferença é que no começo em Antares as coisas foram mais violentas. Depois foram citadas algumas referências sobre a Saga e bateu uma nostalgia.
A escrita de Érico Veríssimo é sensacional! É realista e atual com seu estilo único de criticar a sociedade e a política.
Recomendo a leitura.
Roberta 08/09/2022minha estante
Tenho vontade

Min 08/09/2022minha estante
Muita vontade de ler esse, até agora só li uma obra do autor e já gostei demais do jeito dele

Rosangela Max 08/09/2022minha estante
Super recomendo! Ele é meu escritor brasileiro preferido. ?

@tigloko 08/09/2022minha estante
Livraço ??? ainda vou pegar O Tempo e o Vento para ler. Ótima resenha!

Hugo 11/09/2022minha estante
Eu já li esse livro e também gostei muito.

Marcos.Alexandre 04/09/2022

Uma história surreal, mas que pode ser perfeitamente adaptada ao Brasil atual. Onde estamos tapando o sol com a peneira e empurrando para debaixo do tapete os nossos erros. Será que precisaremos ser alertados pelos mortos?

Fernanda2407 31/08/2022

O que faz desse livro um exemplar genial é a mistura da literatura fantástica com fatos históricos.
O contexto histórico faz você mergulhar de cabeça na obra, enquanto o teor fantástico da escrita deixa a leitura leve e divertida.

Agatha.Uchoa 31/08/2022

Ok
Demora uma eternidade pra entrar na parte de história que interessa? depois disso fica mais interessante
Alê | @alexandrejjr 11/09/2022minha estante
Mas a história que interessa é a do Brasil, não a alegoria que é Antares...

Agatha.Uchoa 13/09/2022minha estante
Entendo. Mas nesse livro o ?que interessa? é bem desinteressante.
Talvez goste mais de outras obras no futuro.

Fabi 19/08/2022

Leiam! Só leiam!
Que leitura maravilhosa, que história bem contada, que personagens fantásticos!

O livro é dividido em duas partes e ambas se completam.
Antares é um microcosmo brasileiro e seus causos e habitantes são atualíssimos. Várias reflexões e falas fazem a gente pensar, refletir sobre nossa realidade... Enfim, estou imensamente feliz por ter lido esta obra.

Elaine Messias 07/08/2022

Ironia e fantasia para falar da natureza humana
Juro que no começo cheguei a pensar: outro O tempo e o Vento!! E realmente a primeira parte do livro de alonga em acompanhar a genealogia das famílias fundadoras do povoado - depois vila e cidade - de Antares. Contudo na segunda parte, parece que Veríssimo bebeu de Jorge Amado! A história dos mortos insepultos é deliciosa.

ana 01/08/2022

Simplesmente fantástico, épico, grandioso, um primor!
Ah como me deleitei dessa leitura, ela me acompanhou durante mais de um mês, demorei para termina-lo não sei para absorver tudo que a leitura me oferecia, ou para evitar me despedir logo! eu já fui com altas expectativas, e mesmo assim me surpreendi, quando parei de pensar e esperar o incidente e foquei em aproveitar as explicações da primeira parte, eu comecei a me apaixonar pela escrita do Erico.
Leiam, entendam que pode ser meio lento, não vão com sede ao pote, aproveitem o caminho, toda a jornada, dedica-se em conhecer todas aquelas pessoas de Antares.
Sem duvida um favorito da vida.