Incidente em Antares

Incidente em Antares Erico Verissimo




Resenhas - Incidente Em Antares


505 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Clio0 21/07/2023

O primeiro que li de Verissimo e ainda é o meu favorito.

Nesse livro, o autor traça a formação política-social das cidades pequenas no interior do Brasil. Não importa de que estado você é, a história é sempre a mesma.

Os personagens mortos são todos arquétipos conhecidos: a Matriarca, o Coronel, o Jornalista, etc. que voltam a vida e resolvem tomar parte daquele ato democrático que faz parte da vida de todo mundo - a greve. Assim, não confunda esse com um livro de zumbis, a trama não é sobre eles, e sim sobre como sua aparição mudou ou não a rotina de Antares.

Recomendo.
Mateus.Frota 29/03/2024minha estante
Também é meu favorito!




Julia 16/07/2023

O livro é dividido em 2 partes: a primeira parte contextualiza a cidade fictícia de Antares no decorrer de toda a história do Brasil e do Rio Grande do Sul, numa linha do tempo que contém mais de um século, já a segunda parte se concentra de forma intensa nos poucos dias que envolvem o desenrolar do incidente em questão.

A leitura me surpreendeu pois imaginei que seria apenas uma obra cômica sobre mortos não sepultados que voltam para atormentar alguns de seus conhecidos, mas percebi que a essência da obra não está no incidente em si, mas em todo o pano de fundo político que sustenta a narrativa. É surpreendente pensar que este livro, que foi lançado em 1971, em plena ditadura militar, não tenha sido censurado na época, pois traz diversas críticas a esse regime e apontamentos irônicos sobre os personagens que o defendem. Apesar de ter sido escrito há cerca de 50 anos, as questões abordadas no livro são muito atuais e mostram como a história se recicla e se repete.

Embora a leitura tenha se arrastado em alguns momentos, finalizei ela com um apego a alguns personagens e com a sensação de ter sido realmente marcada pela sua história.
comentários(0)comente



Alexlivros 12/07/2023

Livro rico e criativo
Incidente em Antares desenrola-se como pano de fundo cronológico o 11 de dezembro de 1963. A história descreve uma greve geral ocorrida na cidade fictícia de Antares, no interior do Rio Grande do Sul. Relata-se que o fornecimento de energia é interrompido, os telefones não funcionam, e os coveiros também decretam greve. Dois dias depois, numa sexta-feira 13, sete pessoas morrem, dentre elas Dona Quitéria, uma matriarca e rica da cidade. Insepultos e indignados, os sete defuntos resolvem agir: exigem ser enterrados. Assim, reunidos no coreto da praça da cidade, decidem empestear o ar da cidade com a podridão de seus corpos em decomposição. Enquanto ninguém os enterra, eles resolvem acertar as contas com os vivos e passam a bisbilhotar e infernizar a vida dos familiares. Assim, podridões dos vivos são escancaradas em plena praça pública da cidade para que todos tenham acesso, causando uma confusão social, familiar e pessoal na vida dos habitantes.
comentários(0)comente



Luiz 10/07/2023

Incrívelmente - ?Erico Veríssimo?
Terceiro livro lido de Érico Veríssimo, e o verídico é o mesmo dos outros dois -maravilhoso-, a história é sim lenta, mas a escrita é super ágil, não vou falar sobre o enredo porque já é batido, mas, apenas leiam!
comentários(0)comente



Yara 02/07/2023

Penso que Érico veio da uma olhada no cenário político dos últimos anos e depois voltou pra poder escrever esse livro.
Que livro maravilhoso!!!
Fora as partes dos defuntos que eu amei e morri de rir.
comentários(0)comente



JAQUELINE.ARGOLO 27/06/2023

"Um libelo pela liberdade"
Além de apresentar uma revisão sobre a história do Brasil, o livro narra o incidente ocorrido pelo impasse da greve, em Antares, que acabou por interditar o cemitério local. Como afirma Maria da Glória Bordini, em seu prefácio, "... Incidente em Antares potencializa seu efeito chocante e seu assalto crítico ao Establishment brasileiro: põe a morte a ensinar a vida, mas mostra-a como inócua, pois os vivos não mudam." Enfim, essa obra apresenta uma análise do nosso país, dando ênfase a liberdade e ao senso crítico, tão fundamentais em toda e qualquer sociedade.
comentários(0)comente



Victor almeida catende 26/06/2023

Obrigatória
Obra escrita no período do Regime Militar do Brasil e uma crítica ao mesmo, Érico não era defensor de uma ou outra ideologia, mas avesso a violência praticada por qualquer doutrina política
A obra é dividida em duas partes: histórica e a do Incidente, a primeira percorre toda a historiografia da cidade (fictícia) de Antares, passando em paralelo com o que acontece no Brasil em cada período, a riqueza de detalhes e informações históricas que ele nos proporciona nessa parte do livro é simplesmente incrível, conseguimos ter real noção do que se passava no país, como seu povo se portava e pensava, os choques ideológicos do século XX, comportamento social, político e até mesmo familiar, se prova o sabor de diversos aspectos do Brasil.
Já a segunda parte, que contém a ideia central da obra é do incidente que acontece na cidade no dia 13 de dezembro de 1963 (esse simbolismo do dia 13 de dezembro que Érico usa aqui é pra remeter ao dia em que foi decretado o AI 5 no Brasil) onde a mesma é acometida por uma greve geral que impossibilita até o sepultamento de defuntos, esses que voltam a vida para reclamar seus direitos e no meio desses acontecimentos Fantásticos, Veríssimo se usa pra colocar-nos diversas críticas ao que vinha acontecendo no país.
Não consigo falar mais tanta coisa sem soltar algum spoiler, realmente fiquei impressionado com o que li e um lembrete do quanto nossa literatura é rica, espero que a obra te coloque a par da nossa história e mexa contigo como mexeu comigo.
comentários(0)comente



Supercut09 11/06/2023

Fantástico!!!
Mais um livro do Erico Veríssimo e mais uma grata surpresa.

O livro tem um viés político e isso não me incomodou porque retratou com muita naturalidade um período muito triste e sombrio do Brasil.

A ideia de colocar mortos vivos andando pela cidade em pleno estado de putrefação deixou claro como um sentindo inverso de como a sociedade de Antares estava podre e por dentro e por fora.

Um livro que do começo ao fim foram escritos com muita genialidade e precisão para retratar uma sociedade corrompida.
comentários(0)comente



Adlya.Gazio 09/06/2023

Sensacional!
Uma crítica bem construída sobre o autoritarismo brasileiro e a falta de capacidade cognitiva (ou não) da sociedade, que infelizmente se estende até os dias de hoje.
A história é antiga mas muito ainda recente, as personagens mudam mas o enredo permanece o mesmo.
comentários(0)comente



@buenos_livros 07/06/2023

Clássico brasileiro
Uma leitura incrível. Ficção de alta qualidade, entrega humor e reflexão, costurando costumes, política e realismo fantástico. Verissimo está no panteão dos grandes autores na língua portuguesa e merecia mais reconhecimento internacional, sua ficção especulativa não deve nada a Saramago, por exemplo.
comentários(0)comente



Robson68 01/06/2023

Uma das melhores leituras do ano
Eis uma das melhores leituras que fiz no ano! Incidente em Antares é um livro que sempre quis ler desde que descobri sua existência. Quando criança, lembro fortemente de uma minissérie na globo que os mortos voltavam à vida. Eu queria ver, mas tinha pavor, então sempre fiquei em um misto de curiosidade e medo. Tinha seis anos, somente.

Verissimo escancara, em pleno período de ditadura militar no Brasil, uma sociedade que só dá vida aos próprios interesses, os ganhos de vantagem e a representação num baile de máscaras.

Os mortos voltam, encaram a sociedade e entregam os podres dela (tão podres quantos seus corpos que apodrecem no coreto da cidade). Esse livro, como alguns outros, me marcou e me modificou, tamanhas são as reflexões e críticas trazidas.
comentários(0)comente



Léo 25/05/2023

Eu lia esse livro e ficava seriamente me perguntando, por quê é que essa obra prima histórica e bem escrita não está na lista do vestibular? Tem muitas páginas, é tem, mas se você se dispuser a ler e entender vai sacar o quanto do puro sumo do Brasil há em 400 e poucas páginas!
É guerra, é histeria, é mutreta, briga de família, politicagem, cidade grande e cidade de interior, mais politicagem!
Gente é o caldinho do Brasil e não tem o que falar!
comentários(0)comente



skuser02844 24/05/2023

Maravilhoso
Que obra prima do modernismo!! O autor perpassa por parte da história do Brasil (sempre com ótimas críticas) na primeira parte e brinca com o fantástico na segunda! (Eu preferi a segunda, mas o conjunto da obra é incrível por abordar diversos aspectos sociais)
comentários(0)comente



Camila.Ramos 10/05/2023

Demorei de engatar a leitura, tanto por estar em um momento em que está difícil ler com afinco, quanto por ter começado o livro coachando maçante. Mas, quando foi se encaminhando pra o fim da primeira parte, engrenei e foi só coisa boa. Uu! Como pode alguém tecer tantas críticas sociais e políticas atemporais? Foi lançado nos anos 70, mas é um livro que poderia ter sido escrito a respeito dos anos 2020... gênio! Imperdível. Merece a fama que tem.
A primeira parte é um pouco "demorada". Mas não desista!
comentários(0)comente



Williloy 08/05/2023

Há tempos eu não lia uma escrita brasileira. Érico Verissimo trabalha com muitos detalhes e uma narrativa fluida que desperta curiosidade.
O livro é bastante político e aborda várias situações que aconteceram no Brasil anos atrás, da forma como elas afetaram Antares é suas famílias importantes que mandavam na cidade. Em algumas partes acho o livro aborda situações bem complexas e pesadas.
comentários(0)comente



505 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR