A Grande Tríade

A Grande Tríade René Guénon

Resenhas - A Grande Tríade

caio.lobo. 13/12/2020

O Homem Perfeito é o Homem Transcendental,o Homem Verdadeiro
René Guénon é um dos maiores autores sobre simbolismo, esoterismo, tradições e principalmente a tradição primordial, além de ter um conhecimento matemático invejável. Nesta obra ele lida com a Tríade chinesa composta de Céu, Homem e Terra.

Guénon nos apresenta a figura de Fo-Hi, que foi o rei mítico chinês, o rei primordial, com um esquadro na mão. Fo-Hi estabelece a retidão do homem, liga céu e terra (vertical e horizontal) Além disso, é a essência da comogonia ou númeno. É a Lei.

Ao lado, com um compasso na mão,está com Nüwa, irmã e esposa de Fo-Hi. Ela é a natureza, criadora do homem, e na natureza não existem formas retilíneas, o homem mesmo é formado por curvas.

Nüwa criou o homem e Fo-Hi ensinou o homem. O homem é fruto destes dois. Há mais um detalhe, pois estas figuras representa duas polaridades (Yin e Yang) e para o chinês a polaridade primordial é Céu e Terra. Só que há uma tríade que se forma com o nascimento de um elemento entre as duas polaridades: o Homem. Este Homem é representado com as pernas e braços abertos, como uma estrela.Mas a estrela não é um homem qualquer, e sim o homem perfeito. Então o homem está no meio entre compasso e esquadro da mesma maneira que entre céu e terra na China. Na Maçonaria há um símbolo semelhante, onde a letra G (a estrela flamejante) aparece entre o esquadro e o compasso, e a Maçonaria busca que cada um se torne neste Homem Perfeito.

Há um ideograma chinês que significa imperador, mas mais exatamente Rei-Pontífice: ? (ideograma da capa do livro). 3 traços, em cima o céu, embaixo a terra e no meio o homem, todos ligados por um eixo central. A União dos três é o rei, o homem perfeito. No centro está um homem, mas não um homem qualquer, é o homem verdadeiro e transcendental, que ao mesmo tempo existe e que irá existir. E na China o homem perfeito é o rei-sacerdote

Este Homem lida com as coisas do céu e as coisas da terra. Este homem perfeito transforma o mundo material e nos liga ao espiritual. Um exemplo é Jesus, que mudou a ordem social do mundo e ao mesmo tempo é o caminho, a verdade e a vida espiritual. Perceba também que toda a figura religiosa é um rei. Jesus era descendente de reis, Buda também, Krishna era de família real, o faraó era um rei sacerdote, Maomé se torna governante máximo.

Céu e Terra são também os Grandes Mistérios (espiritual) e Pequenos Mistérios (Temporal). Para Pedro foram dadas duas chaves, a de ouro e de prata. O ouro é o poder espiritual e prata o temporal e Pedro é o Homem Verdadeiro.

Qualquer um pode se tornar o homem perfeito, ou como se diz no martinismo, o Homem Verdadeiro que Reintegrará todos os seres a Deus, mas é raro alguém conseguir isso. Porém o Homem Verdadeiro é a meta que seguimos e que buscamos nos tornar, é também o Salvador e Rei do Mundo, é o mantenedor da existência.