O Guardião

O Guardião Dean Koontz

Resenhas - O Guardião

O Tolo de Amarelo 14/04/2023

Uma dose de tudo, por favor
Esse livro tem tudo.

Drama. Ação. Comédia. Aventura. Ficção científica. Você escolhe.

É muito bem bolado. Há personagens incríveis que te fazem rir e sofrer na mesma medida. Koontz caprichou na essência dos personagens isso é certo.

O enredo começa frenético, dá uma freiada e passa prum drama com comédia e depois fica totalmente em ação e aventura entre viagens no tempo. Essa mistura foi melhor do que eu esperava e me fez ter mais ânimo pra seguir em frente.

E outra vez Koontz traz uma escrita ágil e direta ao ponto, sem aquela necessidade de descrever uma ida a padaria e como o personagem comeu um pão e lembrou do que um outro cara falou anos atrás quando tava naquela mesma fila de pão no verão mais quente do ano; seu time favorito de baseball estava no topo da classificação e blá-blá-blá. Enfim, vc entendeu o que quis dizer.

Ótimo trabalho, Koontz.
David 24/05/2023minha estante
Deixa o homem falar dos Red Sox ?

O Tolo de Amarelo 24/05/2023minha estante
Eu deixo, mas não evito sacanear ???

David 24/05/2023minha estante

Alynne Scott 01/08/2016

Por ser demais, foi pouco.
Comecei o livro amando. A narrativa traz questões e reflexões pertinentes sobre assuntos delicados (a vida de crianças órfãs, estupro, depressão, abuso etc), mas também tem uma carga de humor muito forte e isso me agradou muito pois deixava os acontecimentos menos pesados (apesar de não menos impactantes).

As primeiras 180/200 páginas foram uma maravilha. Os personagens são carismáticos, gostei de absolutamente todos e eles são desenvolvidos de uma maneira bastante satisfatória, mesmo que não tão aprofundada. Até aí - tirando umas partes muito aqui e acolá - não se via a ficção tão esperada.

Chegamos então à segunda parte do livro que, apesar de ter os mesmos personagens, parece uma história totalmente diferente. O ritmo é mais de ação e você sente uma leve puxada pro suspense - leeeeeeve como uma pena. O humor se mantém aqui também. Tem umas partes e figuras que apareceram e me fizeram rir pelo absurdo que autor tentou fazer, achei micão e forçado, mas segue a vida, não destruiu tanto a trama.

O final é aquela coisa previsível, não muito bem desenvolvido, mas agradável. Satisfatório.

Minha impressão geral é que faltou um elo de ligação entre as duas vertentes do livro (o romance/drama do começo e a ficção mais da frente). Poderia ter sido um livro lindo, astuto, comovente e de ótimo humor se Koontz tivesse feito somente a primeira parte e desenvolvido a história com mais densidade.

A edição tem vários erros (o que me deixa muito incomodada), a história tem várias lacunas e problemas de continuidade e, apesar de não ser um livro ruim, está longe - para mim - de ser um livro bom.
Lucas.Wijk 24/09/2016minha estante
Eu concordo! Adorei o livro na primeira parte, mas na segunda eu achei ele meio "forçadão", perdeu aquela pegada que o deixava tão bom no começo.

Alynne Scott 24/09/2016minha estante
Exatamente :(

Shana 11/11/2010

O Guardião eu li quando tinha 12 anos de idade e até hoje o considero O MELHOR. Sempre que cai uma tempestade eu lembro: quando começam os raios é porque ele está chegando!!! Um livro fascinante, bem escrito e que foi um dos culpados por me tornar uma viciada em leitura!!!
Persefone82 26/09/2018minha estante
Eu também li quando tinha uns 12 anos e é meu livro preferido do Dean Koontz.

Flavio Assunção 18/11/2009

Para quem gosta de uma narrativa com foco na construção psicológica dos personagens, este livro é um prato cheio. Para quem prefere um pouco mais de ação, esse não deve agradar tanto. Não que não seja um bom livro, mas só começa a ficar legal após a metade. Até lá, o leitor menos paciente pode se irritar um pouco.

Adrya_Daewen 04/08/2009

Faz muito tempo que li, mas gostei bastante. Koontz é com certeza um mestre nos mistério e no suspense.

sagonTHX 11/05/2011

DRAMA, AÇÃO, ROMANCE, HUMOR E SUSPENSE NUMA HISTÓRIA SCI-FI
Adoro histórias e contos de ficção científica (sci-fi). Já li quase todos os grandes autores do gênero, e lamento profundamente que esse estilo literário não esteja em alta nos dias atuais, tendo feito muito sucesso entre os anos de 1950 até 1990. Também lamento que as editoras não façam relançamentos de obras primorosas dessa safra, mesmo que fosse em versão de bolso.

Da mesma forma, sou fá de Dean Koontz. Gosto do seu modo de escrever, o qual ele próprio denomina de "intergêneros". Ou seja, Dean Koontz diz que não se prende a um estilo fixo (por mais que seu editor o obrigue). E uma prova disso são os seus livros que demonstram o quanto ele é eclético na escola dos temas que escreve.

Como um mago ou alquimista da literatura, Dan Koontz sabe, melhor do que qualquer outro, como misturar vários estilos literários em um só romance. E há bons exemplos disso em sua bibliografia, dos quais menciono dois para ilustrar: Do fundo dos seus olhos, onde temos drama, thriller de suspense e terror psicótico, além de uma dose de paranormalidade; em Fantasmas, encontramos um thriller intenso de suspense, terror psicológico e ficção científica.

Em O Guardião, lançado logo após do sucesso de Intrusos (um mix de Sci-Fi, suspense e terror), Dean Koontz não poderia deixar por menos. Ele consegue casar com perfeição DRAMA: a primeira metade do livro, conta a vida de Laura desde o seu nascimento até a fase adulta, entremeado com suspense por parte do guardião que, viajando no tempo, tenta salvá-la da morte em várias fases da sua vida;

AÇÃO: a segunda parte do livro praticamente explode em adrenalina. Laura estáem sua fase adulta, com família constituída e com o guardião correndo para salvá-la da morte certa; o cerco se fecha ao redor deles, com gente vindo através do tempo para matá-los...

ROMANCE: Laura sofre, mas também ama. Dean Kontz não se preocupa apenas em nos apresentar conceitos científicos sobre viagens temporais e as implicações paradoxiais que tais viagens causam, dando um nó em nossos cérebros. Ele tem a sensibilidade de entremear na trama conceitos ligados a vida, ao amor, a amizade, ao perdão, a fé, a esperamça, a desejos de auto-afirmação e... é claro, um pouco de romance.

HUMOR: Thelma, uma das personagens, é viciante. O humor de Dean Koontz, através da personagem, chega a ser irreverente, tanto quanto cínico, porém alivia a tensão e o estresse que envolve os demais personagens.

SUSPENSE: Ah, o bom e velho suspense. Principalmente o psicológico, o qual Dean Koontz sabe tecer com perfeição. E suspense é o que você vai encontrar do começo até o fim da trama.

SCI-FI: Dean Koontz fala sobre a viagem no tempo como se já fosse uma coisa comum. Ele cuidou dos mínimos detalhes, alinhavando o conceito sem deixar pontas soltas e criou uma visão de viagem temporal bem interessante. Não vou contar pra não estragar a surpresa.

O Guardião é um livro gostoso de ler, e pode ser lido de um só fôlego. Posso adiantar, sem revelar o desfecho, que as últimas 50 páginas são dramáticas.

Pelo fato de ser um livro que mescla vários estilos literários em um só com boa qualidade de diálogos e uma narrativa fluente; pelo fato de explorar a ficção científica, um tema pouco impresso hoje em dia; e por cumprir o que promete na sinópse do livro,

RECOMENDO.

Jess 30/08/2011

Ficção e mistério
O Guardião foi um livro que assim que li a sinopse fiquei morrendo de vontade de ler, além de ser ficção, envolve um suspense muito bem elaborado e que nos deixa sem ar na leitura.
A história é sobre a Laura que parece ser a pessoa mais exarada do mundo, sempre algum empecilho aparece na vida dela, mas isso não é problema porque sempre nos piores momentos aparece o seu anjo da guarda e a salva de qualquer coisa ruim que a cercar.
Mais de metade do livro ficamos pensando que poderia ser esse guardião, ele é mesmo um anjo que trabalha muito bem para protegê-la ou existe alguma coisa por trás de tudo isso já que ele parece nunca envelhecer?
Eu ainda não conhecia o Dean Koontz, mas com certeza depois de ler esse livro temos vontade de conhecer toda a sua obra e assim que tiver oportunidade quero pega-los.
Para algumas pessoas o começo pode ser considerado chato, não tem muita ação e conta mais a vida da Laura, todos os encontros que ela teve com seu guardião e tudo que ela passou, não foi uma vida fácil, mas ela sempre lutava pelos seus objetivos e tem muito sucesso. Apesar de todos os desastres que a cercam ela também não perde a capacidade de amar.
No final do livro quando a Laura precisa ser forte para enfrentar o que a espera, ela demonstra uma força difícil de encontrar em pessoas comuns, mas ela tinha muito conhecimento e isso a ajudou a não se perder no desespero.
Existe uma personagem no livro que tira um pouco de toda a tensão que passamos, a Thelma que deseja ser comediante e vive tendo as idéias mais malucas possíveis mas que também será muito importante para a Laura conseguir passar pelas coisas ruins que a perseguem.
Normalmente em livros que existe viagem do tempo pode acontecer de existir algumas falhas, mas não no Guardião, em certo momento Stephan, o anjo de Laura, explica como tudo funciona, mas não vou contar isso que seria spoiller, mas é uma idéia bem montada e interessante.
Apesar de o livro ter os dois estilos mais predominantes, pode-se dizer que ele possui uma pitada de todos os gêneros literários e com isso também atraindo um publico maior, mas se não gostar de suspense que é o que mais predomina no livro é um problema, agora se você se interessa pelo menos um pouco por suspense, não perca tempo e procure ler esse livro.
Bem, um livro que eu esperava ser bom mas me surpreendeu do começo ao fim, me deixou presa nas páginas e se tornou um dos meus livros favoritos que já tenha lido e um dos melhores do ano, isso se não for o melhor.

Nedina 14/08/2012

A historia de Laura é muito intensa. Órfã de mãe ao nascer, juro que tive medo da reação do pai dela. Alguns homens não são tão fortes, mas por sorte ele era. Já o guardião, era muito misterioso. Eu praticamente rui as unhas de curiosidade. Quem ele era? O que queria? O que pretendia? Nooossa! Sabíamos apenas que ele vinha de outro tempo. Mas de quando? Nem idéia. E quando eu descobri meu queixo caiu. Sério, me surpreendeu.

Falando em viagem no tempo, muito bom a forma como o tema foi abordado. Algo completamente cientifico e possível. Lembrem-se ‘Você não pode mudar o seu passado, apenas o seu futuro’.

A escrita de Dean Koontz é muito gostosa e ele tem aquele jeitinho de ‘vou conduzi-la por um corredor escuro e você vai gostar’. Ao final do livro ele fala um pouco sobre a própria carreira e fiquei curiosa sobre as outras obras dele.

Mais resenhas em http://blogmundodetinta.blogspot.com/

Luciane 12/07/2012

Na verdade o livro merece 4,5 estrelas. É muito bom, quase perfeito.
Este é a vantagem de participar do Grupo Livro Viajante (http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284), vc recebe livros incríveis, que não sabia de sua existência. Virei fã do autor, Dean Koontz, vou procurar novos livros dele. Ele soube misturar bem suspense, ficção-científica, romance e muita ação. É um livro que vale a pena ser lido.

Bruno 26/10/2012

Dean Koontz - O Guardião
O Guardião é um dos primeiros sucessos comerciais de Koontz, apesar de todos olharem feio para a história antes da publicação do livro, como o próprio Koontz conta no posfácio. Isso é porque é um livro que faz uso de vários estilos diferentes durante a narrativa. Quem se atrever a ler verá momentos de ação, romance, ficção científica, suspense. É uma verdadeira mistura de estilos que dá muito certo.

O livro começa com o nascimento de Laura Shane, cuja mãe acaba morrendo durante o parto e Laura só consegue nascer ilesa porque um misterioso homem impediu um doutor alcoólatra de fazer o parto, o que poderia causar sérios problemas para a garota.

Durante sua infância, Laura acaba tendo alguns contratempos, e em todas as situações de perigo, o mesmo homem aparece para salvar sua vida. Isso continua até que ela cresce e se torna uma escritora com marido e filho, e seu guardião se parece cada vez mais com uma lembrança de um passado longínquo e sofrido.

Veja a resenha completa aqui:

HARRY BOSCH 21/10/2013

Guardião
O AUTOR APRESENTA UMA NARRATIVA DE INTERGÊNEROS OU SEJA,SUSPENSE MISTURADO COM ROMANCE E HUMOR COM ALGUMAS DOSES DE FICÇÃO CIENTIFICA E DADOS HISTORICOS.DE ALGUMA FORMA O GUARDIÃO NOS LEMBRA MUITO 'EFEITO BORBOLETA' E O 'EXTERMINADOR DO FUTURO',MAS É UMA BOA HISTORIA.

Nefelibata 21/01/2015

Uma excelente estória com viagem no tempo e perseguição. Se não tiver atenção na leitura, pode se perder nas idas e vindas com viagem no tempo..rs. Vale a pena ser lido.

Noronha 24/02/2016

Ação, terror, Suspense, romance e mistério, tudo isso nessas paginas.
Eu visitei uma livraria que fica em um shopping aqui perto de casa, no fim do passeio como de praxe eu fui dar uma olhada na estante giratórias dos livros de bolso. Rodeando encontrei este livro. Li a sinopse e me encantei. Em casa fui na net buscar resenhas e opiniões sobre o livro. Gostei mais ainda. Comprei a versão de bolso na livraria duas semanas depois e imediatamente comecei a leitura.

O livro tem como foco a vida de Laura, que vai desde seu nascimento até sua fase adulta. Laura tem uma vida muito fácil. Ela tem uma vida cheia de perdas, dores e injustiças. Porem, desde jovem aprende a lidar com isso, se tornando adulta e responsável. Em uma mescla de Exterminador do futuro com Highlander, existe um outro personagem, alguém bem especial, que aparece só em alguns momentos críticos, alguém que ela denomina de seu Guardião. O que intriga a gente como leitor é saber quem é ele, como ele vem, o por que ele vem e Koontz explora essa nossa curiosidade de maneira muito inteligente, soltando aos poucos a verdade. O melhor é que quando você descobre tudo sobre o guardião, surge uma outra trama que te faz ficar ainda mais focado no livro.

Outra coisa que me deixou muito feilz com esse livro é que além ser um livro cheio de ação e suspense, Koontz nos dá uma boa dose de sátira, humor e umas pinceladas de romance, transformando o livro em uma série de metaformoses que deixa qualquer leitor feliz. Ele explora de maneira inteligente as críticas sociais e políticas tanto explicitas como ocultas. Deixa sempre aquele ar de não-real. A vida de Laura às vezes era dura demais e, às vezes boa demais.

Quanto aos personagens; são sempre muito bem analisados, muito claros, parece que você esta lendo as fichas dos personagens de um jogo, no qual é preciso saber tudo sobre eles. Achei isso bem bacana, pois não deixa furos na história. Sem falar que esse livro abrange uma parte da nossa história que eu amo: A segunda guerra mundial.

Eu comprei a versão de bolso e confesso que a qualidade da mesma não foi das melhores. A capa era fragil e ruim, o livro contem muitos erros de ortografia e comidinhas de letra, mas valeu a pena.

Dou uma nota 8,5 de 10,0 pra esse livro pelo unico fato de Koontz exagerar na ficção de maneira as vezes um tanto absurda como acontece com o filho de Laura, um garotinho de oito anos que parece a reencarnação de Einstien. De resto fica a DIKA LEIAM!

patita 01/11/2016

Resiliência
O livro é muito bom. É um misto de suspense, ficção científica, drama e romance. Mas o que me marcou muito neste livro, e acredito que nem tenha sido esta a intenção do autor, foi a personagem Laura. Ela teve uma vida muito difícil, com muitas perdas e sofrimentos desde o seu nascimento. Parecia até que ela era perseguida pela má sorte pois quando algo bom parecia estar chegando, algo de ruim acontecia. Vez ou outra, todos temos momentos assim na vida e é muito difícil nos adaptarmos a eles e mantermos a esperança. A palavra resiliência sempre me soou muito difícil de ser entendida mas compreendi verdadeiramente o significado com a estória de Laura. Sua obstinação em não culpar ninguém e nem a si mesma pelos infortúnios que aconteciam (quando o mais comum seria fazê-lo) e o modo de ver a coisa por outro ângulo, um ângulo mais leve e muito verdadeiro me fizeram pensar muito a respeito. Um livro que me marcou a vida.