História dos Estados Unidos

Resenhas - História dos Estados Unidos

1 | 2 | 3 | 4

Diego Leal 07/04/2024

A maior instituição terrorista do mundo se chama Estados Unidos
Karnal e os outros autores pegam leve ao descrever a facínora que é EUA. Compreendendo melhor a história dos estadunidenses tenho um diagnóstico: Republicanos são merda e Democratas são bosta. Iluminada pela involução do povo anglo-saxão que queixaram-se ser a maior potência militar e econômica do mundo hoje, tem também a população mais inculta e medrosa do mundo.

O livro faz uma cronologia canônica sobre toda a história dos EUA até início dos anos 2000. Dá pequenas pinceladas em diversos assuntos por vezes bem superficiais. Serve como material bem introdutório. Há quem se interessar compensa a leitura, ajuda a descolonizar a mente e parar de endeusar esses tais 'americanos' de meia tigela.

Diogo.Grahl 05/04/2024

Morra leandro karnal
Ok que o livro tem muitas formas de linguagem de fazer os Estados Unidos parecerem ou uns coitados, ou uns anjos, mas é um livro que conta a história factual de forma simples, inclusive, foi o primeiro livro que conta a história estadunidense no Brasil então é ponto de entrada para muitos historiadores ou curiosos, fora que vem desde a época colonial, então consegue-se não se perder na cronologia.

Orlando Castor 19/02/2024

Muito interessante, poderia ter edição ampliada e atualizada
A obra em questão oferece uma perspectiva bastante instigante da história dos Estados Unidos, abordando aspectos pouco explorados em cursos convencionais de História. Destacam-se narrativas surpreendentes, como a ideia bicentenária de que as guerras externas podem unir o povo estadunidense em tempos de crise. Mesmo em disciplinas avançadas, como História da América 1 e 2 que tive na faculdade, muitas das informações apresentadas no livro foram negligenciadas. Um dos pontos mais intrigantes é a análise da formação dos "mitos" da cultura americana, incluindo figuras como George Washington, Benjamin Franklin e Abraham Lincoln. Além disso, o livro lança luz sobre a construção cultural do país, explorando desde a criação do feriado de Ação de Graças até a influência dos WASP na sociedade norte-americana. A pesquisa também aborda questões sensíveis, como a situação dos escravos, a segregação racial e a resistência dos mesmos, incluindo a fundação dos "maroons". No entanto, eu critico o livro por não detalhar adequadamente a situação dos povos indígenas e o conceito do Destino Manifesto. O autor oferece insights sobre eventos cruciais, como os "Loucos Anos 20", a Grande Depressão de 1929 e a construção histórica do liberalismo nos EUA. No entanto, algumas lacunas importantes são apontadas, como a falta de detalhamento sobre a corrida do ouro, a tomada de territórios mexicanos, a expansão pelo Alaska e Havaí, além da omissão do escândalo Watergate. Apesar de apresentar uma leitura fácil e acessível, o livro não aprofunda análises e deixa de fora eventos marcantes, como o 11 de setembro, as eras Bush e Obama. Poderia ser ampliado, revisado e atualizado com a crise de 2008 e a ascensão da extrema-direita com Trump. No entanto, eu o elogio por fornecer uma visão crítica da historiografia dos EUA, desmitificando a ideia da "terra da liberdade" e revelando aspectos de racismo, preconceito e corrupção na trajetória do país.

Felipe K. Vital 30/12/2023

Enviesado, mas ainda sim instrutivo
Leandro Karnal aqui nos traz sua visão factual sobre a história dos Estados Unidos da América, e como é dito que ser humano algum é neutro, aqui ele não nos permite esquecer disso, tendo sua posição política pessoal grande peso na obra, principalmente a partir do momento em que o livro passa a tratar do sec XX em diante.

Mas quando o livro passa a tratar sobre os anos 60, que a visão ideológica do autor se torna mais do que evidente, deixando seu idealismo fluir e tornando-a mais expressiva do que a realidade em si, transformando uma obra factual em uma peça propagandista..

Contudo, em quase sua totalidade, a obra ainda consegue ser bem instrutiva, apesar dos apesares.

Chiabaibr 19/10/2023

Ótimo livro para quem sempre teve curiosidade sobre os EUA
Sempre tive curiosidade em saber sobre como os EUA se tornaram a maior potência mundial moderna e por quê eles tiveram e ainda têm tanta influência no mundo ocidental. Mesmo que não aborde todos os pontos de forma profunda, o livro se propõem a desmistificar a formação dos EUA e vários conceitos pré-formados que sempre levei como verdadeiros. É uma excelente leitura e todos que se interessam não podem deixar de ler essa obra de Karnal (a obra não é só construção dele, mas também de diversos outros historiadores)

Tamires 09/10/2023

Os autores abordam quatro séculos da história dos Estados Unidos de maneira resumida, de uma perspectiva semelhante ao texto base de um semestre de introdução à história americana.

Dan 24/04/2023

Uma leitura crítica, mas não crítica o suficiente
Impressiona a forma como a história de séculos pode ser resumida em um livro pequeno para seu propósito. Passando pela história, guerra, política e movimentos sociais, o livro dá uma visão ampla do assunto. Quando comecei, não achei que fosse um livro crítico, mas poderia ser mais. Porém, entendo que poderia trazer pessoas falando em ideologia política inviesada (como se contar a história de um país fosse passível de imparcialidade). Enfim, é um bom livro para se iniciar no tema e não é extremamente superficial.

Julia 21/03/2023

História dos Estados Unidos, das origens do século XXI
Logo aviso, que puxo sardinha pra esse livro porque um dos escritores é um querido professor que passou pela minha vida.
O livro em si é um compilado de situações que trouxeram os Estados Unidos ao patamar atual, de maior potência mundial (atualmente perdendo para a China), as nuances da formação de sua sociedade, suas políticas e sua cultura. Apesar de apenas 288 páginas, o conteúdo é maçante, muitas e muitas explicações, exemplos e etc. Porém, o compilado de informações trazidas nessa obra são ESSENCIAIS ao entendimento do poder que os Estados Unidos exercem no mundo e em nossas vidas também.
Por fim, o livro é extremamente detalhado, o que ajuda na imersão da história.

Rodrigo.Peixoto 20/03/2023

Uma obra rica em detalhes, de importância para a compreenção dos processos históricos que envolvem os Estados Unidos. Apresentando o país sob vários aspectos e explorando a história que normalmente consumimos e aspectos pouco explorados sobre o país, relata também as lutas e incertezas de uma nação e de como a identidade do país foi aos poucos sendo moldada e construida

Sídnei 31/10/2022

Uma breve história dos EUA
O autor buscou tratar dos principais assuntos da história estadunidense, ao meu ver, muitos fatos relevantes foram ignorados, existe outros títulos que abordam o mesmo assunto com mais profundidade. Não recomendaria essa leitura
Iluvitoria 31/10/2022minha estante
que outros títulos você recomendaria?

Sídnei 31/10/2022minha estante
Estados Unidos: Uma história. Vitor Izecksohn

Sídnei 31/10/2022minha estante
História concisa dos EUA . Susan Mary Grant

Rodrigo 20/10/2022

Estados Unidos Ame ou Odeie
Muito bom esse livro que procura trazer a história Estadunidense de forma imparcial para que o leitor tire suas próprias conclusões.

De forma didática passando por vários acontecimentos que influenciaram na formação do conceito norte americano de ser, que está presente no mundo todo.

O livro trás as decisões de seus governantes, bem como a influência do empresariado americano, tomadas ao longo de sua história para que os EUA se tornasse a nação dominante, que fez de tudo para bem e para o mal, para tornar o Sistema Capitalista como o principal sistema econômico mundial para o seu benefício, muitas vezes sacrificando o seu povo e com o sangue de outras Nações.

Japa 05/07/2022

Bom, até certo ponto
Sobre o conteúdo: fantástico e introdutório, extremamente introdutório, mas fala sobre (quase) tudo a respeito da história dos EUA.

Agora, a editoração é horrível. Talvez pelo fato de eu ter lido uma edição digi/p1r@te4da/talizada. Mas meudeus, parágrafos com quebra repentina o tempo inteiro, imagens às vezes fora de contexto, gramática e pontuação extremamente zuadas.

Sobre o teor político, eu achei bem leve, os autores tentaram se distanciar da visão polarizada de "bom/mau" e acho que fizeram um bom papel nesse sentido. Tendo em vista que um dos organizadores foi o Karnal, acho que até foi um livro um tanto politizado.

Indico pra quem quer ter uma ideia de literalmente qualquer assunto da história dos últimos 400 anos da história dos EUA, pois o livro é uma porta que abre em 1600 e se fecha em 2000.

Thalezito 25/06/2022

A maior potência do mundo
Neste livro, Leandro Karnal junto com outros historiadores explicam a origem e a ascenção dos Estados Unidos. É um livro dinâmico e didático, excelente para despertar a curiosidade do leitor sobre o assunto.

Recomendo para aqueles que querem um livro curto e bem explicado.

bruno.barreto 11/05/2022

muito bom
realmente como o último parágrafo do livro diz "Para o bem e para o mal, o destino do planeta está associado aos Estados Unidos.". gostei mt da abordagem dos historiadores, eles realmente não puxam saco dos eua e o livro so me fez odiar mais esse país e agora tenho base a argumentos pra isso. realmente esse eh um daqueles livros de não-ficção que são ricos e sempre vão me acompanhar por toda a vida acadêmica de descobrimento da história seja qual for ela que estiver associada aos EUA. realmente não dá pra contar TUDO sobre uma nação inteira em menos de 300 páginas mas o resumo e as abordagens do livro são todas muito importantes e interessantes. amei muito a experiência.

1 | 2 | 3 | 4