Mussolini

Mussolini Pierre Milza

Resenhas - Mussolini

Daniel432 29/11/2015

Biografia Política
Esta não é uma biografia comum, onde os fatos das diversas fases da vida do biografado são apresentadas em ordem cronológica. Esta é uma biografia do político Mussolini e não do homem.

O autor procura mostrar o pensamento, as atitudes e as reações do Mussolini político que, claro, são influenciadas pela experiência de vida do ser humano Mussolini.

Desta forma, são retratadas as diversas fases políticas que ele viveu, desde a violência do Esquadrismo, passando pela euforia Revisionista e culminando com a apatia ocasionada pelo Golpe do Grande Conselho e da iminente derrota.

O livro apresenta uma visão diferente da Segunda Guerra Mundial, a visão italiana, já que quase todos os livros que tratam deste tema tem a Alemanha de Hitler como protagonista. Segundo o autor, a Itália embarcou na guerra pensando que a vitória de Hitler seria fulminante e se beneficiaria da revisão das fronteiras. Mostra também como Mussolini tornou-se refém de Hitler, na verdade um fantoche, ao ser libertado pelos alemães e retomar, em parte, o poder no norte da Itália.

O autor mostra-se imparcial e este é um ponto a ser destacado a favor do livro que tem como ponto negativo, pelo menos para mim, o fato de não ser uma biografia tradicional.

Apesar
Elias Oliveira 29/11/2015minha estante
Hum, parece interessante. Um enfoque diferente sobre a história.

Tiago675 08/06/2017minha estante
Gostaria de uma biografia tradicional, mas também estou interessado na questão política, pois quero estudar o fascismo. Obrigado!

kaloskagathos 06/02/2022minha estante
Obrigado pela resenha! Estarei adquirindo esta biografia apesar dos pontos ressaltados, pois nosso mercado carece de conteúdo sobre este homem.