Cantiga de Esponsais

Cantiga de Esponsais Machado de Assis

Resenhas - Cantiga de Esponsais

Renata lavine 2A 06/03/2018

Cantiga de esponsais
Machado de Assis com um grande conto do mestre Romão, o homem onde tinha toda a melodia dentro de si e não conseguir passar para o papel o deixando com muita raiva, mestre Romão gostaria muito de ter o dom de compor músicas pois era o grande sonho dele, o fato de não conseguir o deixava triste. Com o passar do tempo sua mulher havia falecido, o mestre mesmo depois da morte dela não havia conseguido compor a grande musica, e então ele morreu tempos depois ao ver um jovem fazer de forma tão natural o que tinha tentado a anos, o Conto e do início ao fim com muitas frustrações.

Grace 20/03/2018minha estante
ok

Ludimila.Hatzinikolaou 05/03/2018

Cantiga De Esponsais
Este conto aborda temas como a música, criação de de canções e frustração. A história se inicia quando em 1813, Romão, um mestre de orquestras conhecido despertou o desejo de virar um compositor, entretanto faltava-lhe inspiração para escrever as melodias.Quando casou-se, mestre Romão compôs uma peça: a cantiga de esponsais, que não foi terminada.Após se sentir mal em uma apresentação, mestre Romão decidiu retomar sua antiga canção observando um jovem casal de sua janela e após escutar a jovem mulher cantarolando uma canção inédita e ver que seus esforços para concluir a sua não foram suficientes ele faleceu decepcionado.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
A musica erudita tinha grande destaque na vida da sociedade no século XIX, Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade e procurava desmascarar as aparências e a superficialidade das atitudes.

Henrique 05/03/2018

Cleiton Ribeiro 2M

Machado de Assis, Cantiga de Esponsais.
Em 1813, na igreja do Carmo, Romão Pires regia a orquestra da festa, com alma e devoção. Ele era um velho de cabeça branca, bom músico, bom homem.
A missa cantada acabou, mestre Romão jantou e foi para casa, onde morava com pai José, um preto velho.
Tinha um cravo, para o qual tocava algumas vezes. Mestre Romão gostaria muito de ter o dom de compor músicas. Possuía dentro de si um mundo de harmonias originais, porém não conseguia exprimir no papel. Isso causava melancolia.
Começou a compor um canto esponsalício, três dias de casado, em 1779. Sua mulher faleceu anos depois, e o canto nunca foi terminado.
Mestre Romão adoeceu do coração, cinco dias após a festa. Pegou o canto guardado na gaveta, mandou trazer o cravo e tentou acabar a obra.
Viu um casal pela janela. Reproduziu algumas notas, sem inspiração, impaciente, rasgou o papel escrito. Foi então, que ouviu a moça cantar para o marido, justamente com a nota musical que procurara anos sem achar. Ele ouviu triste e à noite morreu.
Grace 27/03/2018minha estante
ok

Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Muito bem!! Machado consegue discutir tudo isso com sutileza e naturalidade

Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Alguns textos são mais significativos e despertam nosso interesse, portanto, continue suas leituras machadianas. Com certeza, irá se encantar por algum texto.