Cantiga de Esponsais

Cantiga de Esponsais Machado de Assis

Resenhas - Cantiga de Esponsais

Stephanie214 02/12/2023

O Conto musical de Machado de Assis
Em mais um conto de Machado de Assis temos a história sobre o mestre da música chamado Romão que regia missas e eventos de forma bela, tocante e apaixonante ganhando a admiração de todos. Mais em seu intimo o mestre Romão era frustrado e deprimido por não conseguir terminar de compor um canto esponsalíco que começou a fazer três dias após seu casamento.
Ao longo do tempo ele tenta terminar de compor mais não consegue e não tem forças ou inspiração para terminar a canção. Apesar de ser um mestre renomado, admirado e respeitado não vive uma vida plenamente feliz, fica sozinho numa casa que tem cara de abandonada e passa seus dias frustrado.
Apesar de curto esse conto conseguiu me colocar dentro da história para entender e sentir um pouco do que o mestre Romão sente e vive, uma tristeza e uma beleza juntas nessa história.

Michela Wakami 10/10/2023

Ruim
Esse não me ganhou, achei fraco e chato.
Faltou emoção, tanto no protagonista quanto em mim (rsrsrsrs).

Jaque 16/01/2023

Muito comovente
Muito lindo e comovente. Triste, até.
Gostei de ter imagino e me sentido dentro daquele tempo.

Mais um conto comovente.

Geovanna 28/08/2021

Curtinho
Um conto curtinho, mas, que me deixou com vontade de ler mais. Recomendo.

Djksksnsdnksksnsdnjsksksnsnsjkksn

Valéria Alessandra 05/03/2021

A alma de mestre Romão
O conto narra a angústia de um músico, mestre Romão, que mesmo sendo muito admirado e regendo missas alheias de forma apaixonada, passa a vida frustrado por não conseguir compor. Seu maior desejo é colocar o que há em sua alma em notas e apresentá-la na forma de música e seus frascos sucessivos o corroem.

Haime 09/08/2020

Razoável
Conta a história de um homem que queria alcançar perfeição artística na música mas acaba tendo frustações durante o caminho.
Achei o conto incompleto, como se faltasse algo ou um esboço de trabalho para uma escrita mais detalhada .

Bruno.Cerqueira 07/05/2018

Cantiga de esponsais
homem que sonhava em ser um grande compositor depois do casamento resolveu fazer uma cantiga de esponsais para sua esposa e logo após alguns anos do seu casamento sua esposa falece e a cantiga manteve-se inacabado.

Mila.Oliveira 07/05/2018

Cantiga de esponsais

Machado de Assis, Cantiga de Esponsais.
Em 1813, na igreja do Carmo, Romão Pires regia a orquestra da festa, com alma e devoção. Ele era um velho de cabeça branca, bom músico, bom homem.
A missa cantada acabou, mestre Romão jantou e foi para casa, onde morava com pai José, um preto velho.
Tinha um cravo, para o qual tocava algumas vezes. Mestre Romão gostaria muito de ter o dom de compor músicas. Possuía dentro de si um mundo de harmonias originais, porém não conseguia exprimir no papel. Isso causava melancolia.
Mestre Romão adoeceu do coração, cinco dias após a festa. Pegou o canto guardado na gaveta, mandou trazer o cravo e tentou acabar a obra.
Viu um casal pela janela. Reproduziu algumas notas, sem inspiração, impaciente, rasgou o papel escrito. Foi então, que ouviu a moça cantar para o marido, justamente com a nota musical que procurara anos sem achar. Ele ouviu triste e à noite morreu.

Sara.Reis 07/05/2018

Cantiga de esponsais
Em 1813, na igreja do Carmo, Romão Pires regia a orquestra da festa, com alma e devoção. Ele era um velho de cabeça branca, bom músico, bom homem, A missa cantada acabou, mestre Romão jantou e foi para casa, onde morava com pai José.Tinha um cravo, o qual tocava algumas vezes. Mestre Romão gostava muito de ter o dom de compor músicas. Possuía dentro de si um mundo de harmonias originais, porém não conseguia expor no papel. Isso causava tristeza. Começou a compor um canto esponsalício, três dias de casado, em 1779. Sua mulher faleceu anos depois, e o canto nunca foi terminado.

alcantara 28/04/2018

Romão pires Regia a orquestra da festa, com Alma e devoção. ele era um velho de cabeça branca, bom musico, bom Homen. A missa cantada acabou, mestre Romão jantou e foi para casa, onde Morava com pai Jose, um preto velho. tinha um cravo, para o qual tocava algumas vezes. Mestre Romão gostaria Muito de ter o dom de compor Músicas. Possuia Dentro de si um mundo de Harmonias originais, porém não conseguia exprimir no papel. isso causava Melancolia. começou a compor um canto esponsalício, três dias de casado, em 1779. sua Mulher Faleceu Anos Depois, e o canto Nunca Foi Terminado. Mestre Romão Adoeceu do coração, cinco dias após a festa. pegou o canto guardado na gaveta, Mandou trazer o cravo e tentou acabar a obra.

Edcarlos jr 16/04/2018

CANTIGA DE ESPONSAIS
ROMÃO PIRES REGIA A ORQUESTRA DA FESTA, COM ALMA E DEVOÇÃO. ELE ERA UM VELHO DE CABEÇA BRANCA, BOM MÚSICO, BOM HOMEM.
A MISSA CANTADA ACABOU, MESTRE ROMÃO JANTOU E FOI PARA CASA, ONDE MORAVA COM PAI JOSÉ, UM PRETO VELHO.
TINHA UM CRAVO, PARA O QUAL TOCAVA ALGUMAS VEZES. MESTRE ROMÃO GOSTARIA MUITO DE TER O DOM DE COMPOR MÚSICAS. POSSUÍA DENTRO DE SI UM MUNDO DE HARMONIAS ORIGINAIS, PORÉM NÃO CONSEGUIA EXPRIMIR NO PAPEL. ISSO CAUSAVA MELANCOLIA.
COMEÇOU A COMPOR UM CANTO ESPONSALÍCIO, TRÊS DIAS DE CASADO, EM 1779. SUA MULHER FALECEU ANOS DEPOIS, E O CANTO NUNCA FOI TERMINADO.
MESTRE ROMÃO ADOECEU DO CORAÇÃO, CINCO DIAS APÓS A FESTA. PEGOU O CANTO GUARDADO NA GAVETA, MANDOU TRAZER O CRAVO E TENTOU ACABAR A OBRA.

Rafael 2M 16/04/2018

CANTIGA DE ESPENSAIS

COVERSAÇÃO ENTRE O SENHOR NOGUEIRA DE 17 ANOS E CONCEIÇAO DE 30 ANOS. UMA NOITE ANTERIOR A MISSA DO GALO QUE COMEMORAÇÃO DO NATAL O ESCRIVÃO TEM UMA AMANTE E A ESPOSA SABIA E NÃO SE IMPORTAVA. CONCEIÇAO ERA CONSIDERADA SANTA. ELA APARECE NUMA CENA E TENTA SEDUZIR NOGUEIRA, MAS NÃO ACONTECE NADA .