Cantiga de Esponsais

Cantiga de Esponsais Machado de Assis

Resenhas - Cantiga de Esponsais

Patrick.Cesar 22/03/2018

Cantiga de esponsais

O conto expressa o desejo de um regente de orquestra em atingir a perfeição artística por
meio da composição de uma cantiga , o conto acontece em 1813 e fala sobre
trajetória de Romão Pires, aos seus 60 anos aproximadamente, regente de uma orquestra. Romão é um bom homem no aspecto
humano, bem como no aspecto profissional, dedicado à música e à regência. Entretanto, Mestre
Romão nos é apresentado como uma personagem triste e frustrada por não conseguir expressar
no papel, sob a forma de uma cantiga esponsalícia, a vocação musical habitada em seu íntimo.

Léo.Castro 2J 20/03/2018

Escrito por Machado de Assis, Cantigas de esponsais se passa no ano de 1813 e é um conto que narra a história do senhor Romão Pires que tem 60 anos e ele tem um dom de fazer missas e tocar alguns instrumentos musicais. Ele não se contenta em fazer apenas isso ele tem o desejo de transformar o que ele sente em composições, nas ruas ele aparentava ser um homem triste mas nas orquestras ele era completamente diferente, ele sorria e era feliz pois estava fazendo o que ama. Ele lembrou que no ano de 1779 ele se casou com uma moça que tinha 21 anos e acabou falecendo 2 anos depois, a moça não era bonita porém era bastante simpática e o amor deles era muito grande e isso lhe deu motivação a fazer uma peça, após a morte da esposa ele ficou bastante abalado e não conseguiu terminar​ de escrever a peça. Um dia de manhã um médico notou que ele estava doente, então ele procura e recupera a peça da sua esposa e decide terminar. Ele não conseguia encontrar uma nota que se encaixasse pois ele não tinha uma inspiração. Quando soube que estava adoentado Romão pediu para que colocassem o cravo na sala do fundo. Certo dia que ia até a janela, viu uma moça cantando para seu marido, uma música que jamais tinha escutado antes. Nessa continha justamente a nota musical que precisava para terminar sua peça. Naquela noite morreu frustrado e triste sem realizar o seu sonho.
Léo Castro - 2° J

Grace 27/03/2018minha estante

Bianca Magalhães 2G 20/03/2018

Resenha
Cantiga de esponsais foi um conto narrado na 3 pessoa. Relata a história de vida do Mestre Romão, um cantor conhecido em sua cidade, ele era frustado por não conseguir compor as letras que tanto queria, passou anos e anos tentando organizar seus pensamentos em uma folha de papel e poder produzir sua obra. Teve que lidar com a morte prematura de sua esposa, sendo mais um motivo para perder a inspiração. Ele tentou muito, mas nada fluía, e quando ele menos esperava, ouviu a letra que tanto almejava, e infelizmente morreu decepcionado.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Aspectos relacionados à música, a incapacidade humana e a busca de uma vida inteira por um desejo, por um sonho, uma realização pessoal.

Railane Martins 20/03/2018

Fala sobre um mundo de harmonias originais porém ninguém conseguia exprimir isso em uma folha de papel, o mestre começou a compor um canto esponsalício, a inspiração dele foi quando ele viu um casal pela janela impaciente rasgou as notas musicais e no outro dia ele morreu.

Joao.Victor 19/03/2018

Resenha Cantigas de Esponsais
Cantiga de Esponsais de Machado de Assis, narrado em terceira pessoa, conta-nos a história de mestre Romão, músico conhecido no Rio de janeiro, nos idos de 1813. O conta narra a vida de um músico frustrado, por não conseguir atingir o seu auge musical e artística. Mestre Romão que regia missas alheias como se fossem as suas próprias, e se sentia triste por não conseguir compor algo, qualquer obra, havia muitos anos e antes da morte prematura da esposa. O seu impulso criativo queria deixar um pouco dele na terra o que o levou a frustração até a morte.

Lucca 19/03/2018

Cantiga de Esponsais
impossível falar dessa obra sem falar de amor, que é o que direciona a obra. Romão só percebe tarde demais que aquilo que faltava na sua melodia, era nada mais nada menos, do que amor genuíno.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Várias mensagens, em vários níveis.

Santos 19/03/2018

Cantiga de esponsais
O conto Cantiga de Esponsais é parecido com Um Homem Célebre, pois trás a frustração de não conseguir compor. Romão tenta várias vezes e teve no começo a inspiração da esposa que veio a falecer, mesmo assim com tal inspiração ele não conseguia sair da primeira frase de notas,é narrado na 3° pessoa e e depois de muitas decepções de não realizar o seu sonho ele tinha repetidamente tentando e de muito tentar ele acabou morrendo decepcionado.
O autor nos mostra as frustrações do ser humano quando criam muitas expectativas e que com o decorrer do tempo muitas são deixadas no meio do caminho e acabamos desistindo.

Victória 2°J
Grace 20/03/2018minha estante
ok

Igor Muniz 2°C 18/03/2018

Um sonho que não se realizou
Trata-se do personagem Romão Pires, que regia uma orquestra, o qual tinha um sonho de compôr músicas mas não conseguia, ficando triste consigo mesmo.

Mesmo tendo 4 páginas, mostra que ele não consegue alcançar seu sonho. Porém não chamou muito minha atenção para ler.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Recomendo uma nova leitura para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Vitor 18/03/2018

um conto que é semelhante ao outro
eu achei esse conto semelhante a um homem celebre por falar sobre um compositor que não consegue compor uma musica boa, só que no caso do homem celebre ele conseguiu no final, é muito triste ver que uma pessoa morre sem realizar os sonhos, livro muito bom e muito triste.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Os dois tematizam aspectos relacionados à música, a incapacidade humana e a busca de uma vida inteira por um desejo, por um sonho, uma realização pessoal.

Luiza.Lima 18/03/2018

O conto fala sobre Romão que tinha um dom de compor músicas e gostava muito disso, ele tinha dentro de si muitas melodias próprias, porém não conseguia escrever-las, isso o deixava triste e cabisbaixo, logo que casou começou a compor um canto, sua esposa faleceu anos e depois e esse conto não foi terminado.
Achei muito interessante,e intrigante.

Nalanda.Rocha 18/03/2018

Cantigas de esponsais
Romão era um velho, morava com o pai e ele regia uma orquestra na igreja do Carmo... Seu problema era compor apenas músicas com melancolia.
Ele compôs uma cantiga esponsais antes da sua esposa morrer porem o canto não foi concluído. Infelizmente Romão morreu, mas ele morreu ouvindo a nota musical que ele tanto procurava.
"Se dedique no que você mais gosta de fazer"
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Machado tem essa capacidade de ampliar nossa visão e nos fazer ver "além do marco". Os textos machadianos são maravilhosos e ampliam nossa capacidade de leitura além do sentido dicionarizado (inúmeras metáforas e linguagem figurada).

Bruno.Santana 17/03/2018

Um conto bem mediano,mas, com um final muito triste, com o personagem principal Romão que ficou doente e infelizmente faleceu.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Machado refletia seu tempo e o pessimismo é uma marca indelével de seus textos. Descrença na humanidade.

Mariana.Souza 17/03/2018

Conta a história de mestre Romão, músico conhecido no Rio de Janeiro, em 1813. Romão Pires regia a orquestra da festa, com alma e devoção. Diante da orquestra, mestre Romão experimentava intensa alegria e satisfação. Depois da apresentação na Igreja do Carmo, mestre Romão foi para casa, sentindo-se adoentado. Pediu a pai José, um preto velho com quem morava, que lhe buscasse remédios. De qualquer forma, mestre Romão pressentia que a sua vida estava no fim. Mestre Romão gostaria muito de ter o dom de compor músicas. Logo que casou, começou a composição de uma peça - uma cantiga de esponsais, a qual, mesmo após a morte precoce da esposa, permaneceu inacabada. Romão adoeceu do coração. Isso fez com que ele retomasse sua antiga peça, numa ultima tentativa de concluí-la. Pediu que colocassem o cravo na sala do fundo por ser mais arejada. Viu um casal pela janela. Reproduziu algumas notas, sem inspiração, impaciente, rasgou o papel escrito. Nesse momento, ele ouviu a moça que, feliz na companhia do marido, entoava uma música jamais ouvida, inédita, justamente com a nota musical que procurara anos sem achar. Ele ouviu triste e à noite morreu.

Mariana Souza - 2º J
Grace 20/03/2018minha estante