Cantiga de Esponsais

Resenhas - Cantiga de Esponsais

Grace 20/03/2018minha estante
ok

Vanessa.Santos 10/03/2018

Esse conto é um dos que eu mais gostei de Machado de Assis, pois relata que o amor verdadeiro é a coisa mais pura que se pode existe e que a tristeza é uma coisa tao profunda que pode matar as pessoas ou ate mesmo nos deixando em uma depressão
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Machado refletia seu tempo e o pessimismo é uma marca indelével de seus textos. Descrença na humanidade.

Emilly.Costa 09/03/2018

Cantigas
Este conto lembra uma outra história criada também por Machado de Assis, O homem célebre, os dois mostram histórias de homens em busca do seu lugar no mundo e cheios de sonhos. Apresenta como tema principal a música, o ato da criação musical e é todo narrado em 3ª pessoa.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
A música erudita foi uma temática muito recorrente na obra de Machado.

Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Machado refletia seu tempo e o pessimismo é uma marca indelével de seus textos.

Guedes 09/03/2018

Cantiga de esponsais - a triste história de um homem bom!
Relata a história de Romão Pires, homem de cabelos brancos, com mais ou menos sessenta anos, o mestre Romão tem apenas como companheiro um escravo velho, chamado Pai José embora Romão o considerasse muito como amigo. A tristeza de Mestre Romão se deve ao fato dele não ter o dom da composição, embora fosse um ótimo músico, não era um grande criador de canções.
Trinta anos antes, quando Romão se casou, ele tentou escrever uma música para a esposa. Apenas algumas notas no papel, sem conexão, este foi o resultado da sua primeira experiência. Como guardava o papel desde aquele tempo, ao se ver próximo da morte, Romão decide pegá-lo novamente e tentar finalizar sua cantiga para a falecida esposa.
Ao ver dois jovens recém-casados pela janela, a surpresa do músico é grande, já que, depois de desistir da canção, ele escuta a jovem apaixonada cantarolando as notas que ele sempre procurou para finalizar sua cantiga de esponsais. Naquela mesma noite, Mestre Romão morre.
Grace 04/04/2018minha estante
OK

Brena.Santos 09/03/2018

Conto indicado pela professora Ana Paula Paim. O conto Cantiga de Esponsais é parecido com Um Homem Célebre, pois trás a frustração de não conseguir compor. Romão tenta várias vezes e teve no começo a inspiração da esposa que veio a falecer, mesmo assim com tal inspiração ele não conseguia sair da primeira frase de notas, no final ver um casal e foi para escrever não conseguiu e acabou rasgando os papéis, logo após a mulher que estava a janela começou á cantarolar a notas melódicas o deixando mais frustrado ainda.

Eu gostei, porque mostra que não é tudo nas nossas vidas que tentamos que dar certo, deve-se insistir e se não acontecer devemos prosseguir procurando novos caminhos, não perdendo a cabeça e se frustrando.
Ana Paula Paim 16/03/2018minha estante
Olá, Brena
O conto tem muita aproximação com "O homem célebre". Discute inspiração, criatividade e produção intelectual. Excelente sugestão. Machado deve ser lido dessa maneira. Continue suas leituras. Abraços

Wesley.Figueiredo 09/03/2018

O conto "cantiga de esponsais", é muito atrelado ao "um homem célebre". Tem praticamente o mesmo enredo, um homem que buscava inspirações para compor algo que agradasse a si mesmo, todavia, assim não conseguia.
No cantiga de esponsais, ele buscava uma nota que viesse encaixar na sua música, porém, ele não encontrava, não vinha na mente dele. Até que um dia, ao ouvir uma mulher cantando para o seu marido, ele ouve a nota que veio procurando durante muito tempo. Enquanto ele ouvia, estava baseado um sentimento de tristeza no seu coração, muito provável que seja decorrente a morte de sua esposa; e por ele ter descoberto a nota que ele queria quando uma mulher estava cantando para o seu marido. É algo surpreendente, mas ao mesmo tempo, lamentável.
Obra interessante, ensina-nos a não desistir dos nossos objetivos, mesmo que pareçam tão difíceis.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Verdade. OS dois contos são bem próximos. Machado abordou diversas vezes a temática da música.

Grace 27/03/2018minha estante
ok

Carlos 2F 09/03/2018

Resenha (Cantiga de Esponsais)
Cantiga de Esponsais de Machado de Assis, narrado em terceira pessoa, conta-nos a história de mestre Romão, músico conhecido no Rio de janeiro, nos idos de 1813.
Mestre romão tentava ver-se feliz fazendo musicas e conseguia mas quando ele tentava passar aquilo para o papel não tinha exito, na sua ultima tentativa produziu algumas notas e não teve exito mais uma vez, rasgou o papel escrito após ver e ouvir uma moça cantar para seu marido, justamente com a nota musical que ele tanto procurara sem achar. Ele ouviu triste e á noite morreu. O conto é muito bom apesar de passar essa tristeza
Ana Paula Paim 13/03/2018minha estante
Olá, Carlos.

O conto tem uma aproximação com um Homem Célebre (lembra?) e abordando, também a questão da inspiração e da produção artística. Temos um longo caminho de leitura Machadiana! Boa leitura e boa viagem pelas sutilidades e ironias do texto machadiano!!

Grace 04/04/2018minha estante
OK

Lil Rafa Brooo 09/03/2018

Esponsais
Mestre Romão era uma pessoa muito deprimida, que queria escrever uma cantiga para sua esposa.

Achei o conto muito triste, por conta disso não gostei muito.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante

Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Os dois tematizam aspectos relacionados à música, a incapacidade humana e a busca de uma vida inteira por um desejo, por um sonho, uma realização pessoal.

Adriano.Passos 09/03/2018

Eh...
Serio, eu estava gostando mundo dos ultimo contos de machado e achava que os que vinhesse depois seria muito mais interessantes, o que não foi o caso desse. Esse conto narra a historia de um musico que era frustrado por não atingir a perfeição artística que imaginava trazer em sua alma. Nesse texto houve varias coisa que me fizeram sentir como se estive vendo uma especie de "copia" de Um homem célebre, já que existe semelhanças em alguns aspectos e seu final, Onde ele não alcançou seu sonho.
Ana Paula Paim 26/03/2018minha estante
Mais de quinze contos machadianos tratam do tema música e aí fica repetitivo mesmo. Continue suas leituras e com certeza irás se surpreender com os próximos. Abraços,