Cantiga de Esponsais

Cantiga de Esponsais Machado de Assis

Resenhas - Cantiga de Esponsais

Iasmin 11/03/2018

Cantiga de esponsais
Gostei do conto, o tema principal desse conto é a música, a criação da música, bem legal.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.
Orientação para leitura do paradidático Contos: Machado de Assis

Autor: Universia Brasil
Artigo disponível em: < http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2013/01/16/994389/como-ler-e-analisar-um-classico-da-literatura.html> Acesso em: 04 jan. 2018

COMO LER E ANALISAR UM CLÁSSICO DA LITERATURA

Você consegue analisar um texto literário? Confira dicas para fazer isso bem e aproveitar melhor a sua leitura

Ler uma obra literária é formidável. Os textos literários têm, em geral, o objetivo de emocionar o leitor, e para isso exploram a linguagem conotativa ou poética.

1. NÃO SE IRRITE COM FACILIDADE
A dica é ler com curiosidade e expectativas razoáveis. Não é importante entender cada palavra da obra. A literatura vai além dos vocabulários.

2. ESCOLHA A MELHOR EDIÇÃO
Busque a edição do livro que tenha uma boa introdução, ou seja, a mais fácil de entender. Boas introduções explicam o contexto histórico, os fatos mais importantes da obra, a vida do autor, a estrutura, o estilo e muito mais.

3. FAÇA ANOTAÇÕES
Fazer anotações ajuda muito, especialmente quando a obra tem muitos personagens (exemplo: O cortiço, de Aluizio Azevedo). Você pode simplesmente anotar as coisas que mais chamam a sua atenção. Outra dica é fazer um resumo ao final de cada capítulo. Alguns textos literários não têm uma narrativa linear. É o caso da poesia. Nem sempre há uma história com começo e fim.

4. IDENTIFIQUE OS TEMAS
Geralmente, há temas e subtemas. É preciso identificá-los.

5. ANALISE OS PERSONAGENS E O NARRADOR
Quem é o protagonista da obra? Às vezes, o autor dedica muito tempo a descrever os personagens. Além disso, é preciso determinar também quem é o narrador. Provavelmente, o narrador é um dos personagens, mas também pode ser apenas uma voz onipresente.

6. PRESTE ATENÇÃO EM COMO A HISTÓRIA É NARRADA
Não fique atento a descobrir apenas quem é o narrador da história. Tente entender também como essa história é narrada. Note se a narração é linear, ou seja, se conta os fatos em ordem cronológica.

7. PRESTE ATENÇÃO AO ESTILO DE LINGUAGEM
É uma linguagem coloquial ou formal? Existe alguma conexão entre o argumento e o estilo? Você deve notar, por exemplo, se há muita descrição ou uso de metáforas no texto.

8. CONSIDERE O CONTEXTO HISTÓRICO
É importante considerar a situação política, econômica e social em que a obra foi escrita, assim como os movimentos culturais vigentes da época.

9. COMPARE O TEXTO COM OUTROS DO MESMO AUTOR
Comparar o texto literário que está lendo com outros do mesmo autor ajuda a determinar se houve alguma evolução. Ajuda a entender se o texto se encaixa em algum movimento literário.

Juniorr.Santana 11/03/2018

Cantigas de Esposais Aluno:Josailson Júnior Ano:2J
Na igreja do Carmo, Romão Pires regia a orquestra da festa, com alma e devoção. Ele era um velho de cabeça branca, bom músico, bom homem.
A missa cantada acabou, mestre Romão jantou e foi para casa, onde morava com pai José, um preto velho.
Tinha um cravo, para o qual tocava algumas vezes. Mestre Romão gostaria muito de ter o dom de compor músicas. Possuía dentro de si um mundo de harmonias originais.
Grace 04/04/2018minha estante
OK

Emilly.Ester 11/03/2018

resenha
O conto relaciona o romance com a musica, as festas e ele o personagem ja era um velho ,um bom homem e um bom músico que tinha um dom de compor músicas e ele possuía um mundo de harmonia completas mais não conseguia colocar no papel e daí ele morre triste por causa da música que ele procurava a anos sem acha.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Aspectos relacionados à música, a incapacidade humana e a busca de uma vida inteira por um desejo, por um sonho, uma realização pessoal.

Breno.CauA 11/03/2018

Opinião
O conto que traz a história UM pouco parecida do homem célebre em ALGUNS aspectos.No geral eu gostei, só o final que pra mim foi meio decepcionante e triste.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Recomendo uma nova leitura para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Matheus.Freitas 11/03/2018

resenha
O conto traz uma boa história sobre um homem que tinha um sonho , com drama e bastante carisma a história se torna interessante mas com um final triste.
Grace 04/04/2018minha estante
SÓ ISSO?

Ana Paula Paim 15/03/2018minha estante
Olá, Anri

O conto tem uma aproximação com o conto "Um homem célebre" tratando da criatividade, inspiração e incapacidades humanas. Continue suas leituras. Abraços

Mina.Rocha 11/03/2018

Uma boa história que nos traz uma lição,para corrermos átras do que queremos antes que seja tarde demais,que é o caso do Sr.Romão.Gostei da história,mas não de seu final,poderia ter tido um final melhor.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Machado refletia seu tempo e o pessimismo é uma marca indelével de seus textos.

Ana Paula Paim 27/03/2018minha estante
No conto Cantiga de esponsais, Machado de Assis discute a dualidade do sucesso X fracasso. O público reconhece e exalta Romão por suas regências, mas o que ele deseja é compor uma composição especial.

Ruan.Lima 11/03/2018

love
Nesse conto mostra como o amor pode influenciar em algo, e como ele também muda as pessoas. Achei bem interessante mas não gostei do final, poderia ser bem melhor.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante

Eryca.Gonzaga 11/03/2018

CANTIGA DE ESPONSAIS
Mais um conto de Machado De Assis , na minha opinião é um conto interessante mas poderia ser mais explanado .
O conto conta a história de Romão , músico conhecido no Rio de Janeiro na sua época .
Romão regia orquestras e isso lhe trazia muita felicidade .
Durante sua vida toda ele deixou de lado o sonho de ser um grande compositor , pois não tinha uma fonte de inspiração .
Mas com passar do tempo resolveu criar uma peça CANTIGA DE ESPONSAIS mas com tudo não havia conseguido terminar por conta de perder sua esposa , isso fez com que a peça ficasse inacabada.
Depois de um tempo resolveu tentar concluir a peça porém sua tentativa foi inútil , e de decepção morreu o mestre Romão .
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante

Elias 11/03/2018

Conto bonito.

Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Machado refletia seu tempo e o pessimismo é uma marca indelével de seus textos.