Cantiga de Esponsais

Cantiga de Esponsais Machado de Assis

Resenhas - Cantiga de Esponsais

Michela Wakami 10/10/2023

Ruim
Esse não me ganhou, achei fraco e chato.
Faltou emoção, tanto no protagonista quanto em mim (rsrsrsrs).

Valéria Alessandra 05/03/2021

A alma de mestre Romão
O conto narra a angústia de um músico, mestre Romão, que mesmo sendo muito admirado e regendo missas alheias de forma apaixonada, passa a vida frustrado por não conseguir compor. Seu maior desejo é colocar o que há em sua alma em notas e apresentá-la na forma de música e seus frascos sucessivos o corroem.

Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Muito bem!! Machado consegue discutir tudo isso com sutileza e naturalidade

Laura 13/03/2018

O conto, muito se assemelha à "Um Homem Célebre". Cantiga de esponsais, conta a história de um talentoso músico que tenta compor suas músicas, ao invés de reproduzir canções de outros autores. A diferença entre o personagem mestre Romão e Pestana, é que Romão aparenta ser um homem feliz, que apenas tem o desejo de compor músicas; enquanto Pestana passa o conto inteiro amargurado. O final do conto é triste, e acabamos sentindo comoção e empatia por Romão.
Ana Paula Paim 26/03/2018minha estante
Mais de quinze contos de Machado tiveram como pano de fundo a música. Romão se entristece, pois , é tomado por um sentimento de incapacidade diante do destino desditoso. Muito bem, Laura. Abraços.

Stephanie214 02/12/2023

O Conto musical de Machado de Assis
Em mais um conto de Machado de Assis temos a história sobre o mestre da música chamado Romão que regia missas e eventos de forma bela, tocante e apaixonante ganhando a admiração de todos. Mais em seu intimo o mestre Romão era frustrado e deprimido por não conseguir terminar de compor um canto esponsalíco que começou a fazer três dias após seu casamento.
Ao longo do tempo ele tenta terminar de compor mais não consegue e não tem forças ou inspiração para terminar a canção. Apesar de ser um mestre renomado, admirado e respeitado não vive uma vida plenamente feliz, fica sozinho numa casa que tem cara de abandonada e passa seus dias frustrado.
Apesar de curto esse conto conseguiu me colocar dentro da história para entender e sentir um pouco do que o mestre Romão sente e vive, uma tristeza e uma beleza juntas nessa história.

Brena.Santos 09/03/2018

Conto indicado pela professora Ana Paula Paim. O conto Cantiga de Esponsais é parecido com Um Homem Célebre, pois trás a frustração de não conseguir compor. Romão tenta várias vezes e teve no começo a inspiração da esposa que veio a falecer, mesmo assim com tal inspiração ele não conseguia sair da primeira frase de notas, no final ver um casal e foi para escrever não conseguiu e acabou rasgando os papéis, logo após a mulher que estava a janela começou á cantarolar a notas melódicas o deixando mais frustrado ainda.

Eu gostei, porque mostra que não é tudo nas nossas vidas que tentamos que dar certo, deve-se insistir e se não acontecer devemos prosseguir procurando novos caminhos, não perdendo a cabeça e se frustrando.
Ana Paula Paim 16/03/2018minha estante
Olá, Brena
O conto tem muita aproximação com "O homem célebre". Discute inspiração, criatividade e produção intelectual. Excelente sugestão. Machado deve ser lido dessa maneira. Continue suas leituras. Abraços

Haime 09/08/2020

Razoável
Conta a história de um homem que queria alcançar perfeição artística na música mas acaba tendo frustações durante o caminho.
Achei o conto incompleto, como se faltasse algo ou um esboço de trabalho para uma escrita mais detalhada .

Olá, Marcelle
Muito bem! Quando lemos histórias tão humanas, com a presença de sentimentos tão universais muitas vezes a identificação é imediata.

Jaque 16/01/2023

Muito comovente
Muito lindo e comovente. Triste, até.
Gostei de ter imagino e me sentido dentro daquele tempo.

Mais um conto comovente.

Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Recomendo uma nova leitura para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Adriano.Passos 09/03/2018

Eh...
Serio, eu estava gostando mundo dos ultimo contos de machado e achava que os que vinhesse depois seria muito mais interessantes, o que não foi o caso desse. Esse conto narra a historia de um musico que era frustrado por não atingir a perfeição artística que imaginava trazer em sua alma. Nesse texto houve varias coisa que me fizeram sentir como se estive vendo uma especie de "copia" de Um homem célebre, já que existe semelhanças em alguns aspectos e seu final, Onde ele não alcançou seu sonho.
Ana Paula Paim 26/03/2018minha estante
Mais de quinze contos machadianos tratam do tema música e aí fica repetitivo mesmo. Continue suas leituras e com certeza irás se surpreender com os próximos. Abraços,

Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Machado refletia seu tempo e o pessimismo é uma marca indelével de seus textos.

Grace 20/03/2018minha estante
ok