A Fascinante Construção Do Eu

A Fascinante Construção Do Eu Augusto Cury

Resenhas - A Fascinante Construção Do Eu

Isadora 15/03/2024

Leitura que meio que empurrei com a barriga. Tem que está na mentalidade certa para ler esse livro pois achei ele o mais do mesmo - em relação as outras obras do Augusto Cury-

Jamile57 30/01/2024

??????

A F A S C I N A N T E
C O N S T R U Ç Ã O D O E U.

Como desenvolver uma mente saudável em uma sociedade estressante?

O autor compara a mente humana a uma viagem de avião, onde a aeronave é a mente humana e o piloto é o próprio EU.
Porém em que condições está mente humana? O piloto tem experiência? Conhece os instrumentos de navegação? Dorme confiando em suas habilidades em tempestades e turbulências?

O que o seu EU faz com as turbulências emocionais? Os medos? As fobias? O humor depressivo que esmaga o encanto pela existência? E os estímulos extressantes que nos tira o ponto de equilíbrio? E dos pensamentos antecipatórios, da ansiedade e irritabilidade?

Infelizmente nosso Eu é treinado pra ficar calado no único lugar que ele deve ser livre, esse Eu só será saudável e feliz se for realmente livre!

O EU é o centro da personalidade, o líder da psique ou da mente, o desejo consciente, a capacidade de autodeterminação e a identidade fundamental que nos torna seres únicos.
Existem no mínimo 20 habilidades vitais que caracterizam o EU.

Se uma pessoa tiver um EU saudável e inteligente, com funções vitais bem desenvolvidas, terá substancial consciência de si e da complexidade do psiquismo e portanto jamais se inferiozará ou se colocará acima dos outros.

Um EU saudável e inteligente também enxerga que todos os seres humanos são igualmente complexos no processo de construção de pensamentos, embora essa construção seja influenciada por diversos fatores. Enxerga também que somos breves e que todos somos como meninos brincando no teatro do tempo!

Um EU maduro e autoconsciente não tem a necessidade de controlar o outro. Pois o mesmo sabe que NÃO TEM PODER DE MUDAR NINGUÉM, somente a si mesmo, se admitir que o precisa!

Onde está nosso Eu, pilotando nossa psique ou sendo controlado?

A aeronave de nossas mentes pode alçar voos altos ou rastejar, depende de cada um entrar em camadas mais profundas do EU, ou viver fugindo de si e sendo superficial!
? 2/40

Monyque 25/07/2023

Fascinante!!! A construção do nosso Eu é algo surreal, todos precisam conhecer para ter o controle das emoções e sentimentos. Cada livro lido do autor me surpreendo mais e admiro essa trabalho fantástico que ele faz de estudo da mente humana.

Ioneide 14/03/2023

Leitura interessante
O Augusto Cury passou muitos anos desenvolvendo uma teoria que é um pouco explicada nesse livro. Ele mostra o quanto é importante pra nossa saúde mental conhecermos os fenômenos que constroem os pensamentos e como devemos lidar com eles.

28/12/2022

Longa caminhada em compreender as ideias expostas na literatura de Augusto Cury. Nota-se que muitos termos de repetem em seus livros, mas não é tão simples assim absorver tudo que é abordado. Apesar disso, a cada livro me sinto mais próxima de alguém mais saudável psicologicamente falando, pois me aproximo mais do meu Eu interno (mas nunca substituindo a terapia em si pelos livros, obviamente).

João 30/11/2022

Esse autor não erra nunca
Gosto desse tipo de obra, que trabalha sobre a mente humana e a manutenção dela de forma saudável e os livros sempre agregam algo em meu desenvolvimento, não é auto ajuda, é um trabalho profissional e de uma vida toda que ajuda a entender muitas coisas sobre transtornos psicológicos e uma mente saudável

Ary 22/07/2022

Uma aprendizagem para a vida.
Esse livro me fez perceber o quão imaturos somos. E deixamos que as ações de outras pessoas nos controlem, e até nossas próprias emoções, nos deixamos "fora de si".

Somos imaturos por não saber resolver e superar nossos problemas e dores. Esse livro aborda, como podemos sair dessas janelas que podem nos levar a ficar deprimidos.

Uma obra que ajuda a identificar mtos erros em nós msm, que ainda não percebemos, e que pode ajudar-nos a melhorar nss visão de vida.

A visão do autor sobre a psicologia e outros ambitos é mto interessante e vemos críticas sociais, abordando o modelo educacional, que afeta a maneira da criança e adolescente a ter uma mente imaginativa e criativa. Impondo elas a um modelo educacional de competição, e de validação por notas. Trazendo mtos transtornos mentais e tbm nos ambitos sociais.

Anabel.Carolina 28/06/2022

A fascinante construção do EU
Já li outro livro do autor e tem sim muita coisa boa!! Não é estilo auto ajuda e sim um estudo! Onde você vai aprender o que acontece em nossa mente.. tem também algumas estratégias pra evitar certas coisas..

Acho chato ele estar sempre citando suas outras obras.. ?que já falei lá? ?que nesse vou abordar diferente de lá? que isso que aquilo..

O que eu percebi.. que sempre temos que parar e pensar, se questionar.. mas pensar de mais é ruim também.. temos que tomar cuidado com as coisas que a mente cria?

lis 10/03/2022

Eu amei amei amei, gosto muito do Augusto Cury, eh muito legal saber que temos alguém genial como ele em nosso país. Eu como fã do escritor e agora dessa obra julgo como incrível. Não é um simples livro de alto ajuda, você aprende muito sobre o cérebro e suas atividades, é muito legal para quem quer uma explicação mais "científica" pro que se passa na sua cabeça.

Emi - Espider-Gil ;) 07/02/2022

? A Fascinante Construção do Eu
Um livro interessante!

Confesso que tive uma certa dificuldade para ler, ainda mais que parece ter uma certa repetência no conteúdo do livro. De qualquer forma, fiquei fascinada com o pouco que aprendi sobre a teoria da Inteligência Multifocal!

Aguiar 03/10/2021

Livro fraco
O livro é da minha esposa e estava na estante e eu não tinha nada para ler. Não sou de ficar com as coisas pela metade e li tudo.

Liny Arguilera 21/08/2021

A fascinante construção do Eu
A construção do Eu é facinante, e sua descontrução também é facilmente rápida.
A construção do Eu começa antes mesmo de nascermos, e ela dura a vida inteira, simplesmente porquê somos todos eternos aprendizes, sou aluna de meu mestre, mas meu mestre também é meu aluno.
A construção do Eu é formada por nós mesmos, pelos nosso pais, professores, amigos, irmãos, avós, primos, tios, e até pelo outros animais...
Atualmente os problemas psíquicos vem aumentando pela má formação do EU, onde vivemos numa sociedade ansiosa e superficial.
Muitas das vezes não percebemos, mas geramos janelas Kilers/Duplo P no próximo com coisas que são banais, como por exemplo: comparar um aluno ao outro, sendo que cada ser humano é único, e dotado de inteligência e habilidades fantásticas, comparar filhos, gritar, dizer que só faz do mesmo jeito, que é impossível, críticas não construtivas, brigas, e por aí vai.
Às vezes sabemos gerir uma multidão de coisas, mas não olhamos dentro de nós, não conversamos conosco, e não buscamos ajuda, o que poderia ser diferente e melhor.
Pensar é algo contínuo, mas sua formação é complexa e fascinante.

Maryelen 17/07/2021

Fascinante!
Nesse livro somos apresentados aos diversos tipos de pensamentos e como se dá a formação deles. O autor aborda também formas de driblar pensamentos traumáticos para tentar modificar nossa forma de lidar situações traumáticas e estressantes para possibilitar uma melhoria em nossa qualidade de vida.