Dizem que os Cães Vêem Coisas

Dizem que os Cães Vêem Coisas Moreira Campos

Resenhas - Dizem que os Cães Vêem Coisas

jaircozta 09/04/2018

mestre do conto brasileiro
Moreira Campos é um mestre na arte do conto (gênero dificílimo). Quando penso em Poe nos EUA penso em Moreira Campos no Brasil e no Ceará, minha terra. De longe e de perto uma obra-prima e uma leitura necessária.

Destacaria quatro contos:

Dizem que os cães veem coisas (título e último conto do livro, p. 151)

Os meninos (p. 105)

Lama e folhas (primeiro conto, p. 15)

Irmã Cibele e a menina (p. 67)

Todos são excepcionais, mas destaco esses para uma dimensão do que ele elucida.
luíza 10/04/2024minha estante
me diz o que você achou de lama e folhas?

Daniel 13/12/2016

A Arte do Conto Por Moreira Campos
Moreira Campos figura nas letras cearenses como um dos mais inteligentes e representativos escritores do século XX. Com seus contos curtíssimos, o escritor cearense nos apresenta temáticas relacionadas à morte, à pedofilia e até a temas que envolvem o terror. Em Dizem que os cães vêem coisas, o contista se revela como um exímio contador de histórias, sempre atento às palavras e ao clímax da narrativa. Sua linguagem surpreende à medida que se revela como uma linguagem segura e atenta ao modo de narrar simples e desafiador, fazendo o leitor se deliciar com suas histórias e descrições minuciosas e atentas ao tempo e ao espaço das narrativas.

AlineGodinha 27/11/2015

Excelente
Textos fantásticos, de leitura fácil e enredo envolvente. Aborda a morte, traição, violência doméstica entre outros temas. Livro excelente e recomendadíssimo!

Cindi 02/10/2015

Moreira Campos conterrâneo ilustre
Embora, já conhecesse alguns dos Contos
desta obra, quando os li o efeito de surpresa
foi inédito. Um livro ímpar em toda a sua com-
posição, pois a forma como Moreira Campos
desenvolve a narrativa (não-linear) só enriquece
a trama! Suspense, tragédia, morte e ironia!
Leia ;)

iviegas 06/08/2015

Monstro
Monstro do conto. Palavras são desnecessárias. Monstro!

Thiago 09/02/2015

O melhor do Moreira Campos
Livro que reúne o "testamento literário" do Moreira Campos, e faz um apanhado de quase todos os livros do autor com exceção do livro "as vozes do morto", contem obras-primas como o próprio conto que dá nome ao título e outros como o peregrino, a caixa de fósforo vazia, as corujas que são contos da segunda fase do autor e também contos como virgília e lama e folhas que são da sua primeira fase e que já mostra a técnica do autor e que iria resultar no livro 'o puxador de terço" que é o ponto alto de sua obra.

Nath 20/09/2012

O autor é ótimo, sabe manejar muito bem a língua portuguesa, mas o livro é fatalista, com temas pesados e "imagens" que é melhor não guardarmos na mente.
"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai
Filipenses 4:8".

Yan de Alencar 05/10/2011

Dizem que os cães vêem coisas e outros contos
Eu poderia fazer essa resenha citando cada conto e qual é a sua essência. Mas fazer tal escolha seria quebrar o mistério e a sensualidade que circundeia os contos de Moreira Campos.
O autor tem como característica geral escrever uma afirmação no começo do conto, explicá-la e repeti-la. A repetição da mesma torna o mistério mais fácil e ao mesmo tempo mais intrigante.
Com inúmeras possibilidades de interpretações, os contos de Moreira Campos nos fecham em um paraíso de mistério e sensualidade (muitas vezes explícita).
A respeito do conto que dá nome ao livro, Moreira não é diferente quanto a sua forma de escrever, porém tem mais atenção em aprofundar o mistério de forma a surpreender o leitor, o ultimo conto é muito parecido com o primeiro, mas com uma mínima diferença, no último o leitor desconhece a existência do alvo de tanto mistério, o que causa além de espanto, muita expectativa.
Régia 28/03/2012minha estante
Gostaria muito se você gentilmente me fizesse uma análise do conto: "O peregrino", que é o mais...digamos... aparentemente simples do livro "Dizem que os cães veem coisas" aguardo sua disponibilidade.