Redemptoris

Redemptoris Carlos Eduardo Novaes

Resenhas - Redemptoris

Thamys 24/03/2023

A história poderia ser muito melhor
Redemptoris - A saga do Cristo desaparecido é um livro que tinha tudo para ser extremamente interessante. Porém, com a escolha do autor em escrever cerca de 352 páginas, foi pra mim, algo que deixou a história mais pobre. Claro, a premissa que o Cristo Redentor - uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno - desaparece as vésperas da eleição municipal, é instigante demais. Após uma semana em que uma incomum chuva deixa o Corcovado atrás das nuvens, puff, o monumento símbolo do Brasil desaparece.

A história ela começa muito boa. Com ótimas doses de ironia sobre o que é ser carioca e como é viver nesse estado que vive as maravilhas de sua natureza e gente, assim como, as mazelas da violência. E também com um povo que fica perdido ao se ver sem o Monumento, e pior, ver políticos que não possuem o mínimo interesse em ver a população se desenvolver, trocando farpas e o que mais for preciso para conseguir votos. Assim, o maior problema para mim é o protagonista Jamie Trent. Em primeiro lugar, não gostei que o cara principal tenha nome gringo - por mais que tenha uma explicação -, porque parece que o autor ao nomeá-lo dessa maneira, o induz a parecer superior entre os demais.

Outro ponto é o romance incrivelmente chato entre ele e uma outra personagem, que ele atribui o fato dela saber francês e, novamente, o lance dela saber falar um idioma estrangeiro como se fosse algo quase que superior. Para fugir de possíveis estereótipos.

Quando, claramente, a história poderia se passar com dois personagens brasileiros, (o que ele tenta mais a frente, mas abandona a ideia logo em seguida) tomando a dianteira. Afinal, a história se passa no Brasil, não há necessidade de estrangeirismos ou seja o que for, para fazê-la interessante. Me incomoda também alguns retratos que o autor dá a personagens secundários - e brasileiros - como, se só o papel de malandro coubesse neles, sabe? Foi algo que me desagradou.

Como falei lá em cima, a trama inicialmente é interessante. Mas com o passar das páginas, ela caminha para algo completamente nonsense, e o modo como o livro termina, fica mais estranho ainda. Acredito que o autor ao criar algo gigante para a história, não soube terminar, então, com isso, a trama sofreu bastante do meado até o fim.

Porém, nem tudo são tragédias, ver a descrição de alguns locais foi algo bacana. Demonstra que o autor conhece bem as paisagens, mesmo com a visão estereotipada do habitante da Cidade Maravilhosa. Por fim, Redemptoris poderia ser um livro fantástico, pois, a sua premissa é sensacional. Mas o autor se enrola tanto para finalizar a história, que fica um gosto levemente amargo. E é isso.

Guilherme 30/11/2022

Razoável
O livro é razoável. A premissa da história é bem pretensiosa, mas na minha opinião deixa a desejar. Eu sei que é só uma história fantasiosa, mas tem muitos furos e pontos sem lógica, ou melhor, com uma lógica muito fraca.

Imna 24/08/2022

Nada de mais
Eu tava bem animada pra ler esse livro, porque a história me chamou a atenção.
No entanto, quando fui lendo, foi bem difícil terminar.
Tem umas partes que são interessantes, e tem muito de Brasil nesse livro, que é um ponto positivo (ou negativo, dado que retrata com fidelidade coisas brasileiras que não sou nem um pouco orgulhosa delas).
Sobre a trama, de começo parece interessante, enrola muito no meio, e no final fica legal de novo, mas é meio mirabolante. Pode ser o objetivo, mas não sei.
Algumas partes, acho que dava pra ter diminuído e outras dava pra ter desenvolvido.
Enfim, não é de todo ruim mas também não é meu estilo.

Então, leia e tire suas conclusões ?

Nah 04/02/2022

...
Olha, não é ruim mas também não é aquilo que você fala "nossa maravilhoso!" Eu estava superempolgada no começo do livro mas depois o Jaime simplesmente me cansou. Odiei a história paralela dele com a moça lá, a Laura. Tem algumas partes nesse livro que eu acho desnecessária e do meio pro quase final foi completamente chato. Demorei muito para terminar. O final até que não é tão ruim mas poderia ter sido melhor. Tem umas partes bem engraçadas e a troca de "povs" dá uma amenizada na chatisse. Bom, é isso.

Henrique.Michelini 10/09/2015

Simples, mas completo
Redemptoris é um livro simples, fluido e gostoso de ler. Não pense que por isso ele não tenha a capacidade de criar um enigma envolvente, pelo contrario, no decorrer da leitura você vai criando hipóteses para o sumiço. Funciona como um bom livro de detetive que é.
Como fã de mistérios, digo que Redemptoris é um livro leve, em momento algum maçante, que possibilita uma leitura essencialmente divertida.É o livro perfeito para transitar entre obras mais complexas.
Ana Coutinho 10/09/2015minha estante
Henrique, por coincidencia meu namorado me emprestou recentemente esse livro e ate agora a descricao bate exatamente com o que voce disse, esse livro supera suas expectativas e te deixando ansioso para descobrir o final!Abracos,