Thinking, Fast and Slow

Thinking, Fast and Slow Daniel Kahneman

Resenhas - Thinking, Fast and Slow

Bolabcd 25/12/2022

Sólido
Daniel Kahneman apresenta diversos argumentos e mencionana vários estudos para cada ideia que apresenta. Ele fala sobre distinções em dois "modos" de pensamento que temos, sobre vários vieses e heurísticas que adotamos, dos perigos e custos que esses erros trazem na ciência, política e etc., além de ilusões cognitivas, e ele busca explicar esses fenômenos do ponto de vista dessa teoria dos dois modos de pensar, e procura apresentar formas de evitar esses erros.

A única crítica é sobre o capítulo 4, cujos estudos não foram replicados com sucesso pelo que vi rapidamente no artigo da Wikipedia sobre o livro, e o autor admitiu em um comentário da internet que se embasou em estudos de menor qualidade nesse capítulo. Dito isso essa parte deve ser levada em consideração com uma certa dúvida se faz sentido mesmo. Alguns resultados me pareceram meio fortes demais, apesar de haverem argumentos a favor que não vou falar pra evitar spoiler, só acredito em resultados extraordinários com evidências extraordinárias

Com excessão dessa pequena parte, o resto do livro apresenta exemplos bem sólidos de estudos empíricos mais bem feitos que suportam as ideias defendidas e facilitam e muito sua compreensão.

Eu acredito que a ideia do livro é transmitir os resultados das pesquisas na área, então não acho muito válidas algumas críticas sobre "estar mal escrito" ou ter "vários exemplos chatos e desinteressantes". Eu achei a forma como o autor explica muito boa e compreensiva, e os exemplos são essenciais na minha opinião.

Douglas.Pinheiro 24/07/2022

Desconstruindo Dogmas!
Pena não ter explorado a teoria comportamental ainda na graduação. Realmente tomamos muitas decisões viesadas e sub-ótimas e é interessante entender como isso nos afeta e a sociedade como um todo. Premio Nobel muito merecido!!

CGarrido 16/02/2021

Livro fantástico sobre tomada de decisão.
Livro fantástico! Para quem se interessa sobre o assunto de tomada de decisão, como nós humanos tomamos decisões (ou como deveríamos tomá-las), e os vieses que influenciam nossas decisões, esse é um livro imperdível.
O livro é recheado de estórias e exemplos que nos ajudam a melhor compreender as falácias de nossas decisões, mas também algumas pitadas em como podemos melhorar.

Vanessa Sueroz 20/02/2020

Cansativo, mas otimo
Um livro para ler um capitulo por dia. Leitura bem densa e que voce precisa pensar bastante e refletir sobre os temas, mas maravilhosa para aprender mais sobre o seu cerebro.

Lucas Neumann d 19/07/2012

Para todas as áreas
Um belo estudo sobre o comportamento das pessoas, a maneira que pensam e tomam decisões. Com certeza te faz pensar e ver o mundo de outra forma. Recomendo para pessoas de todas as áreas, Administração, Negócios, Design, Psicologia, ou somente curiosos. Perde alguns pontos por ser repetitivo às vezes.

Rafael 28/02/2012

Resenha revista veja