O Médico Doente

O Médico Doente Drauzio Varella

Resenhas - O Médico Doente

1 | 2 | 3 | 4

Nalu 09/09/2020

"O critério que sempre me orientou na escolha do caminho mais sensato nessas ocasiões foi o de estar atento às manifestações de prazer do doente. Enquanto houver prazer, vale a pena existir."
Drauzio, se eu pudesse, leria até a sua lista de compras!

Geórgia 01/06/2020

Sobre a (cons)ciência do ser
Quando os papéis se invertem e o médico torna-se paciente, faz diferença todo o conhecimento e experiência acumulados? Drauzio narra todo seu processo de adoecimento e convalescença, as coisas que passaram por sua mente durante o internamento e os sentimentos de estar à beira da morte e ter completa ciência disso. É uma narrativa curta (e muito bem escrita), pra ser lida aos pouquinhos ou em uma tarde só, que traz grandes insights. No fim, cético ou religioso, beirar à morte e sobreviver nos mostra o quão realmente estamos satisfeitos com a forma que escolhemos existir.

gabivbritto 24/05/2020

Maravilhoso
Rápido e simples, para ler em uma única sentada. Delicioso.

Ianca 10/05/2020

A escrita do Drauzio Varella é cativante, e nesse livro não é diferente. Seu olhar como paciente diante da doença construiu um livro detalhado e sensível. Faz qualquer um repensar sua postura diante de pessoas enfermas, sendo, também por isso, uma leitura engrandecedora pra profissionais da saúde.

Ras 18/04/2020

Bom e rápido
Leitura fácil e rápida, para um fds durante a quarentena. Recomendo.

veroneze.ta 23/03/2020

Revigorante
Aquele olhar á vida que só a clareza da morte traz. Drauzio contempla a efemeridade do ser humano e a complexidade da relação proficional-paciente com seu olhar critico e impecavel lucidez.
Um relato emocionante, um choque de realidade, um convite à reflexão, um apelo à empatia.

Simone de Cássia 02/08/2019

Escolher Drauzio é sempre certeza de uma leitura interessante e fluida. Trabalho diretamente com Febre Amarela e adorei estar "perto" de um paciente e seus sintomas descritos com tanta minúcia. A evolução do seu caso e seus riscos, as alterações absurdas no seu metabolismo, a proximidade da sua morte, tudo ilustrou muito bem o que pra mim fica sempre restrito aos tubos de ensaio do laboratório. Agora, claro, fica também a surpresa da negligência no cuidado básico, primordial e inadiável da vacina!! Como assim, Dr. Dráuzio??? rs rs Excelente livro.

Emerson 10/04/2019

Ótimo relato que acomete tantos
Muitos acham que médicos são deuses e que sabem de tudo. Aqui demonstra claramente que é um ser humano como qualquer outro e mostra de uma forma clara e objetiva o que muitos sentem seus momentos acamados e não sabem descrever. Muito bom livro.

Davi.Rezende 03/12/2017

LEITURA RÁPIDA E INTERESSANTE.
Não se engane com o seu tamanho aparentemente normal e as 129 folhas, pois eu o li em apenas 4 horas. As margens são espaçosas e as letras grandes. Se a formatação do texto fosse menor, creio que o livro teria no máximo 30 páginas. É um pequeno relato dos poucos dias ou semanas que o médico Drauzio Varella adoeceu e teve risco de falecer por febre amarela. Poderia ser uma matéria de jornal ou revista, mas provavelmente viram potencial para ser um livro, então fizeram uma formatação que justificasse a venda. Enfim, a leitura é bem rápida mesmo, se pegar pra ler com tranquilidade, da pra acabar no mesmo dia. Isso pode indicar falta de conteúdo, mas por outro lado a leitura até que fica mais agradável quando os capítulos são curtos e o texto bem visível. Se a história for interessante então, como é o caso aqui, a leitura voa. Nem nome os capítulos têm. Só estou frisando esse ponto para deixar claro que o livro acaba rápido, não é uma obra que você lerá durante algum tempo, como talvez pareça. Segundo, que se o leitor comprar por um valor cheio, provavelmente ficará frustrado (eu ficaria), não pela história, mas pelo que pagou por um livro que acaba no mesmo dia.

Mas abordando a história, ela cria contornos bem interessantes tanto pela veracidade como pela boa escrita do autor. Já famoso por outras obras, esse acabou sendo o primeiro que li dele.

O que mais me chamou a atenção, além de todo o suspense em que o livro está inserido, é observar como as pessoas reagem diante de um possível fim, e vendo um familiar ou conhecido nessa situação.

Interessante constatar que o ser humano reflete o que é no nascimento, na vida e até mesmo na morte. Seus anseios, desejos, medos, vaidade e miséria. Cada um reflete exatamente o que é.

E que na hora da morte as pessoas querem ou esperam apenas morrer mesmo, por mais simplório que isso pareça. As despedidas, discursos, lamentações e lucidez do paciente fazem mais parte do imaginário popular criado pelo cinema e televisão.

Nota: 7, BOM.

Lido em 02-12-2017
Emprestado Ortoquality Ribeirão Preto-SP.

Julio Mauro 28/07/2017

A outra face da moeda
Com uma linguagem fácil, rápido, divertida e instrutiva, o Drauzio consegue passar para o leitor a reação que ele teve ao ser acometido por uma grave doença e sentir na pele o que seus pacientes sentem ao receber um diagnóstico complicado e ao mesmo tempo delicado.
Mais uma vez o Dr. Drauzio fez eu viajar nas suas palavras e entrar de cabeça nessa experiência.

Márcia 11/02/2017

Descreve de forma clara e até angustiante como se sente um indivíduo com uma doença muito grave como a febre amarela. Graças a Deus que o autor sobreviveu! Vale ler.

Saionara.Zakrzevsk 16/11/2016

Caso clínico.
Gostei bastante do livro. Sou enfermeira e ler a descrição de uma doença tão "fora de moda", como descrita pelo Dráuzio, que me apresentou a ótica clínica e ao mesmo tempo como sendo paciente, foi fabuloso.
Gostei bastante da forma como ele escreve, foi o primeiro livro que li do autor, o que me deixa curiosa sobre os outros títulos publicados. É uma leitura que vale a pena.

1 | 2 | 3 | 4