Grande Sertão: Veredas

Grande Sertão: Veredas João Guimarães Rosa
Eloar Guazzelli

Resenhas - Grande Sertão: Veredas

OssosDePapel - Instagram 04/06/2022

Saí da minha zona de conforto ao escolher esse livro. Assim como o protagonista, precisei de coragem para enfrentar tal desafio. Tinha muita insegurança... medo de não conseguir assimilar uma escrita tão peculiar.

O começo da narrativa justificou esse medo. Alguns trechos eu precisava ler devagar, reler e reler de novo, até compreender. Contudo, não era só por força de vontade que eu persistia; aquela singularidade me fascinava.

Alguém me disse então que o entendimento seria melhor adiante. Soube que as primeiras páginas são desafiadoras para todo mundo. Disseram até que era intenção do autor para fazer alusão à dificuldade de adentrar o sertão. Não sei se a informação procede, mas de fato o entendimento melhorou, a trama ganhou contornos, desembolou e até mesmo o linguajar se aperfeiçoou.

Ah, que arrependimento de não ter feito a travessia dessas páginas antes! Guimarães Rosa era mesmo um gênio. Como ele conseguiu contextualizar, e com tamanha sutileza, temas tão delicados em ambientes tão rústicos e personagens tão brutos?

Ganhei um novo livro favorito! Não vai ficar sozinho no pódio, mas vai tirar a liderança isolada que Cem Anos de Solidão tinha nas estantes do meu coração.

A saga de um leitor 29/05/2022

Amoooooo
Quando se faz uma busca sobre GSV, de cara descobrimos que o livro vai falar sobre o amor de Riobaldo e Diadorim, o interior do sertão mineiro, seus hábitos e crenças, com uma linguagem única (de fato, isso acontece, mas não é só isso).

Falando da leitura, não tem como discutir. No início é bem difícil de acompanhar o que a obra quer dizer, mas quando você vai entendendo o sentindo da história, a leitura vai ficando fluida, e a curiosidade só aumenta.

Em Resumo:

Riobaldo, já velho, conta a história de como virou líder dos jagunços, amou Diadorim e ?derrotou? Hermógenes. Diadorim, um jagunço macho, criado para guerrear e nunca ter medo (isso ele foi bom de verdade, o jovem não arregava para ninguém) Riobaldo, antes de qualquer coisa, era o oposto de Diadorim, medroso, e fugia sempre que dava (ele não tinha aptidão para ser um jagunço). O medo faz o ?amor torto? de riobaldo, e para mim, esse momento o autor deixa poético, assim como suas crenças, apesar de confusas. Dentre essas crenças, há um pacto com o demônio/demonho/tinhoso entre outros nomes. Se esse pacto deu certo ou nao , não consigo afirmar, mas sim, mudou a personalidade do Riobaldo, mudou e não mudou ??, só sei que esse é um dos picos do livro, foi extremamente bem trabalhado e bem bolado, o autor não nos entrega uma resposta e deixar sempre aberto à interpretação do leitor sobre sua real validade.

Ali 26/05/2022

A travessia
Pra mim, a leitura dessa mega obra do Guimarães foi como uma travessia, uma travessia pelo sertão físico e subjetivo do Brasil. Devo admitir que nas minhas duas primeiras tentativas, eu desisti de ler essa obra por achar o seu início de uma certa complexidade, mas conforme as páginas vão passando, eu me acostumei com a narração do autor e mergulhei-me na história de Grande Sertão: Veredas, que nos faz refletir e pensar sobre grandes pontos que nos constroem como sociedade. Além disso, nos envolve numa história quase epopeica de Riobaldo e sua grande história de amor.

Um livro que merece muito o título de um dos maiores romances da literatura brasileira e também uma leitura que deve ser feita por quem gosta de uma boa literatura e uma boa história

@Matcholo 18/05/2022

É clichê falar que é o livro da minha vida, mas o fato é que Guimarães Rosa é meu autor favorito e Grande Sertão Veredas o livro preferido desse leitor aqui. Tive o prazer de reler essa belezura agora no começo do ano em uma leitura coletiva que só serviu para reforçar aqui o quão forte e significativa é para mim a história de Riobaldo e Diadorim. Além de toda a qualidade da obra e da dificuldade da leitura, a cada vez que releio esse clássico entendo coisas novas e sinto que ainda há muito para entender, cada leitura me desperta novas percepções e recomendo fortemente que insistiam nele pois vale cada linha. Uma dica para quem acha difícil, antes de pegar ele comece a ler os contos do Guimarães, ajuda muito a se habituar com a escrita e linguagem do autor.

Mylena.Esteves 14/05/2022

...
Eu não tenho nem palavras para falar sobre essa obra de arte. Simplesmente AMEI!!!
Vou falar o clichê, não desistam no início, é um livro difícil sim, mas espetacular para quem persiste, assim como disse Afonso Arinos:

?Cuidado com este livro, pois Grande Sertão: Veredas é como certos casarões velhos, certas igrejas cheias de sombras. No princípio a gente entra e não vê nada. Só contornos difusos, movimentos indecisos, planos atormentados. Mas aos poucos, não é luz nova que chega; é a visão que se habitua. E, com ela, a compreensão admirativa. O imprudente ou sai logo, e perde o que não viu, ou resmunga contra a escuridão, pragueja, dá rabanadas e pontapés. Então arrisca-se chocar inadvertidamente contra coisas que, depois, identificará como muito belas?.

Gabriel 07/05/2022

O livro é muito bom, mostrando sobre como é o sertão do Brasil, comidas típicas, e sobre como é a vida de um jagunço, assim como as de quem mora no sertão. O enredo foi bem projetado, sem "furos" no contexto. A linguagem usada é um pouco antiga, mas ainda assim dá para entender.

Luciana.Lourenco 07/05/2022

"Tem muito de épico, guarda aspectos da situação dramática, seu lirismo salta ao olhos". Único e genial. Vale a travessia. ??

Thami 06/05/2022

Meu desafio mais lindo!
Livrinho que me fez sofrer na ida e na volta da travessia ? que história linda! Que texto trabalhado! Fiquei encantada com a singularidade de tudo que se apresenta alô. Muito feliz de não ter desistido de acompanhar a vida de Riobaldo, o jagunço irresistível com seus amores e temores. Uma joia rara esse livro!

Vinder 30/04/2022

Guimarães Rosa é genial, mas confesso que essa leitura foi complicada, muitas frases precisavam ser relidas e acabei demorando muito para terminar. Sempre me dispersava.

Cintia295 28/04/2022

Achei um livro difícil, nada fluído, mas é uma história interessante, porém estava lendo junto com outro livro bem difícil também.
Um dia vou reler acredito que deixei passar muitas coisas. Mas a história do Riobaldo acaba te prendendo, mas não foi como imaginei que seria. Valeu a leitura, foi a primeira desse autor também talvez deveria ter começado com um menor kkkkk.

zoro's girl 19/04/2022

Obra impecável
No início, a leitura é um pouco arrastada pelos devaneios de Riobaldo, mas depois a narrativa em tempo psicológico engata. É uma história de amor e de ação, sobre a morte, sobre o sertão brasileiro e, principalmente, sobre a vida.

Paulo 16/04/2022

Um dos favoritos da vida
Não é possível descrever Grande Sertão: Veredas, apenas a experiência própria pode fazer jus a esse livro. A maneira que o Guimarães Rosa constrói esse mundo perdido a partir das memórias de um jagunço aposentado utilizando a linguagem que hoje também já se foi, é uma maestria que assusta. Mas o que mais toca o leitor é o quão rico e real as emoções do livro são, e é por isso que não dá pra explicar essa epopéia, é preciso ouvir Riobaldo contar a sua história.

Talita | @gosteilogoindico 16/04/2022

Leitura desafiadora!
Gostei muito da leitura.
Já iniciei sabendo que seria desafiador. É como entrar num ambiente completamente escuro e adaptar a visão para enxergar algo...
Riobaldo e Diadorim deram graça e voz ao livro... ai ai!
Sensação de dever cumprido com realização pessoal.
Valeu a pena esses mais de 30 dias lendo.

Dani Pontes 12/04/2022

Desafio conquistado
Um livro difícil que me desafiou do começo ao fim. Sem pausas ou capítulos era difícil saber onde parar de ler e, ao mesmo tpo, não conseguia ler mais de 5 páginas por vez.
No final gostei mto de ter lido e fiquei encantada com a grandeza do autor!!
Cris 13/04/2022minha estante
É pra bater palmas pra quem completa o desafio ??

Rafaella 13/04/2022minha estante
Acho que em algum dia eu cheguei a ler umas 20 páginas, mas em outros parecia que 2 páginas continham uma vida inteira.

Dani Pontes 14/04/2022minha estante
Exatamente isso Rafaella!!!