Grande Sertão: Veredas

Grande Sertão: Veredas João Guimarães Rosa
Eloar Guazzelli

Resenhas - Grande Sertão: Veredas

lucaismaia 25/06/2023

Travessia. Viver é muito perigoso!
"Grande sertão: veredas" é uma grande e imensa poesia. Seu enredo percorre por jornadas, e daí podemos tirar as veredas, em que o sentimento é mais profundo que a semântica frígida da palavra. O tom oral enriquece todas as emoções, todas as reflexões e filosofias, o que, de início, é complexo e de difícil compreensão, mas que, aos poucos, vai se tornando um grande fluxo.

O lirismo da palavra e a mistura de gêneros aqui colocadas por Rosa, conseguem se articular tão bem e tão natural. A jornada de seus personagens é de uma singularidade épica, que tanto nos aproxima e, na mesma medida, consegue nos repelir, por vezes. Isso é muito humano. Diadorim, misterioso, enigmático, secreto... tão doce e apaixonante. Riobaldo, bruto, em dúvida, que carece de coragem.

O sertão deixa de ser apenas um espaço geográfico para se tornar feroz, um lar, um deus, um personagem a parte que convive com os homens que nele vive. É assim: parte da gente, do mundo, dele mesmo. O sertão é a vida, e ambos são perigosos.

Coragem-travessia-homem-Sertão. E João Guimarães Rosa, com suas belas palavras que tocam e nos faz sentir o inominável!

Artemis 22/06/2023

"O sertão está em toda parte"
Não sei por onde começar,nem se ao menos há um começo,porque Grande Sertão: Veredas é essa síntese antropológica e mítica rodeada de aridez e calor que não tem fim nas palavras. Seria bobo dizer que os personagens e o enredo são bem desenvolvidos já que tais elementos vão além do técnico e do racional nesse livro,Diadorim e Riobaldo são aquela indefinição trágica,aguda e bonita que nós sabemos muito bem ser do amor do mais crú e vulnerável. O sertão é quase cósmico,épico,mesmo que tão severo e duro.
Grande Sertão Veredas me atravessou o espírito,não consigo formular nada mais honesto do que esse fato maravilhoso.

dmyz 22/06/2023

Este é um daqueles livros que mudam a vida. Chorei como nunca chorei em nenhum livro. As impressões ficam com a gente para sempre, especialmente Diadorim. Mesmo já tendo lido há dois anos, ainda me lembro do final e de certas passagens. É difícil se acostumar com a linguagem, mas depois de algum tempo, a leitura engrena. Vale cada página, cada frase, cada letra.

Raquel Araújo 22/06/2023

Viver é perigoso
GSV em quadrinhos traz os pontos principais da obra clássica.
É interessante, uma vez que este clássico inicialmente é uma leitura lenta e difícil, e o HQ acaba tornando mais fácil, além de trazer as ilustrações.
E vamos ao próximo clássico.

Deise.Maria 20/06/2023

Viver é perigoso ...Sertão!!
Grande Sertão; Veredas, eu precisava conhecer essa obra de Guimarães Rosa, porém não imaginei que iria ser uma leitura tão complicada por nao possuir capítulos e pela narração do personagem que não segue uma linha reta.porem o leitor começar a compreender a leitura depois de umas páginas é claro que isso exige paciência, e eu utilizei da ferramenta de audioboock que pra mim foi melhor .
A história se passa no sertão de Goiás, Baía e Minas Gerais , onde o personagem central é o jagunço Riboaldo , mais conhecido como Tartarana por ser bom atirador .Tartarana reconta sua trajetória como jagunço para o seu compadre Quelemem .Nas suas aventuras onde servia ao Senhor Joca Ramiro e Zé bebelo, e dos constantes confrontos que tinha contra o grupo rival de jagunços de Hermogenes , seus amores perdidos e seu romance com Otacilia e sua amizade mais que íntima com Diadorim( que na realidade é uma mulher disfarçada de jagunço ) .
A narrativa de Riboaldo envolve questões sobre a existência do diabo , a vida típica do sertanejo , as peculiaridades do Sertão ,o comportamento agressivo do homem em disputar seu território,a lição que Riboaldo nos dar sobre como não deixar o ódio pelo inimigo não dominar suas emoções, no caso ele buscava dominar esse ódio que ele tinha , pois gerou batalhas sangrentas entre os dois grupos de jagunços e alimentou anos de vingança, visto que Hermogenes assassina o Joca Ramiro , que até então era chefe que Riboaldo tinha apreço. Esses temas ficam claro durante a narrativa é o leito tanbem acompanha a aflição de Riboaldo sobre os sentimentos que o ligam a Diadorim , uma amizade marcada por alto proteção e muito ciúmes.
É obra que vale apena conhecer por trazer uma linguagem totalmente nordestina.e trazer aspectos que representa o Sertão.

Ana Paula 18/06/2023

O desfecho da história me deixou completamente sem palavras.
Livro difícil de ler, mas que vale a pena cada página.

JanaAna90 16/06/2023

Vale a pena a caminhada
Primeiro dica o livro é muito bom. Não desista, nas 50 primeiras páginas.
Um livro que deu um nó na minha cabeça, por causa linguagem com gírias da época e pelas ?invencionice? de Guimarães Rosa e, para mim o livro mais desafiador que li esse ano; superou até o primeiro capítulo do som e a fúria.
O livro inicia-se com uma pessoa, que descobrir depois ?? que eram personagem principal - Riobaldo, conversando com um interlocutor oculto, e que até o final do livro não ficamos sabendo quem é.
Um outro ponto que tive dificuldade foi a falta de capítulos, e ter que parar em páginas aleatórias foi, no mínimo doloroso. ?
No começo do livro não entendia nada, A conversa parecia ser as mais aleatórias possíveis; e que também não podia precisar quando aconteceu os fatos narrados. ?
Riobaldo em alguns momentos conversa sobre si, descreve o ambiente agreste no qual vive, suas vivências como jagunço, seus amores e de dissabores. ?
Um fato curioso sobre o livro é que depois das 50 primeiras páginas parece que o nosso cérebro se habitua com o estilo da escrita e aí começa a fluir, apesar de não conseguir ler mais que 50 páginas diárias, pois me sentia cansada mentalmente, compreendia tranquilamente e acompanhava a história. Rosa é o Mann brasileiro. Rs
Apesar da dureza na leitura, não procurei nada sobre o livro e acredito que a leitura foi boa justamente por isso.
Como disse Clarice Lispector sobre o livro: ?Como tudo vale a pena! A menor tentativa vale a pena. Sei que eu estou meio confusa, mas vai assim mesmo, misturado.?
E o final me deixou estarrecida, não esperava o desfecho, apesar de desde o início já saber como o personagem termina, ainda assim o autor deixa o fato mais bombástico para o final. E aí, eu fiquei como? Arrasada, chocada, revoltada com o final; embora por causa disso mesmo terminei amando o livro.
?Tudo o que já foi, é o começo do que vai vir??

Edneia.Monteiro 15/06/2023

Grande sertão: veredas
No início foi bem difícil a leitura, mas consegui me acostumar com a linguagem e no final, fique impressionada com os acontecimentos.

Darlene_Poetisa 10/06/2023

Sabe aqueles romances épicos de cavalaria que muita gente ama ler? Grande Sertão: Veredas é um épico brasileiro. Uma história do nosso povo para o nosso povo. Fala do Sertão, dos jagunços, de honra, de vingança e de amor.
Riobaldo e Diadorim são personagens para marcar uma vida. E a história tem uma reviravolta surpreendente!
Não é uma leitura simples, a linguagem cansa, o relato ininterrupto também é um desafio. Mas vale o esforço em cada página.

Sophia.DaAvila 09/06/2023

As histórias do sertão, sertanejas, sempre me entendiam. Mas essa, assim como Vidas secas, conseguiu me cativar nas nuances e enigmas.

Bea Triz 29/05/2023

Um dos livros mais difíceis e complexos q já li, mas também um dos mais maravilhosos, além de ser aquele que fez com q eu me apaixonasse por Guimarães Rosa...

Luciana Luz 28/05/2023

Travessia
Foram 4 meses nessa travessia.
Tantos sentimentos, tanto aprendizado, tantos pássaros, manoelzinhos-da-croa, tantos rios e buritizeiros, tanta fé, tanta poeira, tanto abrigo, tanto desconsolo. Tanta humanidade!
"O Sertão é dentro da gente!"
Chego na última página com lágrimas nos olhos, nó na garganta e uma pontada de dor de cabeça, muita coisa pra pensar, acho q é a angústia dos sentimentos que se perdem e dos que nunca serão. Sinto algo parecido com um luto, um luto pelo fim, um luto por tudo. "Viver é muito perigoso".
Vou ficar aqui no meu canto processando tudo. E é isso, "o correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."!
Coragem.

Igor201 28/05/2023

Foi uma das minhas leitura mais longas, quase um ano pra terminar. Achei bem confusa a linguagem no início, mas sempre vi muita beleza, muita sabedoria nas palavras escritas. Saboreei cada página lida, cada trecho marcado. Pra mim, é um grande ensinamento sobre a coragem que se deve ter pra enfrentar a vida, pra ser, viver e amar. É sensível, é inteligente, é esperto - o diabo não existe, o que existe é gente. É uma vida, são várias vidas vividas e contadas numa longa história. E tudo muito bem interligado, coerente em suas contradições e paradoxos. É uma delícia, uma delícia, e tem que tomar o tempo do livro sem pressa, pra ser bem saboreado. Sensacional.

Guilherme.Eisfeld 25/05/2023

É tudo aquilo mesmo
Talvez o livro de maior complexidade que eu já tenha lido. A feitura de Grande Sertão é uma primazia. Li em voz alta, mudei o tom, tentei acertar a fala de Riobaldo, e me deletei no lirismo de Guimarães. Os embates com o Diabo, a paixão proibida do jagunço, os embates da vida e da morte. É uma obra prima com todas suas letras. Agora se fiz um pacto para terminar a leitura, ninguém saberá.