A Verdade Sobre os Laboratórios Farmacêuticos

A Verdade Sobre os Laboratórios Farmacêuticos Marcia Angell

Resenhas - A verdade sobre os laboratórios farmacêuticos

Ítalo 22/03/2013

Meio repetitivo, mas bom.
O livro chega a ser meio repetitivo em alguns dos argumentos (tenho a impressão de que dava pra reduzir umas 30 páginas se as repetições fossem retiradas) e se aplica apenas ao mercado norte-americano. Mas ainda assim é um bom alerta contra a pilantragem de grandes corporações e serve pra abrir nossos olhos para algumas estratégias que podem vir a ser usadas aqui no Brasil também.

Enfim, leitura recomendada pra todos que gostam de se informar sobre como somos enganados por falsos discursos de heroísmo propagados por essa indústria motivada pelo lucro, não pela boa vontade.

Maurino 09/02/2011

Os campeões de vendas.
Eis aqui um livro que todos, desde que usuários de serviços de saúde e frequentadores de consultórios médicos, deveriam ler. O preço exorbitante dos medicamentos e a sua prescrição abusiva, contrastando com a sua baixa efetividade, reflete a estarrecedora realidade atual da indústria farmacêutica. O engodo quanto à ínfima parcela do orçamento empregada em pesquisa e desenvolvimento, os malabarismos jurídicos para inventar meios de prorrogar direitos de monopólio, as meteóricas despesas com marketing e administração,os lobbies,a influência crescente sobre a educação e a pesquisa médica, a utilização de informações privilegiadas em operações nas bolsas de valores e a corrupção são escancarados nesse impressionante livro de Marcia Angell. Muito bem informada, a ex-editora chefe do New England Journal of Medicine explica como a indústria farmacêutica se tornou uma implacável máquina de marketing, que vende medicamentos de benefício duvidoso e usa o seu dinheiro e poder para cooptar quem quer que se interponha em seu caminho.