O Eco Distante

O Eco Distante Val McDermid

Resenhas - O Eco Distante

edisik 10/11/2023

É um bom romance policial onde não temos somente um protagonista e a história se passa em dois momentos. É meio clichê e poderia ser um pouco mais enxuto. E também consegui adivinhar quem era o Assassino já no começo. Mas valeu a leitura.

Urisama 08/11/2023

Pra começar
Uma história de investigação dentro do padrão.

Algumas particularidades:
- Não há um protagonista. A narrativa é feita por diferentes pontos de vista, alternando entre diversos dos personagens.

- Momentos de flashback colocados naturalmente na história.

No geral, a história é consistente e segue em um bom ritmo.
Talvez não agrade tanto quem já está habituado com o gênero, pois não há nada de inovador, nem resoluções geniais; mas pode ser um bom ponto de entrada pra quem está interessado nesse tópico.

Andresa Calil 02/09/2023

Bom, porém não recomendaria!
Li esse livro por recomendação de uma outra leitora, dizendo que se assemelhava a um outro suspense muito famoso no ?booktok?. Infelizmente não valeu o comparativo.

O livro possui uma escrita de difícil compreensão logo de início, com palavras complexas e frases muito elaboradas, tornando a leitura um pouco maçante. Muitas informações desnecessárias que não agregam muito na compreensão da estória. O plot twist foi um pouco óbvio, então já se consegue deduzir o assassino com poucas informações.
O livro é dividido em 2 partes: uma retratando a vida dos jovens no período em que o assassinato ocorre e a outra 25 anos após o acontecimento. São mais de 400 páginas que acredito que conseguiriam ser facilmente reduzidas e que tornaria o livro com a leitura mais fluida. Resumindo: achei o autor prolongar demais a estória sem a menor necessidade.

PITUCALELE 29/05/2023

O eco distante
Um estupro seguido de assassinato, 4 amigos voltando para a casa em meio ao inverno da Escócia, esse é o pano de fundo do livro, que se passa em duas linhas do tempo, com despecho que p mim foi surpreendente .

vivi <3 11/11/2022

chato
chato. simplesmente chato. mais de quatrocentas páginas de chatice.

nada no livro te cativa a ler ele, fiquei duas semanas me forçando a ler só pra descobrir o que eu já imaginava desde o primeiro capítulo.

enfim... chato

mere 09/06/2022

Gostei muito. Mas não me enganou. Saquei logo quem era o assassino. Mas ainda assim achei a história boa. Contada de um jeito que nos prende.

Jaque - Achei o Livro 12/02/2022

Na década de 70, quatro jovens embriagados estão voltando para o alojamento quando tropeçam num corpo em meio a neve. A jovem é Rosie, uma conhecida de todos, atendente de um bar que eles frequentam.
Eles chamam a polícia mas Rosie já está morta e imediatamente se tornam os principais suspeitos do crime.
Durante as investigações, nenhuma prova concreta é encontrada que possa incriminá-los, mas para a cidade eles já estão condenados. Todos acreditam que eles cometeram o crime e conseguiram de safar.
Quase 25 anos depois, os quatro ainda com sequelas do passado, vão reviver aqueles dias quando o caso é novamente aberto.
Paralelo com a investigação da polícia, alguns deles também irão procurar respostas para finalmente poderem limpar seus nomes.
No entanto, mais mortes voltam a acontecer e ninguém tem nenhuma pista do que pode estar acontecendo.

Eu adoro a Val Mcdermid, ela é uma das minhas autoras favoritas. Sua escrita é impecável e a construção de suas tramas são ricas e envolventes. Minha demora em ler seus livros se deve ao fato dele serem muito longos (quase 500 páginas) e vergonhosamente admito a preguiça em começá-los. Porém depois que inicio, não dá pra parar mais.
Esse livro eu achei um pouco inferior aos outros que li. São vários personagens, alguns com apelidos que acabavam me confundindo quando chamados por seus nomes.
A polícia era muito incompetente e por isso não tinha muita novidade na parte investigativa. Algumas partes foram mais cansativas por repetir as mesmas situações.
E o final foi aquela avalanche de informações, explicações que fiquei meio zonza rsrs
Não me preocupei em nenhum momento em tentar descobrir o culpado até por que me perdia no meios dos nomes e então foi uma surpresa para mim.
Eu gostei do livro apesar de ser mais longo que o necessário. Recomendo sim!

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2022/02/o-eco-distante-val-mcdermid.html

MelQuezado 17/10/2021

Perfeito!!
QUE LIVRO FOI ESSE? TO NO CHÃO! Mais uma vez McDermid me surpreende com sua genialidade.. sério, essa mulher é um gênio! Excepcional a leitura. Mais uma vez você lê e só sabe de tudo no final, isso mesmo, no fim. Fiquei especulando quem seria o assassino ( chutei e acertei, mas foi pq tô treinando meu thriller com McDermid) , mas até la, fiquei um pouco na dúvida entre 4 pessoas, incluindo a que acertei. Enfim. Só Leiam!

Mariana Eleutério 04/04/2021

Parece ser dois livros em um: e ambos são chatos
No início dos anos 70 quatro estudantes voltam para seus dormitórios no meio de uma nevasca quando tropeçam com o corpo de uma jovem esfaqueada. Fazendo o papel de qualquer cidadão decente, chamam a polícia, mas por qualquer que seja o motivo de cara já são colocados como suspeitos. É um crime que os arruína de certa forma - são perseguidos pela polícia, os abomináveis irmãos da vítima e marginalizados da sociedade - ainda que não haja sequer uma prova.

Vinte e cinco anos depois, com a popularização do exame de DNA a polícia resolve que irá reabrir o caso, e é daí que os quatro, para além de tudo, ainda ficam na mira de um stalker.

Bom, esse livro serve como o maior dos exemplos de como não agir com a polícia e de como a polícia não deve agir com seus cidadãos. Foi vergonhoso de se ver. É certo que ele não é um volume novo - pensei comigo por certo tempo - mas há diversos outros da mesma época que não cometem faltas tão graves.

Não é nem mesmo um personagem que salve. Aliás, houve um sim, mas por pouco tempo. E falando por mim, soube quem era o assassino logo no capítulo 1

Thabi.Almeida 26/03/2021

Chokei
Primeiro contato que tive com livros da autora e pretendo consumir mais.

O livro tem seus defeitos, para alguns pode não incomodar ou notar a maior parte deles, depende de como é seu gosto, entretanto, o que realmente me.incomodou foi o desfecho final pois quando entrega uma pista fundamental, já derrama toda a solução sem deixar o leitor participar do processo. Mas não estragou a imersão no livro, so foi um pouco frustante, veja, entrei na história, me angustiei, fiquei tensa, torci pelos 4 amigos, desconfiei de personagens que nem aparecerem na história por ai foi...
A imersão foi prazerosa e o final satisfatório. Poderia ter deixado a gente embarcar mais na solução e foi só isso.

Super recomendo,gostei bastante.

Monica Monte 06/12/2018

Esse foi o livro que menos gostei da autora, mas talvez eu devesse ter esperado um pouquinho mais antes de lê-lo, pois li outro dela há um tempinho atrás e as tramas são muito parecidas.

Não o final, que são completamente opostos, mas a parte da investigação é bem detalhista e se no outro, me instigou, nesse, acabei me cansando de tantos detalhes.

Mas, apesar disso, não foi um livro péssimo e a Val Mcdermid é uma autora fantástica. Infelizmente já li todos os livros publicados por ela no Brasil e parece que não existe o interesse da editora de publicar mais.

Jean 09/01/2018

Esse foi o meu primeiro contato com a autora, e foi um enorme prazer ler esse livro escrito no início dos anos 2000. Para mim foi um livro no qual me senti dentro da estória, e talvez o enredo de fazer o livro em duas partes (iniciando nos anos 70 e continuando 25 anos) ajudou na identificação com o livros, pois as descrições são muito bem feitas. Mais acho que seja uma obra perfeita, mesmo para o gênero, mas sem dúvida é um dos melhores que já li.

Kellen 27/06/2017

Um eco...
"O Eco Distante" é uma amostra simples de quando a resenha não consegue passar nem 1/3 daquilo que encontramos na obra. Val McDermid, que até então eu não conhecia, merece nosso respeito com a construção dos fatos e nos leva a uma viagem por vários "porquês". Para mim, somente pecou no final, mas nada que tenha tirado o seu valor.

Carla 02/02/2014

Quase...
Val Mcdermic realmente eh uma excelente escritora. Neste livro, consegue construir belissimos e humanos personagens que, infelizmente, encontram uma moca ferida numa fria noite de Inverno e, assim que ela morre, passam a ser suspeitos de assassinato. Isso muda suas vidas p sempre e a autora relata muito bem seus momentos de angústia, dúvida, desconfianças.
O leitor eh conduzido pelas vidas atingidas pela investigação policial mal conduzida e se compadece, se agonia, se entristece, se solidariza com os personagens.
Vinte e cinco anos depois, quando o passado já estava quase superado, ecos do passado passam a assombrar os personagens e eles precisam agir para que suas vidas não sejam novamente tumultuadas pelo crime não resolvido.
O leitor se pergunta se os protagonistas são mesmo inocentes. Se são, então quem seria o assassino?
Se não são, qual deles matou Rosie Duff?
A trama intriga e eh um excelente entretenimento. No entanto, em determinado momento, o excesso de detalhes cansa o leitor que fica ávido por pistas que o ajudem a desvendar o crime. E estas pistas são escassas, quando elas aparecem, no entanto, vem todas juntas e o desfecho da história acontece de repente, sem que o leitor possa ir digerindo o que realmente aconteceu.
A trama eh desvendada em um diálogo e carecem de detalhes que atribuam verossimilhança.
Vale, claro, a leitura, mas eu esperava muito mais quando a iniciei.

Lu 28/09/2012

Perfeito
Quando o comprei, fiquei na dúvida se o levava ou não.. achei caro e a resenha da contra capa não me pareceu tão boa assim. Mas devo confessar que esse é um dos melhores livros que já li, ele é dividido em duas partes, a primeira parte que conta a história dos suspeitos e da cidade aonde ocorreu o crime é meio lenta, mas não desista.. pois na segunda parte o livro se torna mais rápido com reviravoltas e um fim muuuito surpreendente. Um livro muito bem escrito!! Ótima história!!