O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

faay 07/02/2024

Do Cais à Perfeição
O que não dizer do Velho e o Mar sem citá-lo como uma obra encantadora e um desfecho tão emotivo?

Meu primeiro contato com o livro foi um pouco moroso, e imagino até o porquê, pois, a vida de um pescador, ou seja mesmo de um cidadão apaixonado pelo mesmo, compreende que o mar é de onde emana toda a tranquilidade do nosso mundo tão natural; sem pessoas, trânsito, construções ou jogos de beisebol, apenas o vasto azul. E é nesse fleuma que se estende todo o manejo e técnica do pescador com sua vara de pesca e seu humilde barco. O livro pode ser um pouco tedioso em seu começo, mas como qualquer outro há um final instigante a ser lido.

A história é cativante: um senhor velho e navegante dos mares que tenta a sua sorte com peixes de todos os tamanhos e espécies, mas que em tal período ficou incontáveis dias sem concluir um dia rentável de peixes ludibriados pelo o ardor do anzol, até que um dia de sorte fosse capaz de mudar o cenário, como de um dia lindo para um céu nublado, e sem dúvidas digo que vale a pena ler cada centímetro desta narrativa. Ensina-se muito sobre a humildade e compaixão com os vivos do oceano, além da persistência sem a guarda de rancor com a natureza, o verdadeiro pescador que não descontou suas mágoas e continuou lutando até que seu próspero dia chegasse.

O que me incomoda de fato foi o desfecho, mas vejo mais que nunca que não poderia ter sido escrito de outra maneira. A história é uma leitura necessária para pessoas de todas as idades, num mundo que hoje é tão distante da humanidade e conexão com a simplicidade, e daqui, claramente, me restam apenas aplausos.

Guilherme 30/12/2022

A obstinação de um homem mesmo na sua simplicidade ensina que nossos objetivos não precisam ser complexos mas sim que nossa vontade unida a ação sim. Uma obra que nos ensina que não importa o resultado mas sim foco no objetivo, e que devemos agir com o que temos e não poupar forças pra continuar até o fim.

Samarithan 25/06/2019

Uma belíssima (e triste) história
Este foi meu primeiro contato com a obra de Ernest Hemingway, e O Velho e o Mar sem dúvida é uma das histórias mais belas e tristes que já li. A base da história é bem simples, fala de um velho pescador chamado Santiago, que está a mais de oitenta dias sem conseguir pescar um peixe e parte para o mar novamente, só que desta vez, ele consegue fisgar com seu anzol não um simples peixe, mas um enorme e raríssimo! A partir daí, se inicia uma batalha feroz entre ambos que se alonga por dias.

É incrível como Hemingway consegue nesta história simples e curta, se aprofundar nos sentimentos e nas várias facetas da vida e do destino. Logo no início do livro nos sensibilizamos com a relação de amizade entre Santiago e um menino que o ajuda como pode, inclusive levando comida para o velho pescador, que leva uma vida muito pobre em sua cabana e não possui praticamente nada. A amizade dos dois é um dos aspectos mais legais do livro, pois o menino se importa e gosta de verdade da companhia do velho pescador, o garoto chega a derramar lágrimas de tristeza vendo a situação de seu amigo.

Santiago por sua vez, mesmo com toda dificuldade mantém sua postura firme e determinada, sempre disposto a iniciar o dia partindo mais uma vez para o mar em busca do seu triunfo. A maneira como o velho encara sua busca incessante e como ele se relaciona com o mar e a natureza é outro aspecto magnífico do livro.

O desfecho da batalha contra o enorme peixe e os eventos que seguem logo após, são daqueles de encher os olhos d'água, engolir seco e ficar remoendo por dias! É até difícil classificar o final desta história, talvez um exemplo perfeito do que é a própria vida.

Se eu fosse dar uma nota somente para O Velho e o Mar, a nota máxima ainda seria pouco, mas os outros contos existentes no livro não me prenderam, talvez somente dois ou três mereçam destaque, por isto a nota de certa forma baixa.