A Volta do Parafuso

A Volta do Parafuso Henry James

Resenhas - A Volta do Parafuso

jhulica 30/08/2023

Resenha: Outra volta do parafuso
Sendo bem sincera, achei meio raso.
O livro deixa uma incógnita na qual você não sabe dizer se a narradora é maluca ou se tudo o que ela diz é real (e isso é muito bem desenvolvido na obra) mas a narração não me prendeu muito, deixando muitas vezes o texto maçante.
Pra quem gosta de livro de terror e suspense, eu definitivamente não recomendaria esse livro.
Talvez eu tenha colocado muita expectativa nesse livro (até pq estou desde o ano passado querendo ler) e foi uma decepção.

Giovani 26/08/2023

O clássico livro de Henry James concretiza o que parece ser a proposta do autor: deixar o leitor sem saber quais os verdadeiros acontecimentos. Todavia, a narrativa não me cativou por completo, pois apesar de querer saber os próximos fatos, sempre tinha a impressão de que algo aconteceria mais incisivamente, mas permanecia a narrativa muito descritiva da personagem. Enfim, vale a leitura, porque certamente os efeitos e sensações da história são diferentes em cada leitor.

24/08/2023

Esperava mais. Desapontada.
Talvez se tivesse lido todo em um dia corrido e em um outro contexto pudesse ter gostado mais. Mas infelizmente fiquei bem desapontada. Até é um pouco envolvente mas cansativo e exige muita atenção na leitura. Dependendo do cansaço com que estamos a leitura não flui. Dei 2 estrelas por em alguns momentos ter me prendido e ter conseguido terminar mas de forma geral não rolou.

lovsoso 23/08/2023

A pior babá do mundo
Esperava gostar mais desse livro, por ser um clássico e a inspiração da maravilha que é Haunting of Bly Manor, mas acho que essa adaptação foi bem mais interessante do que o material base. é uma leitura pesada, e com ritmo bem devagar mesmo sendo um livro curtinho. o que se destacou pra mim foi a ambiguidade do final, o mistério em torno daqueles fantasmas e da credibilidade da preceptora. não leria de novo, mas pra mim nenhuma leitura é tempo perdido, então deixei 2 estrelas

Duda França 18/08/2023

Resumo do livro A Outra Volta do Parafuso, de Henry James
? Olá Guardiões da Leitura, tudo bem? O resumo de hoje é do livro A Outra Volta do Parafuso, de Henry James.

?Um livro envolvente, com fantasmas horrendos e tenebrosos. O leitor acompanhará a vida de uma moça que começou trabalhar num casarão, onde moram duas crianças adoráveis e angelicais. Nada de estranho pode acontecer, não é mesmo?

? Mas como vocês, Guardiões da Leitura, sabem que em livro de terror com criança, algo vai dar errado. E isso não demora de acontecer, porque a moça que está cuidando delas começa a ver espíritos pelos cômodos da casa, e as criancinhas, até então boazinhas, começam ficar estranhas...

? A Outra Volta do Parafuso é um livro com uma narrativa lenta, os diálogos dos personagens geram dúvidas no leitor, porque parecem que são apenas devaneios ou a imaginação deles. Acredito que Henry escreveu a obra dessa maneira para encantar quem lê, ele fez isso muito bem.

? Recomendo para os leitores que gostam de livros de terror, ou que querem começar ler livros desse tipo, pois não tem tantas cenas ou capítulos "pesados", por mais que quando os fantasmas aparecem, um susto é bem garantido...

Marina 13/08/2023

Esperava uma história mais envolvente
Não é o que se espera de uma história de fantasmas. A linguagem beira o barroco, o que não é um problema mas torna a leitura mais pesada. Entretanto, a história é enrolada e demora a se desenvolver apesar de ter apenas 145 páginas. Particularmente, achei impossível gostar da protagonista, mas o livro permanece sendo um clássico bem escrito.

Santiago 10/08/2023

Como falar desse livro, que é difícil e complicado do começo ao fim? A única coisa que eu tenho certeza sobre ele é que, no final da leitura, você vai amar ou detestar essa história ? o que não é uma coisa ruim.

No meu grupo de leitura muitos não gostaram desse livro mas, em defesa do autor, devo admitir que Henry James tem total controle de sua escrita. As cenas são bem montadas e o diálogo é bem desenvolvido e cuidadosamente pensado. O único problema, para mim, é que só fui perceber a ideia do livro muito tarde; os fantasmas existem ou não?

Durante o livro temos a protagonista se deparando com fantasmas, mas a questão levantada é exatamente esta: esses fantasmas existem ou é tudo da imaginação dela? Devemos questionar a nossa realidade ou a sanidade de uma pessoa? E ainda; até que ponto uma pessoa chega quando se depara com fenômenos além da nossa compreensão natural das coisas?

Mas mesmo com uma ideia forte como essa, o livro não conseguiu me prender. Existem muitas partes que não parecem progredir a história, com a protagonista apenas vivendo a nova vida dela na mansão. Isso deixa o livro com pedaços muito lentos e, para mim, desinteressantes do ponto de vista do fantasmagórico. Mas é claro, se eu tivesse me ligado à questão da sanidade e realidade essas passagem talvez tivessem feito mais efeito.

Mas não confundam, o livro consegue sim ser bom. Porém, mesmo sendo um livro forte, eu ainda acredito que ele é muito confuso e devagar na progressão do enredo. Por isso eu só consigo recomendar a leitura para quem tiver interesse nesse livro ou em histórias de fantasma.

Cele 09/08/2023

Não é meu gênero, mas é Interessante
A volta do parafuso é bem "confuso", mas é nessa confusão que o autor borda a história. Acho que essa é uma leitura pra quem gosta de suspense e da sensação de ser constantemente pego de surpresa, não com grande reviravoltas, mas com a própria escrita de James.
Eu já havia conhecido o autor em O altar dos mortos, e lá ele fez uma grande impressão, mas é nesse livro que você realmente vê o porquê do autor ser tão famoso. Henry James é o mestre da ambiguidade e a cada linha desse livro ele faz você questionar absolutamente TUDO; narrativa, a moral dos personagens, a sua moral.. e no fim ele não dá resposta pra nada, você só fica com aquele questionamento de "o que tá acontecendo?".
Não posso afirmar que é o melhor que li, mas isso é minha opinião pessoal. Olhando pelo lado da análise literária eu entendo porque James foi revolucionário.

Januska 09/08/2023

Muita expectativa
Fui com tudo para ler esse livro, pois imaginava uma vibe Assombração na Casa da Colina da Shirley Jackson, mas o livro prometeu e não entregou.
Achei a escrita confusa, os personagens mal construídos. Enfim, não foi pra mim.

Misantropia 03/08/2023

Horrível realidade ou imaginação doentia?
Será que a palavra de uma preceptora sobre fantasmas que só ela vê é, de fato, confiável? Ou será tudo fruto de sua imaginação? Assim é em A outra volta do parafuso, uma novela lançada em 1898 que é considerada um clássico da literatura do terror.
???????
O horror presente na trama é bastante sutil e, não ache que vá tomar sustos do tipo que tira sua alma do corpo, e com isso não quero dizer que a estória não é medonha, porque ela é. O bizarro está nas entrelinhas, nos diálogos, nos pensamentos e, principalmente, naquilo que não é dito. A ânsia da narradora em proteger as crianças dos espectros, às vezes, beira à obsessão. E o fato de o tempo todo a gente se questionar se tudo é real ou se são meras projeções sua é o que torna essa leitura tão singular.
???????
O livro é curtíssimo, mas carrega em suas páginas uma intriga atemporal e um desfecho tão abrupto que me indaguei se não estavam faltando páginas. O que só torna tudo mais interessante. Essa edição da Penguin Copanhia traz ainda um posfácio muito esclarecedor que me ajudou a compreender certos aspectos da estória e que creio ser indispensável.

Sany 29/07/2023

Vou confessar que esperava mais, em alguns pontos tive que reler pra entender bem. Mas penso que ficou um final em aberto. Esperava mais.

Bruna 20/07/2023

Nhe
Olha....hahaha devo dizer que fiquei ligeiramente decepcionada. Eu já tinha visto a série da Mansão Bly que, digamos, não deixa dúvidas sobre o que está acontecendo, se a mulher vê as coisas ou se tá xarope.
Fiquei esperando que o livro fosse ter mais desenvolvimento do que rolou ali na série, então eu tava ali esperando maior água rolar embaixo dessa ponte e pá, cabô. Ainda mais que nessa edição que li a história acaba em 75%, o resto é posfácio.
Mas o posfácio foi interessante pra complementar a leitura. Eu tava achando que a mulher era meio xarope num aspecto, e ele me mostrou que na verdade era era xarope em outros também, de mentiras e forçação intencional da protagonista.
Entendo que o ‘terror’ desses livros do século retrasado são mais sensíveis, do povo surtar com o que talvez seja, de ficar assombrado com o mínimo, e até (meudeus) morrer de susto hahaha
Enfim, acho que ter visto a série antes prejudicou a minha experiência de leitura, até porque gostei da série, queria que tivesse um pouco mais dos incrementos que ela trouxe.

site: https://www.instagram.com/alendolivro/

Tahyy 17/07/2023

A história começa quando uma jovem governanta é contratada para cuidar de duas crianças órfãs, Miles e Flora, que vivem na propriedade rural de Bly. O que poderia parecer um trabalho comum se transforma em uma trama arrepiante à medida que a narradora se depara com fenômenos sobrenaturais e uma aura de mistério envolvendo os pequenos.
O autor explora habilmente o tema da inocência, lançando dúvidas sobre a verdadeira natureza das crianças. A governanta começa a acreditar que Miles e Flora estão sendo influenciados pelos fantasmas, sendo manipulados ou mesmo possuídos por eles. Essa conversa é transmitida de forma magistral ao leitor, criando uma sensação de inquietação e desconforto ao longo da leitura.

Esta obra é um exemplo marcante do horror psicológico, um conto que desafia e perturba o leitor até a última página com uma atmosfera de tensão crescente e ambiguidade, levando a um final ambíguo e inquietante.

Wellington 16/07/2023

É isso?
Devido a ter assistido a série onde o livro foi a inspiração, tinha grandes expectativas quanto a essa leitura, no fim me decepcionei. Está longe de ser uma leitura empolgante, e comparando com a série, os diretores e roteiristas fizeram um excelente trabalho porque a leitura em si foi difícil. Enfim tirem suas próprias conclusões mas eu mesmo agora fiquei com o pé atrás com o autor.

JAlia.Gaspari 15/07/2023

A outra volta do parafuso
Essa história te deixa pensativo do inicio ao fim.
Não é daqueles livros de terror que te deixam com medo, mas ele te da uma certa agonia já que você não entende muito bem o que está acontecendo...
Estou até agora sem entender kkk