A Volta do Parafuso

A Volta do Parafuso Henry James

Resenhas - A Volta do Parafuso

Rosangela Max 07/10/2023

Gostei, apesar de deixar o leitor a ver navios.
É uma história que deixa o tempo todo na dúvida se há uma situação sobrenatural ocorrendo ali ou é um caso de loucura da preceptora. Porém, quando está ficando interessante? acaba.
Comecei e terminei a leitura com a pulga atrás da orelha. ?
Li nesta edição bilíngue e gostei muito!
Recomendo a leitura.

@eleeoslivros 07/10/2023

Livro de escrita complexa, história chata, ranso dos personagens.
ah a ultima linha é ótimo!
vale a lida mesmo com ódio.

Renata.Mieko 06/10/2023

O livro é ok... não é assustador.
E confesso que em muitas partes eu perdi a atenção ao que estava lendo.
Não me prendeu totalmente como imaginei.

Klelber 06/10/2023

Segunda leitura
Primeira vez que li este livro não entendi muito, li rápido, agora fiz uma leitura mais proveitosa. O livro deixa aquela sensação de suspense o tempo todo e, o final eu não esperava...

Everton.Paulo 06/10/2023

História de fantasmas ou sobre estado mental?
Nesse romance do fim da era vitoriana, temos ingredientes clássicos da época. Mansões assombradas, fantasmas, visões e personagens adoecendo durante a história.
Na véspera de Natal um grupo de pessoas conta histórias de terror sob a luz de uma lareira. Até que um deles pede a palavra para contar algo supostamente real.
Logo no início, conhecemos o narrador que é a protagonista da história, que é contratada para ser babá de duas crianças órfãs numa mansão no campo. A relação da babá com as crianças, os outros moradores e a casa em si traz os aspectos de terror na história.
Em certos momentos incomoda a relação desconfortável entre ela e o menino.
A narradora também tem visões que a atormentam até o fim da história. Tais visões são contestadas por outros personagens em determinados momentos, o que nos faz refletir sobre o quanto de tudo aquilo está realmente acontecendo
O livro é curto, mas não espere ler em um dia. A leitura é complexa e necessita muita análise. Mas é um ótimo exemplo sobre a relação tão clássica entre fantasmas e estado mental.

gi 06/10/2023

Confuso
Falando aqui somente sobre minhas impressões, eu fiquei boa parte do livro bem perdida, e sendo sincera não sei se no final cheguei a me achar, não curto muito finais abertos.
Então eu particularmente prefiro acreditar que foi tudo ?Fonte: vozes da minha cabeça? da pobre governanta sem nada pra fazer e querendo achar explicação em nada além de crianças fazendo criancices. Fora isso, achei a história realmente bem construída, uma escrita até que fácil e sem muitas descrições de ler, tornando o livro curto e rápido, acho que vale a experiência, cheguei a sentir um certo frio na barriga ao ver as assombrações junto a imaginação de nossa narradora talvez não muito confiável.

Adriana Scarpin 04/10/2023

Acabei de reler esse monumento da literatura anglo-americana, tem 22 anos que o li pela primeira vez, estava no meu segundo ano do curso de Letras e a edição em questão mantinha o título da adaptação cinematográfica: Os Inocentes, filme que já tinha assistido numa madrugada da Globo nos anos 90 e que até hoje está no meu top 5 de melhores filmes de horror já feitos, tal como a novela que deu origem.
Como diz o Caetano Galindo no prefácio, A Outra Volta do Parafuso é um eterno convite à releitura, tanto pelo fato de ser curto, quanto pelo fato de ser uma obra-prima. Nós nunca sabemos se estamos diante do sobrenatural ou de fantasias histéricas de uma solteirona vitoriana e é como James constrói isso, nessa ambiguidade que não nos dá certeza de nada, que torna esse livro tão brilhante.

ahcorsuehtam 04/10/2023

Clássico
Assim como um bom clássico, este livro possui seus lados fortes e fracos. certamente ter pego uma versão mais antiga tornou a leitura mais maçante, porém não deixa de ser uma história original.

toda a complexidade envolvida na narradora e nas crianças deixa uma grande liberdade imaginativa para o leitor (principalmente devido ao final ser aberto).

e o bom de livros assim é que dependendo do período da nossa vida que lemos, inferimos algumas conclusões, por isso sei que daqui uma década terei afirmativas completamente diferentes das que possuo agora.

juliazoratti 25/09/2023

Resenha
Gostei bastante! o livro é mais lento pra mim por ser com outra linguagem, mas realmente me internei por ele e achei medonho, recomendo bastante!!!

Larissa 10/09/2023

A verdade é fabricada com mentiras?
Publicado inicialmente em 1898 em doze partes na revista collier's weekly, pelo autor Henry James, o livro, um clássico do terror, pode ser descrito como do gênero drama, suspense e terror psicológico e conta a história de uma governanta que foi incumbida de cuidar de duas crianças órfãs: Flora e Miles, na mansão Bly. Todavia, ao se mudar para a mansão a governata percebe a presença de seres sobrenaturais ao qual descobre tratar-se de Peter Quint um antigo empregado de confiança do dono da mansão e Miss Jessel a mulher com a qual tivera um caso. A governanta define como a sua missão a de proteger as crianças de verem o sobrenatural.

O livro é narrado em primeira pessoa, o que deixa dúvidas sobre a credibilidade dos relatos. Além disso, não existe a certeza de que de fato os fantasmas eram reais ou delírios da mente da governanta, se de fato ela enxergava o que via ou se queria provar aos demais que não era louca. Trata-se pois dos extremos entre uma suposta clarividência ou entre um suposto delírio. O título: A volta do parafuso ou A outra volta do parafuso, tem como uma das interpretações o poder da governanta sobre as crianças em da "a volta do parafuso a virtude humana", no caso a inocência das crianças, que fica mais bem explicada nas cenas finais do livro. Na nota explicativa dessa edição, são expostas as diferenças entre dois grandes escritores Ingleses e que retratavam o sobrenatural em suas obras de um lado o autor desse livro: Henry James e do outro Shakespeare. Esse último além de buscar a emoção do que vem do além túmulo, buscava entender os conflitos da profunda, Misteriosa e surpreendente alma do homem. Já James buscava a finalidade única da emoção, buscando explorar a atmosfera do terror, sem nenhuma preocupação com os conflitos humanos. Um clássico do terror, que inspirou o filme Os inocentes e a série A Maldição da Mansão Bly, essa vale muito a pena assistir. Recomendo muito a leitura dessa obra.

jhulica 30/08/2023

Resenha: Outra volta do parafuso
Sendo bem sincera, achei meio raso.
O livro deixa uma incógnita na qual você não sabe dizer se a narradora é maluca ou se tudo o que ela diz é real (e isso é muito bem desenvolvido na obra) mas a narração não me prendeu muito, deixando muitas vezes o texto maçante.
Pra quem gosta de livro de terror e suspense, eu definitivamente não recomendaria esse livro.
Talvez eu tenha colocado muita expectativa nesse livro (até pq estou desde o ano passado querendo ler) e foi uma decepção.

Giovani 26/08/2023

O clássico livro de Henry James concretiza o que parece ser a proposta do autor: deixar o leitor sem saber quais os verdadeiros acontecimentos. Todavia, a narrativa não me cativou por completo, pois apesar de querer saber os próximos fatos, sempre tinha a impressão de que algo aconteceria mais incisivamente, mas permanecia a narrativa muito descritiva da personagem. Enfim, vale a leitura, porque certamente os efeitos e sensações da história são diferentes em cada leitor.

24/08/2023

Esperava mais. Desapontada.
Talvez se tivesse lido todo em um dia corrido e em um outro contexto pudesse ter gostado mais. Mas infelizmente fiquei bem desapontada. Até é um pouco envolvente mas cansativo e exige muita atenção na leitura. Dependendo do cansaço com que estamos a leitura não flui. Dei 2 estrelas por em alguns momentos ter me prendido e ter conseguido terminar mas de forma geral não rolou.

lovsoso 23/08/2023

A pior babá do mundo
Esperava gostar mais desse livro, por ser um clássico e a inspiração da maravilha que é Haunting of Bly Manor, mas acho que essa adaptação foi bem mais interessante do que o material base. é uma leitura pesada, e com ritmo bem devagar mesmo sendo um livro curtinho. o que se destacou pra mim foi a ambiguidade do final, o mistério em torno daqueles fantasmas e da credibilidade da preceptora. não leria de novo, mas pra mim nenhuma leitura é tempo perdido, então deixei 2 estrelas