A outra volta do parafuso

A outra volta do parafuso Henry James

Resenhas - A Volta do Parafuso

Misantropia 03/08/2023

Horrível realidade ou imaginação doentia?
Será que a palavra de uma preceptora sobre fantasmas que só ela vê é, de fato, confiável? Ou será tudo fruto de sua imaginação? Assim é em A outra volta do parafuso, uma novela lançada em 1898 que é considerada um clássico da literatura do terror.
???????
O horror presente na trama é bastante sutil e, não ache que vá tomar sustos do tipo que tira sua alma do corpo, e com isso não quero dizer que a estória não é medonha, porque ela é. O bizarro está nas entrelinhas, nos diálogos, nos pensamentos e, principalmente, naquilo que não é dito. A ânsia da narradora em proteger as crianças dos espectros, às vezes, beira à obsessão. E o fato de o tempo todo a gente se questionar se tudo é real ou se são meras projeções sua é o que torna essa leitura tão singular.
???????
O livro é curtíssimo, mas carrega em suas páginas uma intriga atemporal e um desfecho tão abrupto que me indaguei se não estavam faltando páginas. O que só torna tudo mais interessante. Essa edição da Penguin Copanhia traz ainda um posfácio muito esclarecedor que me ajudou a compreender certos aspectos da estória e que creio ser indispensável.

Sany 29/07/2023

Vou confessar que esperava mais, em alguns pontos tive que reler pra entender bem. Mas penso que ficou um final em aberto. Esperava mais.

Bruna 20/07/2023

Nhe
Olha....hahaha devo dizer que fiquei ligeiramente decepcionada. Eu já tinha visto a série da Mansão Bly que, digamos, não deixa dúvidas sobre o que está acontecendo, se a mulher vê as coisas ou se tá xarope.
Fiquei esperando que o livro fosse ter mais desenvolvimento do que rolou ali na série, então eu tava ali esperando maior água rolar embaixo dessa ponte e pá, cabô. Ainda mais que nessa edição que li a história acaba em 75%, o resto é posfácio.
Mas o posfácio foi interessante pra complementar a leitura. Eu tava achando que a mulher era meio xarope num aspecto, e ele me mostrou que na verdade era era xarope em outros também, de mentiras e forçação intencional da protagonista.
Entendo que o ‘terror’ desses livros do século retrasado são mais sensíveis, do povo surtar com o que talvez seja, de ficar assombrado com o mínimo, e até (meudeus) morrer de susto hahaha
Enfim, acho que ter visto a série antes prejudicou a minha experiência de leitura, até porque gostei da série, queria que tivesse um pouco mais dos incrementos que ela trouxe.

site: https://www.instagram.com/alendolivro/

Tahyy 17/07/2023

A história começa quando uma jovem governanta é contratada para cuidar de duas crianças órfãs, Miles e Flora, que vivem na propriedade rural de Bly. O que poderia parecer um trabalho comum se transforma em uma trama arrepiante à medida que a narradora se depara com fenômenos sobrenaturais e uma aura de mistério envolvendo os pequenos.
O autor explora habilmente o tema da inocência, lançando dúvidas sobre a verdadeira natureza das crianças. A governanta começa a acreditar que Miles e Flora estão sendo influenciados pelos fantasmas, sendo manipulados ou mesmo possuídos por eles. Essa conversa é transmitida de forma magistral ao leitor, criando uma sensação de inquietação e desconforto ao longo da leitura.

Esta obra é um exemplo marcante do horror psicológico, um conto que desafia e perturba o leitor até a última página com uma atmosfera de tensão crescente e ambiguidade, levando a um final ambíguo e inquietante.

Wellington 16/07/2023

É isso?
Devido a ter assistido a série onde o livro foi a inspiração, tinha grandes expectativas quanto a essa leitura, no fim me decepcionei. Está longe de ser uma leitura empolgante, e comparando com a série, os diretores e roteiristas fizeram um excelente trabalho porque a leitura em si foi difícil. Enfim tirem suas próprias conclusões mas eu mesmo agora fiquei com o pé atrás com o autor.

JAlia.Gaspari 15/07/2023

A outra volta do parafuso
Essa história te deixa pensativo do inicio ao fim.
Não é daqueles livros de terror que te deixam com medo, mas ele te da uma certa agonia já que você não entende muito bem o que está acontecendo...
Estou até agora sem entender kkk

Tatinha.Car 12/07/2023

Novela bem escrita, gostei do suspense e a leitura foi fluida, mas em alguns momentos confusa.
O final achei aberto e confuso, não gostei ficou faltando algo mais.

KiraLunna 05/07/2023

Uma leitura bem diferente do que estou acostumada! Não sou a maior fã de livros de suspense e fantasmas.
Para falar a verdade, de início não gostei muito do livro, achei muito confuso e com uma escrita prolixa e contraditória.
Depois da discussão com o clube do livro de que faço parte e de pesquisar um pouco sobre o livro e o autor, comecei a repensar minha experiência.
Achei muito interessante o modo como o autor tornou a narradora alguém confusa e não confiável exatamente pelos pontos que a princípio me incomodaram no livro.
Imagino que minha primeira impressão possa ter consecutido de uma leitura inocente, por isso pretendo visitar esse livro novamente futuramente.

Telma77 04/07/2023

Intrigante!
Começou meio arrastado, mas depois eu devorei. Te dá margem a muita interpretação da situação que continua um bom mistério para refletir.

André 03/07/2023

Sobre "A Volta do Parafuso" (ainda não li "Daisy Miller").
Uma obra que justifica totalmente a fama e o prestígio que tem.

Em pouco mais de 100 páginas, Henry James nos leva a uma jornada de suspense/terror psicológico que, devo dizer, não deve nada a outros nomes consagrados como Edgar Allan Poe. Pegando uma premissa simples (mas não simplista) e a desdobrando até suas últimas consequências, James cria uma atmosfera que, apesar de um começo "lento", torna-se cada vez mais tensa, angustiante e ambígua - prato cheio para o autor abordar, nas entrelinhas, questões de sua época e também colocar em xeque a própria natureza do relato da narradora e protagonista. Sim, "A Volta do Parafuso" é um livro que, ao final, deixa o leitor com mais perguntas do que respostas. Não quero explicitá-las aqui pois acho que isso tiraria a graça da primeira leitura, mas, garanto a vocês, esta é uma história que pretendo revisitar muito em breve - mais atento às nuances perdidas e aos sinais que, tenho certeza, sempre estiveram ali.

Aos mais imediatistas, um aviso: James é um autor que, digamos, vai no seu ritmo próprio quando se trata do estabelecimento do ambiente psicológico da narrativa. Não são poucos os longos momentos de reflexão da protagonista acerca do que pensa, do que sente e do que percebe - reflexões recheadas de longos e poéticos parágrafos. Pessoalmente, não vi problema nisso - muito pelo contrário. Creio que um dos grande trunfos do livro é a forma como o autor utiliza-se de sacadas linguísticas e narrativas como estas para nos manipular e nos envolver no jogo da narrativa, criando um espaço propício para todos os questionamentos que ficam após o terminar do último capítulo.

Para quem gosta de narrativas de suspense ou quer conhecer a obra que inspirou "A Maldição da Mansão Bly", não posso deixar de recomendar este livro. Certamente tenho aqui um dos meus favoritos da vida.

* A edição que tenho (disponível no Kindle Unlimited) traz também "Daisy Miller", do mesmo autor. Ainda não li esta, retornarei com impressões assim que o fizer.

UrsaMaior 02/07/2023

Angústia e Entrelinhas
Vale pela "A Volta do Parafuso", por isso dei 3,5 estrelas. Um dos melhores - e mais angustiantes - livros de terror que já li.
Daisy Miller, por mim, podem ignorar.

Mona 02/07/2023

Vai te deixar meio tonto! ?
Escrito em 1898, o clássico A outra volta do parafuso nos traz a história de de uma jovem professora que aceita se mudar para a mansão Bly a fim de cuidar de duas crianças órfãs: Flora e Miles. Ao chegar lá ela se depara com mistérios que rondam a casa e com dúvidas sobre sua própria saúde mental.
O livro é considerado (e catalogado) como um horror gótico mas, eu sinceramente achei que ele vai mais para o lado do drama do que qualquer outra coisa kkkkkkkkk a narrativa não é tão rápida, mesmo o livro tendo apenas 200 páginas mas a tradução da @penguincompanhia segue impecável.
O livro começa com um grupo de amigos reunidos para contar histórias de terror e te prende bastante mas, algumas descrições e pensamentos-sem-fim da protagonista (sem nome) muitas vezes nos cansam e fazem a leitura demorar um pouco mais do que o necessário.
No geral, é um bom livro, com uma história interessante e que no fim ainda deixa um gostinho de 'quero mais' por conta de seu final aberto e sem muitas explicações. Dias depois dessa leitura o livro ainda cresce, cada dia um pouco mais aqui dentro da minha cabeça e diversas teorias sobre começam a surgir.
Apesar de não ter NADA a ver com o livro, recomendo muito a série da Mansão Bly na @netflixbrasil ! Vocês não vão se arrepender ??

Marília 28/06/2023

Essa história não me deixou com medo. Acho que não entrei no clima. Não gostei muito do final mas as crianças são legais.

Isabela.Andrade 25/06/2023

Leitura confusa!
Estava com boas expectativas por se tratar de uma obra clássica e que tem fantasmas na história. Porém, minhas expectativas não foram atendidas, principalmente porque a leitura é confusa e muito devagar.

A protagonista que é a cuidadora das crianças da história é a narradora, no entanto, com o decorrer da leitura você vai percebendo que não pode confiar nela. O que deixa tudo mais difícil de ser desvendado e compreendido. Afinal, os fantasmas que ela diz ver, eles existem mesmo? As crianças são controladas por eles, elas são más? Fiquei me questionando sobre isso durante toda a leitura.

O final também é aberto, coisa que não me agradou, porque deixou aberto além das questões que mencionei sobre a protagonista, o autor não dá um desfecho para a Flora e a Grose. Elas saem de Bly e nunca mais voltam? Flora estava mentindo sobre ver os fantasmas ou não? A senhora Grose levou ela embora porque tinha medo da protagonista cuidadora? Nunca saberemos.

Outro ponto que achei desnecessário foi o posfácio que basicamente serviu pra explicar a história inteira e te induzir a desconfiar da protagonista, acreditar que os fantasmas eram invenções da cabeça dela e que na verdade, ela era má e estava protegendo as crianças de algo inventado, o que resultou tragicamente na morte prematura do Miles.Ou, a tutora estaria já tão louca que se convenceu que o Miles era malvado e matou ele pra se livrar dele?

Mas apesar dessas pontos problemáticos, acredito que não posso deixar de mencionar que senti de fato medo enquanto lia alguns capítulos, em especial na cena do lago em que ocorre o encontro da Jessel com a Flora e consequentemente da cuidadora e Sra. Grose, a maneira como o autor descreve o medo da protagonista é capaz de deixar nós leitores aflitos e com medo também.

Fiquei contrariada com esse livro, muitas brechas e perguntas sem respostas, eu prefiro me sentir "ludibriada" pela tutora e acreditar que os fantasmas existiram sim e tomaram conta das crianças.