Fragmentos do Inferno

F. S. Pellicer
Claudio Parreira

Resenhas - Fragmentos do Inferno

Rita Nunes 11/09/2017

Esse livro é composto de vários contos, cada um de um autor diferente, contando o que aconteceu na noite do incêndio no edifício Santa Eulália em cada um dos apartamentos. Alguns são bons, outros nem tanto. Eu comprei esse livro por causa do Tiago Toy, mas me decepcionei com o conto dele. Para mim, o melhor foi o da Georgette Silen. Vale a leitura.

Literatura 02/10/2013

Os vários ângulos de uma tragédia
Um incêndio toma um antigo prédio residencial na desprestigiada região central da cidade de São Paulo. A destruição do edifício Santa Eulália ocorre rapidamente e poucos moradores conseguem escapar com vida.

Este é o cenário de Fragmentos do Inferno (Ed. Estronho, 160 páginas), obra escrita por diversos autores, cada um contando uma história diferente dentro desse contexto de desolação. Mas o prefaciador avisa: não se trata de um livro de contos. E ele não poderia estar mais certo.

Na verdade, cada história traz um dos apartamentos como foco. Seus moradores, os antecedentes destes e o que estavam fazendo no momento fatídico. Os textos acabam se entrelaçando e se completando de tal forma que, não fossem as apresentações dos autores no início de cada capítulo, eu não diria que as páginas do livro tivessem sido escritas a tantas mãos. Isso mostra a sinergia do grupo de escritores.

Veja resenha completa no site:

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/2013/10/resenha-fragmentos-do-inferno-os-varios.html

Guliver 01/10/2013

Os vários ângulos de uma tragédia

Leia o restante da resenha em:

Luciana Fátima 09/12/2012

Peculiaridades literárias...
Fragmentos do Inferno é um livro peculiar. Impressiona, em um primeiro momento, pela qualidade editorial e pelos detalhes gráficos ao longo das páginas, que farão todo sentido à medida que a leitura avançar. O leitor penetrará no universo do Edifício Santa Eulália — situado na região da Cracolândia, em São Paulo —, com alguns personagens fantasticamente descritos em um ambiente onírico; outros, encapsulados em suas realidades sufocantes. Todos, de uma maneira ou de outra, ligados pela única coisa que possuem em comum, mas que acabará selando seus destinos: o espaço de convivência que compartilham. Escrito por vários autores (que ficaram, individualmente, responsáveis pela apresentação de cada apartamento e seus respectivos moradores), e magistralmente costurado e organizado por Rober Pinheiro e Sumaya Sarran. Imperdível!!!

(resenha originalmente escrita para revista Ocas")

Cristiano Rosa 22/10/2012

Diário CT: Fragmentos do Inferno
Um incêndio noturno no edifício Santa Eulália, construído nos anos 50 no antigo centro de São Paulo, mata 13 pessoas pelos seus seis andares, deixando apenas três sobreviventes. É essa a trama de Fragmentos do Inferno, livro organizado por Rober Pinheiro e Sumaya Sarran, publicado pela Editora Estronho. O interessante da obra é que ela foi escrita por onze mãos diferentes, e ainda com prefácio de Claudio Brites e uma reportagem final de Romeu Martins.

A obra tem uma capa simples mas bonita, uma diagramação com detalhes que contextualizam a história ao longo das suas 160 páginas. Os autores que participam do volume e narram cada um o que acontece em onze apartamentos do prédio são: Claudio Parreira, Eric Novello, Everaldo Stelzer, F. S. Pellicer, Georgette Silen, Juliano Sasseron, Rober Pinheiro, Ruano Berenguel, Sumaya Sarran, Tiago Toy e Valéria Telles.

A narrativa é um grande quebra-cabeça, que vai sendo parcialmente solucionado na medida em que o leitor lê e conhece o que ocorre em cada andar com os seus dezenove moradores. É contata brevemente a vida de cada personagem, e muitas relações são feitas entre eles nos capítulos.

Entre crianças e jovens, homens e mulheres, os moradores eram os mais diversos. Um escritor, uma mãe de santo, uma diarista, uma modelo, uma prostituta, um gerente de vendas, uma caixa de banco, uma beata, um traficante e um enfermeiro, entre outros, nos apresentam ângulos diferentes sobre a mesma tragédia, envolta de um tom sombrio e misterioso.

O fogo é muito associado ao fim e ao “inferno” de cada um, causando muitas vezes confusão entre o real e o imaginário em meio às chamas. A fumaça, o calor e o desespero dos moradores, juntamente com os gritos, as visões deles, causam até mesmo um certo incômodo no leitor, de tanto que envolvem e instigam.

Muitos temas são tratados pelo livro, por justamente conhecermos vários mundos diferentes que os personagens mostram, como adoção, religião, trabalho, drogas, saúde, leitura, crenças, aborto e prostituição. Há também os animais de estimação de alguns moradores, e um chama muito a atenção, pois este é visto por quase todos que estão no prédio na hora que acontece o incêndio, que é a aranha.

Narrados em maior parte em terceira pessoa, cada capítulo também apresenta situações particulares de perdas, sonhos, descobertas, desejos, preocupações, angústias, mudanças, tormentos, intenções, alucinações, ganâncias, sonhos, culpas, esperanças, favores, ilusões, adrenalinas, rotinas e fofocas. O desfecho de tudo se dá com uma notícia de jornal, comentando sobre o fato trágico e uma entrevista com um dos bombeiros que trabalharam no local.

A obra Fragmentos do Inferno foi uma grande surpresa, mesmo tendo ouvido bons elogios ao livro, ela conseguiu superar todas as minhas expectativas. Mesmo sendo escrita por vários autores – e o prefaciador deixa bem claro que não se trata de uma coletânea de contos -, a trama se completa, os estilos se cruzam e os detalhes deixam a história ainda mais curiosa e interessante.

Fonte: http://www.blogcriandotestralios.com/?p=19214

Leitor Cabuloso 17/10/2012

Ao ver no título dessa resenha “vários autores” você deve estar pensando que se trata de uma coletânea, um livro de contos, correto? Mas, como vemos no prefácio “Fragmentos do Inferno não é um livro de contos”. Você verá aqui a resenha de uma novela. Irá conhecer a rotina do Edifício Santa Eulália em São Paulo no seu último dia de existência, antes do fogo chegar e transformar tudo em um inferno.

Cada autor ficou responsável por um apartamento e personagens citados em um conto são explorados em outro.

A idéia desde o início me interessou, ainda mais pelos nomes dos autores que tem mostrado talento em outras antologias e livros solo.

Não vou resumir todos os contos, até porque pode perder a graça já que todos são interligados. Os contos citados abaixo foram os que mais me interessaram.

Ignácia – Tiago Toy: O primeiro conto do livro que mostra onde a tragédia começou. Ignácia é adotada por um casal morador do apto. 41 do Santa Eulália. Ela já foi adotada outras vezes por outros casais, mas era sempre devolvida sem um motivo aparente…

E livrai-nos do mal – Georgette Silen: Um conto que começou meio confuso, mas terminou sendo muito bom. No apto. 42 conhecemos Joelma, uma religiosa fanática que guarda seus segredos.

Sob os olhares da moça – Ruano Berenguel: No apto. 22 somos apresentados a vida de Zuleica e seu marido. Ela viu no candomblé uma forma de ganhar dinheiro, era a falsa “Mãe Zuleica de Oxum”, porém, tudo tem seu preço.

Isso não significa que os outros contos são ruins, muito pelo contrário: nenhum conto me desagradou.

Além do fato de a maioria dos moradores morrerem queimados – o que já é muito ruim – cada conto carrega uma pitada de sobrenatural.

Fragmentos do Inferno foi o primeiro livro que li com esse formato e me agradou bastante. É interessante pensar o que os autores sentiram ao escrever a história de cada apartamento, criar personagens que outros poderiam usar livremente. Deve ser empolgante e assustador.

Um livro que deve ser lido em uma tacada só – tive de voltar ao índice algumas vezes para me lembrar de quem está em tal apartamento. Porém, é algo muito fácil de fazer. Todas as narrativas são envolventes e tenho certeza de que você vai terminar o livro antes do previsto, como eu. E se sentir satisfeito.