O jogador

O jogador Fiódor Dostoiévski

Resenhas - O Jogador

Arthur 20/01/2023

Um jogador
Romance muito interessante que trata da vida europeia (em especial a francesa e alemã) e como ela se distancia da vida russa, além disso, também trata de forma cômica a relação de uma senhora com o ato de jogar, em que ela aposta todas suas economias para tentar ganhar algo, apenas pelo prazer de jogar. Livro muito interessante e bem mais leve que os outros livros do titio dostô.

Rebeca257 18/01/2023

Meu primeiro contato com literatura Russa, achei que fosse ser mais difícil, algo como um bicho de sete cabeças mas não é bem assim. A leitura não é fácil, mas também não é impossível... A temática não me agradou tanto mas a escrita do Dostoiévski é maravilhosa, vou dar chance a outros livros que talvez possam me interessar mais

Matheus 17/01/2023

Muito bom!
É uma leitura memorável, personagens cativantes, trama com partes de deixar o queixo caído e uma boa lição ao final.

Apesar de ser um livro antigo, traz ensinamentos bem atuais, além de prender o leitor a cada momento.

O primeiro capítulo pode parecer chato e te deixar perdido, mas passando dele fica difícil querer parar de ler.

Gostei bastante e recomendo muito!!!

Ricardo 13/01/2023

O non sense retrato do vício no jogo
Dostoievski faz um duro, mas divertido relato do vício em jogo, em uma história embalada com algum humor e um tanto de sarcasmo.

Fico imaginando esta obra adaptada aos cinemas pelas mãos dos irmãos Coen.

Um Dostoievski mais rápido e leve. Delicioso.

rafa_._cardoso 12/01/2023

Como o vício funciona
Livro bem gostoso de ser lido, apesar de ver como é triste a entrada da pessoa em um vício. É uma história que fisga, e você fica querendo saber mais das "fofocas familiares".

Tem umas passagens meio batidas, mas temos que relevar pelo período e condições em que foram escritos.

Tradução impecável (como sempre) da editora 34

Mari 07/01/2023

Meu primeiro livro do autor. No começo fiquei bem confusa com todos os personagens e achei um pouco entediante os longos discursos.
O autor porém conseguiu transmitir o a tensão das casas de jogo e o sentimento de euforia do jogador ao vencer uma aposta e oq o leva a continuar apostando.

trang 02/01/2023

Amo Dostoiévski, adoro a escrita dele. Mas essa leitura foi bem corridas e vários erros ( pq ele foi meio q obrigado) mas amo o final

julia ð 30/12/2022

o jogador
meu primeiro do dostoievsky, achei uma leitura super confortável e adorei os diálogos em francês.

lisa 23/12/2022

achei esse livro bem mediano se comparado com as outras leituras do autor. não me interessei quase nada pelos acontecimentos ou pelos personagens, mas o final é bem legal e o livro tem momentos interessantes envolvendo vício. a leitura é até bem facil, considerando que o autor é o dostoiévski.

Submarino 14/12/2022

O dinheiro e as realações
Um clássico da literatura russa no qual o teor psicológico supera qualquer limite do gênero recreativo. É uma reflexão sobre como o dinheiro está no centro de todas as relações dos personagens do livro.

dany 11/12/2022

Eu achei que é um livro bom, algumas vezes tive dificuldade de entender o que estava acontecendo, mas não é ruim. Gostei da história e de todos os personagens, cada um tinha a sua marca. Os que eu mais me apeguei foram Alexis e a vovó. A melhor parte do livro era os dois apostando, o Alexis ajudando a vovó a apostar e ganhar sempre no zero e no vermelho. É um livro curtinho e com uma história boa, recomendo.

J.v 10/12/2022

Uma boa leitura para fins de semana.
Bom, creio que o jogador é um livro "difícil" de ser lido não só pela razão comum de deixar o leitor reflexivo, mas também pela ambientação que por vezes incomoda bastante, Dostoiévski nos entrega uma tremenda análise psicológica de um viciado em jogos feita por outro viciado em jogos, é simplesmente brutal.

Gabriel.Bavaresco 06/12/2022

Dostoiévski é muito diferenciado
Mais uma obra lida do russo, sempre um deleite apreciar sua escrita, como um estudante de psicologia acho fantástico a maneira de descrever as emoções humanas da forma que Fiodor faz, é exclusivo e genial.

Sophya 03/12/2022

O vício é tratado tão bem que só se torna claro o jogo como aglutinante da história ao final do livro, até aí o mistério que mais chama atenção é a excentricidade dos outros personagens, enquanto o protagonista tenta entender a relação de todos. Então, as posições de autoridade e dinheiro nada importam, se invertem tanto quanto podem numa volatilidade cômica, o próprio personagem central vive um mês de luxo e perde tudo sem se importar muito, pois sabe que pode recuperar tudo na roleta, e seus amigos sabem disso, ao mesmo tempo que o leitor tem a última percepção que era óbvio o vício, que a ajuda financeira era impossível, já que ele apenas iria apostar de novo. O dinheiro é o centro, e raramente é conseguido pelo trabalho. Chega a ser vago em muitos aspectos, mas preenche tudo o que tinha a dizer, a sorte é a única coisa que importa.