Riso: a Religião Essencial

Riso: a Religião Essencial Osho

Resenhas - Riso: a Religião Essencial

.23 25/06/2012

Uma boa piada
Assim como muitas das obras assinadas pelo nome Osho, esta aqui é uma compilação de palestras, pensamentos e afins dele.

Juro que não esperava ler tanta piada num livro só (no bom sentido), nem mesmo imaginava piadas chulas, ainda mais vindas do Osho -- o que, no fim das contas, não passou de uma clara demonstração do que a sociedade fez com o riso ao impor a cultura da seriedade e da sisudez.

A maior piada de todas, ressalta Osho em um trecho do livro lá pro final, é a ridícula busca pela espiritualidade na qual muitos de nós (se não todos) embarcamos, com uma certa ingenuidade, para, no fim, descobrir que ela já estava em nós esse tempo todo. Não há onde buscar; já somos a própria meta dessa tola busca.

Um dos momentos mais interessantes do livro é logo no início, onde Osho mostra o quanto a religião desprezou o riso e estabeleceu o seu oposto (a seriedade) como um valor muito mais digno e próximo do divino.