Pais e filhos

Pais e filhos Ivan Turguêniev

Resenhas - Pais e Filhos

Ana 23/01/2024

O melhor clássico russo!
Esse foi o meu primeiro contato com o turgueniev, e que surpresa boa! (agradeço aqui ao meu amigo isaías pelo presente na edição maravilhosa da antofágica). é um livro engraçado e extremamente sensível ao mesmo tempo. além de tudo, é um clássico em seu maior sentido: uma obra que não envelhece. me senti intimamente tocada pelas relações entre os personagens e por como elas encontram eco na minha vivência. incrível, incrível, incrível! me fez lembrar do porquê escolhi a literatura como carreira.

Alexia.Gassenferth 21/01/2024

O primeiro retrato do conflito geracional
Segundo autor russo lido.
Acredito que um dos grandes trunfos dos autores russos do seculo XIX é traduzir a natureza humana e as questões sociais de forma universal.
Não importa que estamos no Brasil no século XXI, encontramos muitos Bazarovs e pais na ânsia de não se verem obsoletos e com dificuldade de comunicação com as novas gerações.
Encontramos e fazemos parte das gerações de jovens que chegam naquela fase da vida de criação de ideias próprias e questionamento de tudo que a geracao anterior fez. Temos certeza que sabemos tudo, que descobrimos o segredo. A maioria de nós acaba aspirando algo muito parecido do que nossos pais construíram.

Eu achei um livro muito fluido e fácil de ler. Devorei. Arrisco dizer que é um bom primeiro livro russo, pra quem quiser começar.

vini 19/01/2024

eu adorei o livro, devorei ele. mas SENHORE como aquele bazarov é chato meu deus ele tratava os pais super mal tadinhos veir

Matheus 19/01/2024

Pais e Filhos - Ivan Turguêniev
Pais e Filhos é a segunda obra de Turgueniev que leio, e em ambas, me fascina a habilidade do autor em descrever o tempo, as diferenças entre gerações e os regozijos da mocidade. É como se ele fosse o próprio Cronos; Turgueniev utiliza o tempo como um dos elementos principais de sua obra, permitindo que ele teça o enredo. É incrível o nível elevado da literatura russa. Se leio Dostoiévski, sou convidado a mergulhar na psiquê humana; se leio Tolstói, sou confrontado com diversos dilemas morais, e ao ler Turgueniev, sou totalmente envolvido pelo tempo. Enfim, que obra magnífica! Recomendo muito a leitura. Ambientada na Rússia do século XIX, a narrativa gira em torno dos conflitos geracionais e ideológicos entre pais conservadores e filhos revolucionários. A trama se desenrola com a visita do jovem e iconoclasta Bazarov à propriedade rural dos pais de seu amigo Arkádi. Bazarov, um niilista convicto, representa a juventude rebelde e cética da época. Seu embate com os valores tradicionais e o confronto com a sociedade estabelecida formam o cerne do enredo. Turgueniev habilmente tece uma tapeçaria complexa de personagens, explorando suas motivações e dilemas. O autor utiliza o relacionamento entre pais e filhos como uma lente para examinar as mudanças sociais e políticas ocorrendo na Rússia da época. A obra destaca-se pela riqueza psicológica de seus personagens, pela análise aguda das contradições sociais e pela reflexão profunda sobre o papel do tempo na evolução das relações humanas.

Fernanda.Caputo 15/01/2024

Os homens se parecem mais com seus tempos que com seus pais
No começo, talvez pela tradução (essa edição do Clube de Literatura Classica é feita pelos irmãos Guerra, em português de Portugal), não me pegou muito.
Mas, conforme fui lendo e me acostumando, simplesmente não consegui largar.

A postura dos dois jovens estudantes, Arkádi e Bazárov, de superioridade em relação aos pais é tão, tão atual!
A cena em que Arkádi tira um livro de Púchkin das mãos do pai e o substitui por algo que julga mais adequado é emblemática.

Bazárov, especialmente, acha-se um Deus: "Tu, meu amigo, continuas parvinho, ao que vejo; os Sítnikov deste mundo são necessários. Percebes? Preciso desses idiotas. Não são os deuses que cozem os potes!".

Confesso que ao longo do livro achei Bazárov absolutamente detestável, mal educado e arrogante. No entanto, ao final, comecei a sentir um pouco de piedade. Vazio e triste, isolado em seu pedestal autoconstruído. O romantismo que ele tanto desprezou, é necessário.

É uma leitura esplêndida. Recomendo muito!

Michel 11/01/2024

Resenha pais e filhos
Uma história que a cada página me conectava mais com a história, tendo certo afeto por certos personagens. Seus pensamentos, discussões e filosofias me fez pensar sobre muita coisa. Que livro, não é a toa que é um clássico russo

Tata 10/01/2024

Parecido com o primeiro livro que eu li do Turguéniev, também começou com um tom mais romântico e termina com um acontecimento trágico. Gostei muito de ler a dinâmica de relações do Bazarov com os pais, que se distanciam muito por causa da diferença de gerações

Cilene 10/01/2024

Uma.das principais lições extraídas do livro é a natureza dinâmica das relações familiares e sociais. Turguêniev destaca como as gerações muitas vezes se distanciam uma.das outras devido a mudanças sociais, políticas e culturais. O autor não toma partido, apresentando as perspectivas tanto dos pais como quanto dos filhos com empatia, permitindo que o leitor forme suas próprias conclusões sobre o conflito central.
Além disso ofere6uma análise perspicaz das ideias niilistas que floresceram na Rússia do século XIX. Basarov o protagonista personifica a mentalidade niilista que questiona e desafia as estruturas tradicionais, antecipando os tumultos sociais que caracterizariam a Rússia nas décadas seguintes.

Marcia.Moutinho 10/01/2024

Obra prima da literatura russa do século XIX. Leitura fácil, fluída e maravilhosa. Vale muito a pena.

Diego Avlis 26/12/2023

Sentimentos em Conflitos
Algumas pessoas adotam filosofias de vida antes do tempo e por isso fracassam nos seus ideais.

Bazarov quer ser niilista sem entender qual o preço que terá que pagar por isso.

Ignora e despreza o amor, mas é incipiente demais para tal ato. Quis assumir um desafio do qual não estava preparado.

Só pode entender que somente quem não ama é livre quando já teve inúmeras desilusões e o coração partido milhões de vezes, só ai você compreende que o amor (romântico) é vaidade das vaidades.

Se negar o amor sendo inexperiente, então será traído pelo sentimento e sem perceber estará agindo como um idiota apaixonado (e dificilmente conseguirá se perdoar por isso).

A experiência acontece quando somos "ação" no decorrer do tempo (os inertes nada aprendem no decorrer dele).

É preciso mergulhar e se afogar as vezes. O fato é que muito do nosso aprendizado, quase sempre, só se logra pela dor (e da pior forma, pela dor própria ao invés da dor alheia).

O amor é um sentimento fingido, egoísta que visa somente a conveniência (paz, conforto, poder etc...)?

Quando mais estudamos e aprendemos a dinâmica da vida e dos relacionamentos, passamos a concluir que sim...

Um livro sensacional, profundo, digno e esperado de um clássico.

Turguêniev é um crítico elegante do povo e do senso comum execrável que está impregnado nele.

Sabe mais do que nunca que quem está em cima quer que as coisas permaneçam do jeito que estão... E não medirão esforços para convencer a "massa" de que eles estão certos.

O assustador é ver que a estratégia funciona até hoje.

O povo tem mais medo da mudança do que da desgraça, por isso permanece na desgraça...

Você não é mais o mesmo quando termina de ler um clássico, portanto, eu já não sou mais o mesmo de uma semana atrás...

gabskaramazov 24/12/2023

As questões geracionais foi uma questão de posicionamento neutro do autor que apesar de existirem conflitos geracionais ele não coloca uma geração como certeza ou errada, ou seja, sem partido algum, acaba deixando a critério do leitor refletir sobre quem está de fato com a razão.

Samanta.Fiordomo 23/12/2023

Esperava um pouco mais, achei bem cansativo. Obviamente retrata conflitos geracionais mas, ao meu ver, de forma tediosa.