Pais e filhos

Pais e filhos Ivan Turguêniev

Resenhas - Pais e Filhos

Mariana Rodrigues 24/09/2023

Pais e Filhos
Quando o jovem estudante Arkádi Nikolaitch retorna para casa, está acompanhado de um amigo e mentor, que causa imenso desgosto ao seu pai e seu tio. O companheiro, Bazárov, despreza qualquer autoridade, é antissocial e se proclama niilista. O conflito geracional que se segue é ímpar na literatura.
Publicado em 1862, Pais e filhos continua a refletir o confronto entre gerações e as expectativas de um tempo anterior que se choca com as atitudes e os ideais dos momentos seguintes, esquecendo-se da potência transformadora da juventude.
Com tradução direta do russo para o português, este clássico protagonizou uma das maiores polêmicas da literatura russa: Ivan Turguêniev foi acusado de ser responsável por atos criminosos cometidos por radicais influenciados por sua obra. De acordo com Rubens Figueiredo, tradutor do romance, ?é mais do que provável que o leitor atual chegue ao fim de Pais e filhos sem um julgamento conclusivo não só a respeito de Bazárov como também dos demais personagens. Mas sem dúvida terá gravadas no pensamento figuras humanas sem nada de vago ou de nebuloso?. Aqui, Turguêniev faz um sutil elogio à incerteza e não esquiva o leitor de se posicionar, simultaneamente, como pai e filho diante dos problemas de nossa época.

Paulo.Sakumoto 23/12/2021

Humano demasiadamente humano e que pode amar.
Romance importantíssimo de Ivan Turguêniev levando-se em conta o contexto de efervescência política vivida na Rússia em meados do século XlX com a abolição do sistema de servidão, e os problemas advindos com choque diversos desde os de classes, ideias e gerações.
Turguêniev aborda com muita sensibilidade as relações que se entrechocam, não por menos o romance repercutiu e influenciou muito os comportamentos e escritores da época. Aqui o Niilismo é abordado pela primeira vez, mas não toma partido, focando mais na condução e embates envolvidos entre os personagens envolvendo pais e filhos, o antigo e o novo, o romantismo e o materialismo, o conservadorismo e o progressismo, bem como os desfechos irônicos que essas conduções terminam.
Não há descrições psicológicas profundas como em Dostoiévski, mas são nítidos os conflitos e contradições existenciais em cada personagem do enredo. Fato é que Turguêniev dá uma colher de chá ao ser humano demasiadamente humano nietzscheano o qual nesse caso esforça-se para compreender tantas mudanças, choques, conflitos, preconceitos e a partir disso ainda adaptar-se aos novos tempos. No final, o amor parece prevalecer, derrubando qualquer muro por mais sólido que se levante e por mais irônico que isso possa parecer.

Bru 01/01/2022

Leitura fluída, que prende atenção do início ao fim. É sobre relações, entre pais e filhos, amigos, amorosas. Com diferenças de pensamentos entre as gerações, mostra as atitudes dos personagens perante elas.

Meu segundo contato com a literatura russa e me surpreendeu positivamente.

Ao final do livro, o autor traz uma análise das obras Hamlet e Dom Quixote, um pouco maçante.

Felipe 27/01/2022

Conflito de gerações e o vazio do niilismo
Baita livro, com características difíceis de serem encontradas: linguagem objetiva, personagens muito bem construídos e narrativa harmoniosa.

Vários temas podem ser encontrados na obra de Turguêniev, contudo, o conflito de gerações e o niilismo ditam, ao meu ver, o ritmo da narrativa.

Bazaróv, um dos personagens centrais, pode ser insurportável para a grande maioria, mas todo o seu comportamento está em consonância com o fundamento de sua existência.

Em suma, diria que é uma leitura muito proveitosa e que toca em assuntos bem atemporais.
L

Elineuza.Crescencio 07/05/2022

Tema: Leituras de Maio 2022 (38)
Título: Pais e Filhos
#desafiodos100livrosemumano 38/100
#desafiodos24temas – 10. Autor (a) nunca lido
#desafiovailendo – 18. Autor russo
Autor
Nasceu novembro de 1818 em Oriol, Rússia.
Ivan Sergeiévitch Turguêniev foi um romancista, poeta, escritor de contos e novelas, tradutor, dramaturgo e divulgador da literatura russa no Ocidente.
Sua primeira grande publicação foi a coletânea de contos “Memórias de um Caçador” em 1852.
Obra
Considerada uma das obras mestras da ficção russa do Século XIX.
Publicado em 1862.
Toda a obra apresenta o conflito da época existente entre os radicais com ideologia divergente que transforma a distância e o conflito entre pais e filhos.
Desconhecendo esse fato histórico o realismo da obra se manifesta nas relações entre pais e filhos de uma forma muito natural.
É uma relação onde os pais se esforçam para que os filhos tenham tudo o que há de melhor em cultura e condições financeiras.
Também mostra como os filhos ao crescerem e terem conhecimento e formação melhor que a de seus pais os ignora e criticam seu estilo de vida e sua cultura apegada às tradições e crenças.
Dois amigos depois de formados em Universidade da Capital retornam para casa de seus pais e desprezam seu jeito de viver um deles dizendo-se niilista, pois não acredita em nada e ainda duvida das evidências.
Mesmo com toda essa divergência, seus pais inibidos pela nova condição do filho, o recebem com amor manifestado em pequenos gestos, a melhor roupa, a melhor comida, o melhor cômodo da casa e criadagem.

Sam 22/05/2022

Russo
Primeiro Russo da vida e eu amei, diferente o jeito da escrita, diferentes reflexões e mega atual com ótimas possíveis interpretações.

Léo 30/05/2022

Diferença entre gerações, disputa pelos rumos da sociedade.
Parece lugar comum dizer que Pais e filhos é uma história de conflito de gerações, e é. Mas não só, é, ao que me parece, antes de tudo, a contestação da visão de mundo aristocrática da geração anterior. E isso não é o mesmo que conflito de gerações. Até porque, nossas atuais gerações são a prova cabal de que uma nova geração pode ser mais conservadora que a anterior.

Também parece imperativo comentar a complexidade que Turgueniev consegue imprimir em seus personagens, que se são personificações das ideias de uma determinada época, não deixam de ser também sujeitos complexos e ambiguos.

Pessoalmente eu identifico duas viradas geniais ao longo do romance, a primeira se dá quando os dois jovens encontram Odintisova e passam a ter sentimentos contraditórios com suas ideias, a segunda quando, no final, Turgueniev demonstra como a contradição entre os aristocratas e a nova geração, os niilistas, não é tão antagônica quianto parece (Seja na realização e no resultado do duelo, seja no comentário dos mujiques sobre Bazárov).

Por fim, mas não menos importante, é importante tratar de outro lugar comum nos comentários sobre esse romance: o de que Turgueniev apenas contou a história, mantendo-se neutro em relação a juízo de valor dos seus personagens. Ora, primeiro que qualquer história, já é contada a partir de alguma perspectiva, logo, nunca é neutra, por mais que seu autor se entenda como tal. O que sequer parece ser o caso de Turgueniev. Em segundo lugar, a história é bastante propensa ao ponto de vista inicial de Nikolai Kirsánov, pai de Arcadi, e o seu final me parece cristalino em relação a isso.
Mesmo o romance tendo ponto de vista e defendendo esse ponto, ele não recai em simplismos, o que, por si só, já é uma grande lição para nós. Já não bastasse Pais e filhos ser uma obra prima para usufruirmos.

JonStoker 16/12/2023

"Pais e Filhos" é uma obra-prima do autor russo Ivan Turguêniev, publicada em 1862. O romance explora os conflitos geracionais e ideológicos entre pais conservadores e filhos revolucionários durante a Rússia do século XIX.

Turguêniev retrata as tensões sociais e políticas da época, oferecendo uma análise das mudanças sociais e das relações familiares. Através de personagens complexos e diálogos perspicazes, o autor apresenta um retrato vívido da sociedade russa, tornando "Pais e Filhos" uma leitura cativante e relevante até os dias de hoje.

Sobre o ponto de vista pessoal, confesso que esperava mais diante da proposta de um embate político-ideologico entre duas gerações e o emprego popularizador do termo "Niilismo" na obra que foram obscurecidos pelo emprego do romance na obra.

Ramalho 02/08/2022

Esse livro me caiu na mão de forma inesperada. Queria ler algo menor e mais compacto e Turguêniev me impressionou muito. Quando saímos de Dostoievski e Tolstói, até mesmo de Gógol, que são escritores muito marcantes, percebemos que a literatura russa ainda tem muito o que entregar. O que um livro bom? Ao meu ver é uma história com personagens que de certa forma são, no mínimo verossímeis, enriquecem a história, uma trama que nos intriga e nos cativa e boa características linguísticas. Ou seja, uma boa literatura pode sambar em cima dessas estruturas ou não...e aqui ela não samba, mas tem tudo isso.
O fim do livro é mórbido. Simples. Cativante. E até mesmo existencial. Não darei spoilers, mas é o verdadeiro sentido do Nilismo expresso sobre alguns acontecimentos, e isso é bem marcante.
Para resumir bem, o livro fala sobre família, principalmente sobre o tempo...o tempo muda e as famílias também...as gerações se modificam, mas no fim, algumas coisas são inevitáveis e até mesmo não mudam...como a paixão e a morte... isso é inevitável, não importa o tempo e o espaço.

Trindade 27/10/2022

A última parte do livro ....
"Por mais exaltado, pecador e rebelde o coração oculto no túmulo, as flores que crescem sobre ele olham para nós serenas, com seus olhos inocentes: não nos falam apenas de uma paz eterna, da grande paz da natureza "indiferente"; falam também da reconciliação eterna e da vida infinita..."

Carlos 02/12/2022

Pais e Filhos
Releitura de um clássico, o qual li pela primeira vez há mais ou menos uma década. Turguêniev dispensa comentários pela sua maestria. Além do clássico, esta edição mostra-nos um ensaio de Ivan sobre Hamlet e Dom Quixote, apresentando uma comparação cirúrgica entre ambos.

Quando o li pela primeira vez, identifiquei-me com Bazárov, talvez por causa da pouca idade. Desta vez, percebo que, devido às Odintsovas que passam por nossas vidas, acabamos mudando um pouco nossa cosmovisão, talvez chegando a abandonar o niilismo gritante da juventude.