Regras para a direção do espírito

Regras para a direção do espírito Descartes

Resenhas - Regras para a orientação do espírito

V_______ 29/04/2022

Regras para a orientação do espírito
René Descartes foi um filósofo, físico e matemático francês do início do século XVII. A famosa frase "Penso, logo existo" é de sua autoria.
Em Regras para a Orientação do Espírito, um texto inacabado, mas que é um esboço de Discurso do Método, seu mais reconhecido trabalho, Descartes orienta o indivíduo a um bom uso da razão, que deve vir através de análise, cálculos matemáticos ou de conhecimentos pré adquiridos, descartando o que não possa ser cientificamente comprovadas e teorias incertas. Usa demonstrações matemáticas desde simples as mais complexas exemplificando o bom uso do raciocínio.
Por mais chato que pareça, o livro é bom, me surpreendi com a leitura, achei que seria enfadonha e não foi, e o método demonstrado por Descartes fica muito bem explicado, não deixando margem para dúvidas. Agora se alguém perguntar o que leio direi que é Descartes, Rousseau, Dostoiévski e não quadrinhos Marvel que é o de costume.

Augustus 06/12/2021

Interessante
Neste pequeno tratado, Descartes elucida algumas regras para que o indivíduo possa se guiar, através da razão, e de alguns cálculos matemáticos, encontrando a verdade e certos pressupostos.