Em Busca de Curitiba Perdida

Em Busca de Curitiba Perdida Dalton Trevisan

Resenhas - Em Busca de Curitiba Perdida

Daniel Andrade 14/12/2023

Ok.
Coleção de contos publicados anteriormente, o que acabou atrapalhando um pouco, já que já tinha lido alguns deles. O último, "Curitiba Revisitada", é das melhores coisas que o Dalton Trevisan já escreveu. Enfim, mais um bom livro dele. Que 2024 traga leituras melhores ainda do vampirão.

Henrique Fendrich 18/06/2023

Incrível como Dalton conseguiu fazer de Curitiba o seu universo particular e, sem querer, tornar-se ele próprio um personagem da cidade. Acho a sua literatura muito interessante, embora não seja também aquela que mais me agrada.

gabrieldefreitasle 24/06/2022

Nossa Curitiba
Não moro em Curitiba. Mas, certeza, esta nossa Curitiba é de todos.

Dalton é tão genial ao escrever um livro singular como este que eu seria capaz de dizer ? critiquem-me! ? nunca conhecerei melhor contista que ele (claro, após Machado). Tá pra nascer quem vai me fazer mudar de ideia.

Neste livro fica evidente a genialidade de um homem logo no início com "Em Busca de Curitiba Perdida". Este conto que te totalmente situa no contexto podre de Curitiba. Da nossa Curitiba.

A cada conto, a cada linha, a cada letra Nelsinho... digo, Trevisan tece um novo novelho de lã desenrolado.

Pode espantar de início o estilo do autor. Porém, não o é nada mais que um recurso deste livro. Livro que, convenientemente, tem cintura de mosca. Noventa páginas. Eu li isto num dia e creio friamente que li em um dia algo de todos os anos.

(Recomendo, além do livro, um "audiobook" (mais um clipe) do conto "Em Busca de Curitiba Perdida" disponível no YouTube:. https://youtu.be/NNVJVYPHNwk.)

Bia 11/04/2022

Sobre meu lar
Como curitibana de nascença e coração, foi interessante ler contos ambientados na cidade e conseguir reconhecer algumas referências. Contudo, além de o tipo de escrita não ser muito meu estilo, a obra é uma coletânea de textos das décadas de 1960 a 1990, então as referências estão um pouco datadas e desatualizadas e não pude as reconhecer do modo como queria e esperava. É um bom livro, mas - principalmente pelo estilo dos contos - não funcionou muito bem para mim

Gabriella.Davet 15/01/2022

Algumas partes achei difícil de entender, mas no geral foi uma leitura triste e real. O autor mostra a parte real de Curitiba, fora do "marketing", mostrando um lado "feio" da cidade.

Antonio Maluco 04/07/2021

Crônicas
O livro conta histórias da cidade de Curitiba e seus personagens através desse grande escritor......

Sara Muniz 20/04/2020

RESENHA - EM BUSCA DE CURITIBA PERDIDA
Em Busca de Curitiba Perdida, do nosso ilustre autor curitibano, Dalton Trevisan, é uma coletânea de contos e versos. Com o brutalismo e o humor balanceados, nessa obra podemos ler histórias que se passam na cidade de Curitiba, relembrar do vampiro Nelsinho e de como a cidade pode ser bonita e feia ao mesmo tempo.

Em Busca de Curitiba Perdida foi o segundo livro de Dalton Trevisan que eu li, o primeiro foi O Vampiro de Curitiba (resenha aqui) e eu gostei bastante. Nessa segunda experiência (solicitada pela faculdade de Letras), pude ler contos que se passam em Curitiba. Alguns contos são mais leves, outros são extremamente pesados, cheios de brutalismo e violência. A linguagem seca e direta garantem o efeito brutal de um retrato da nossa querida Curitiba, que esconde coisas horríveis por trás de sua fama de cidade modelo na mídia.

Os textos do livro são: Em busca de Curitiba perdida, Pensão Nápoles, Lamentações de Curitiba, Uma vela para Dario, Balada do vampiro, Cemitério de elefantes, Dá uivos ó porta grita ó rio Belém, Duas rainhas, O senhor meu marido, Canção do Exílio, Quem tem medo de vampiro?, Clínica de repouso, Cartinha a um velho poeta, Noites de Curitiba, Lamentações da Rua Ubaldino, A faca no coração, Cartinha a um velho prosador, Uma negrinha acenando, Receita de curitibana, Com o facão dói, Que fim levou o vampiro de Curitiba?, Cinco haicais e Curitiba revisitada.

Nesses contos, Dalton faz uma crítica social por meio de personagens que são desajustados socialmente e revoltados. Também pode-se notar a identidade curitibana por meio de personagens ignorantes, malfeitores e egoístas (as pessoas "frias" de Curitiba). Lemos sobre o frio, os bêbados, os pobres, as prostitutas, os solteiros, os casados, os traídos, os loucos e os malandros: o pacote completo da "feiura" de Curitiba e de qualquer capital.

...

Além disso, Dalton também faz várias intertextualidades, imitando e mencionando os clássicos em seus textos. Como no poema abaixo, que é uma paródia do clássico "Canção do Exílio":

...

Adorei os contos e os senti como uns bons tapas na cara da sociedade. Curitiba esconde muita coisa feia e só quem mora na cidade sabe disso. Os problemas políticos e sociais estão nas ruas para serem vistos todos os dias, mas ainda assim a cidade é vendida para o resto do Brasil como um modelo a ser seguido. O interessante é perceber como essas questões não mudaram na cidade desde a época em que essa obra foi publicada, em 1992.

PARA A RESENHA COMPLETA COM TRECHOS, LINKS E IMAGENS DO LIVRO, VISITE O MEU BLOG:

site: https://interesses-sutis.blogspot.com/2019/05/resenha-em-busca-de-curitiba-perdida.html

Sudan 30/05/2009

Em Busca de Curitiba Perdida
Contos sobre a cidade de Curitiba.

Carlinha 20/01/2009

Nem bom, nem ruim.
Esse não é um livro, o qual eu indique à qualquer pessoa! Precisa de um gosto modernista pra ler Dalton Trevisan. O autor é sincero, tratando com termos não tão agradáveis o modo como a cidade Curitiba está sendo vivenciada. Mostra os lados escuros da cidade, como periferías, pessoas com vivências nada normais, prostituição, etc.