O Seminarista

O Seminarista Bernardo Guimarães

Resenhas - O Seminarista

Sudan 11/07/2009

O Seminarista
Seminarista narra o drama de Eugênio e Margarida que, na infância passada no sertão mineiro, estabelecem uma amizade que logo vira paixão. O pai de Eugênio, indiferente aos sentimentos do filho, obriga-o a ir para um seminário. Dilacerado entre o amor e a religiosidade, Eugênio segue para o mosteiro.

Embora todo o sofrimento da perda amorosa, o jovem dedica-se à vida espiritual e acaba ordenando-se sacerdote. Volta então à aldeia natal para rezar a sua primeira missa. Lá encontra a sua antiga paixão, Margarida, que está à beira da morte. Os dois não resistem ao impulso afetivo e mantêm relações. Em seguida, a heroína morre. Eugênio,ao iniciar a missa de um defunto,descobre que aquele era Margarida e assim enlouquece de dor afetiva e moral.Joga sua roupa de padre no chão e sai correndo pela porta principal da igreja.Desesperado.Sem controle.Estava louco.

Apesar de sua dimensão melodramática, o romance apresenta uma das mais veementes críticas ao patriarcalismo, em toda a literatura do século XIX.

InícioResenhasLeitoresEdiçõesSimilaresTrocam
Caio 08/08/2019minha estante
oxi vc copia a sinopse do skoob e põe como resenha? pq não escreve com as próprias palavras?

Aninha S.R 22/05/2009

uma história linda, amei e com um final surpreendente...

Juliana Molina 15/05/2009

Muito Bom!
Li esse livro duas vezes e gostei muito da narrativa. Vale a pena!!

anarobs 01/05/2009

Histórias que falam de amores impedidos pelos pais ou por qualquer outro motivo não é muito difícil de encontrar. Isto se repete em "O Seminarista".
Eugênio é o filho do dono da fazenda, capitão Antunes. Margarida é a afilhada dos pais de Eugênio, filha de Umbelinda, ela mora, como tantos outros, numa casinha perto da fazenda.
Os dois são criados desde pequenos, convivendo como se fosse irmãos, só se separavam para ir dormir. Tudo muda quando, de acordo com os pais de Eugênio, o garoto tem vocação para ser padre, e é mandado para o seminário.
O amor de irmãos, que Eugênio pensava sentir por Margarida a vida toda, se transforma num amor arrebatador que o faz sofrer no seminário, pensando nela e preocupar os padres, por pensar que a garota está levando-o para o caminho da perdição.
Por causa do que está acontecendo com o filho, a Senhora Antunes lembra-se de um fato que aconteceu quando a menina ainda era pequena: ela foi encontrada 'brincando' com uma jibóia. Para ela alguma coisa de ruim para a menina ou para a família iria acontecer e na sua cabeça era os pensamentos do filho.
Eugênio, depois de passar quatro anos no seminário, volta para casa e encontra Margarida,com seus quatorze anos, esbanjando beleza. Eles começam uma namoro às escondidas, o que leva-o de volta para o seminário, depois dele ter fugido para ir ao encontro de sua amada. Depois da sua volta ao seminário o livro começa a ser uma boa leitura.
O Seminarista foi uma obrigação do colégio para fazer um trabalho. No começo eu não gostei muito da idéia, achei que fosse cansativo e um romance água-com-açúcar. Mas não. Um livro que realmente me surpreendeu. Proporcionou-me uma boa tarde de leitura.
Recomendado.

Thatyane Jardim 16/04/2009

No inicio não dava nada pelo livro, so estava lendo por causa que era para a prova de literatura do colégio, mas ao continuar amei a historia.
O Final me deixou meia chocada, mas ainda sim o livro é bom. (odiei o final, vou adimitir)

Flávia 25/02/2009

Eu gostei do livro. Li porque era um dos livros obrigatórios da escola, mas, no fim, achei bom que tenha lido : ]

só acho que quem ainda não leu não deveria ver essa sinopse, ela meio que conta o fim do livro =P

Goldenlion85 04/02/2009

Achei um pouco pessismista, é o final não me agradou,
porém é um livro que aborda questões essenciais: as escolhas que vc faz ou os outros fazem por vc.

Victor Rafael 12/01/2009

Me surpreendeu...
Esperava um livro bem chato... Aquele romance água com açúcar enfadonho.

Mas, apesar do vocabulário "de época", a trama é bem conduzida e traça uma boa oposição entre um amor infantil e o celibato, fio condutor da narrativa.

É fininho... Vale a pena!
Felipe 11/12/2011minha estante
VERDADE! um livro que nos surpreende, excelente leitura.

Leinha 09/04/2014minha estante
NO início pensei também assim, mas achei maravilhoso o livro, além de me fazer chorar rios de lágrimas.