O Seminarista

O Seminarista Bernardo Guimarães

Resenhas - O Seminarista

z..... 02/09/2016

Eugênio e Margarida tem uma história triste, que comove e faz pensar em valores que são importantes, referentes à liberdade da escolha no que entendemos como felicidade.

A publicação é do século XIX e representou um manifesto contra as imposições da sociedade patriarcal e da igreja em seu tradicionalismo forçado. É um romance com poucas personagens, sem ramificações significativas em historias secundárias, mantendo-se sempre no drama amoroso que envolve os jovens protagonistas. A leitura, apesar da linguagem arcaica em determinados momentos (como no uso da palavra tafularia, que não conhecia), é envolvente, instigante, emotiva e sugestiva de reflexão. Foi a terceira vez que li e esses aspectos se fizeram presentes como da primeira vez em minha saudosa e longínqua 8ª série, quando fui impactado com o livro e, desde aquela época, tornou-se um de meus preferidos.

Vemos principalmente o conflito de Eugênio em sua imposta vocação clerical e o que se nota em Margarida é uma determinação bonita em seu idealismo. Vale uma citação a coadjuvantes importantes na disposição dos jovens: o padre-diretor do seminário e a senhora Umbelina, mãe de Margarida. Paralelos ilustrativos do conflito que se apresenta.
O padre-diretor mostra o conservadorismo e imposição da igreja, mostrando-se insensato e alheio à importância de reconhecimento vocacional. Para esse posicionamento o autor teceu considerações interessantes e críticas no Capítulo X: "Se o padre-diretor ao chamar o estudante ao seu quarto lhe tivesse dito simplesmente: - menino, tens no coração uma afeição mundana, que não pode compadecer-se com o estado a que te destinas, e que é preciso que combatas. Mas se acaso não puderes banir do teu coração esse afeto, que pode ser puro e legítimo, podes continuar a estudar, porém não para o estado eclesiástico - se tivesse procedido assim, o padre teria talvez conseguido melhor seu intento." Os pais de Eugênio tem também visão conservadora e esses tradicionalismos (patriarcal e clerical) se fortalecem mutuamente..
Em relação à Umbelina, uma conferida em sua visão de vida, caracterizada no capítulo XVI, revela uma pessoa, em sua simplicidade, que valoriza a escolha por perceber a correlação com a felicidade. As disposições de um e outro são o que o autor quer enfatizar e tornar notório a seus leitores, despertando criticidade. Afinal, é no conflito dessas visões em que se inserem Eugênio e Margarida, determinando seu futuro, realização, felicidade ou infelicidade.

O autor conta esse drama com um paralelo também à história do Éden, com um Adão e Eva sendo expulsos de seu jardim de felicidades (a fazenda) em face a uma proibição demonizada sobre o amor. Tem até um episódio esdrúxulo envolvendo a menina Margarida e uma serpente, para correlacioná-la em um misticismo popular com a tentadora Eva. E para por aqui as comparações. A história do Éden termina em conciliação e felicidade e esta aqui em grandes temores da humanidade: morte e loucura.

Curiosidade intrigante. O livro traz uma observação curiosa do autor em relação à obra de Aleijadinho. Apesar de ser uma obra de ficção, o parecer é de caráter histórico, pois retrata a opinião de Bernardo Guimarães, surpreendendo negativamente. As impressões tem caráter pejorativo e até preconceituoso aos conceitos modernos do escultor. Veja o texto e tire suas conclusões no capítulo IV. Uma parte do texto para ilustrar:
"Parece que essas estátuas são cópias toscas e incorretas de belos modelos da arte, que o escultor tinha diante dos olhos ou impressos na imaginação. Mesmo assim quanto não são superiores às quatro disformes e gigantescas caricaturas de pedra, que ornam... quero dizer, que desfiguram os quatro ângulos da cadeia de Ouro Preto!"
Oh, Bernardo! Que foi isso para um escritor de propostas inovadoras, como a contestação a velhos conceitos patriarcais e religiosos...

Uma história apaixonada e apaixonante. Entenda-se a que...
Samara 03/09/2016minha estante
Qual seu autor desse tipo de leitura preferido? O meu é José de Alencar

z..... 03/09/2016minha estante
Oi Samara! Gosto tambem do Alencar e estou relendo alguns livros. Ê o maior nome da prosa romantica no Brasil do sec. XIX. Foram os livros dele que li inicialmente na transiçao da serie Vaga-lume para serie Bom Livro. Entenda-se infantojuvenis para livros "mais adultos".

Samara 03/09/2016minha estante
O meu preferido de todos é O guarani, vou reler e fazer uma boa resenha sobre ele

z..... 03/09/2016minha estante
Samara! Uma sugestão. Estou relendo os classicos com auxilio de audiobook. Acompanho o audio lendo o livro. Tem sido uma boa experiencia, que agiliza a leitura e tem aumentado meu nível de atenção. Tenho muitos audiobooks, que podem ser baixados na net. Apesar de não gostar, as vezes apelo para os audiobooks do youtube quando são minha unica opção. So não gosto muito dos audios desse canal porque são emendados. Gosto de ouvir por capitulo e, de preferencia, coloco no celular ou pendrive para mp3 na televisão. Estou curtindo muito tudo isso e recomendo. Vou reler O Guarani desse jeito e fiquei instigado em ler sua resenha, ja que é um de seus livros preferidos.

Victor Rafael 12/01/2009

Me surpreendeu...
Esperava um livro bem chato... Aquele romance água com açúcar enfadonho.

Mas, apesar do vocabulário "de época", a trama é bem conduzida e traça uma boa oposição entre um amor infantil e o celibato, fio condutor da narrativa.

É fininho... Vale a pena!
Felipe 11/12/2011minha estante
VERDADE! um livro que nos surpreende, excelente leitura.

Leinha 09/04/2014minha estante
NO início pensei também assim, mas achei maravilhoso o livro, além de me fazer chorar rios de lágrimas.

Daisy Jones 25/07/2021

#DesafioSkoob Recomendo!
"Amor e devoção se confundiam na alma ingênua e cândida do educando, que ainda não compreendia a incompatibilidade que os homens têm pretendido esta belecer entre o amor do Criador e o amor de uma de suas mais belas e perfeitas criaturas, a mulher; a mulher, que Deus criou para amar e ser amada, a mulher, que sem o amor é como a caçoula de perfumes, a que o ministro do templo esqueceu-se de comunicar o fogo santo, que os faz arder e subir em nuvens rescen dentes a beijar os pés de Deus."

A mais belas das histórias, cada detalhe é muito importante para o fim. Os sofrimentos que Eugênio e Margarida passam para conseguir ficarem juntos é tão bem explicado que consigo acreditar que realmente aconteceu.
Eugênio é um garoto cheio de boas qualidades que tinha uma grande dúvida na vida, sendo ela escolher casar-se com a bela Margarida ou virar Padre e assim realizar o desejo de seus pais.
Margarida também é uma garota muito boa, com muitas qualidades a se contar. Com uma vida muito sofrida, principalmente depois de criar certa idade.
A história é contagiante, para todas as idades. Emocionante e encantadora.

Data de término: 24/07/2021
Lú Ribeiro 25/07/2021minha estante
Eu tb.amei. Me surpreendi.
Maravilhoso, não é?

Daisy Jones 25/07/2021minha estante
Muito! Não imaginava que iria se tão bom quanto é!

emily 10/05/2021minha estante
Um fato curioso sobre esse livro é que tem gente que diz que ele foi inspirado em um livro português chamado "Eurico, o presbítero", no qual era o oposto: ele morria e ela enlouquecia. Beem original hahdhahdhas

g i g i 11/05/2021minha estante
Meu Deus, não sabia disso kkkkkkkk

Sudan 11/07/2009

O Seminarista
Seminarista narra o drama de Eugênio e Margarida que, na infância passada no sertão mineiro, estabelecem uma amizade que logo vira paixão. O pai de Eugênio, indiferente aos sentimentos do filho, obriga-o a ir para um seminário. Dilacerado entre o amor e a religiosidade, Eugênio segue para o mosteiro.

Embora todo o sofrimento da perda amorosa, o jovem dedica-se à vida espiritual e acaba ordenando-se sacerdote. Volta então à aldeia natal para rezar a sua primeira missa. Lá encontra a sua antiga paixão, Margarida, que está à beira da morte. Os dois não resistem ao impulso afetivo e mantêm relações. Em seguida, a heroína morre. Eugênio,ao iniciar a missa de um defunto,descobre que aquele era Margarida e assim enlouquece de dor afetiva e moral.Joga sua roupa de padre no chão e sai correndo pela porta principal da igreja.Desesperado.Sem controle.Estava louco.

Apesar de sua dimensão melodramática, o romance apresenta uma das mais veementes críticas ao patriarcalismo, em toda a literatura do século XIX.

InícioResenhasLeitoresEdiçõesSimilaresTrocam
Caio 08/08/2019minha estante
oxi vc copia a sinopse do skoob e põe como resenha? pq não escreve com as próprias palavras?

Gerle 24/10/2014

seminarista é legal
bem.É um bom livro é muito bom , por o autor ser bem descritivo , e em terceira pessoa.

Gerle

O livro começa com uma breve demostração do local onde margarida e elgenio vivem. E logo no começo a pessoa nota as duas crianças brincando na casa de umbelina(mãe de Margarida),que fica dentro da posse do senhor Antunes(Pai de Eugenio).

Em fim, Eugenio e Margarida eram duas crianças que gostavam de bricar , e que sempre andavão juntas. essaS crianças foram pegas por uma onda de tristeza. por que o Eugenio era muito religioso, e a sua mãe notava isso. E resolvel colocalo em um seminário , para tornalo um seminarista , para quando atingir a idade ser um padre, que no tempo onde eles estavam era uma grande glória.

Bem , Eugenio foi para o seminário som uma grande tristeza , pois ia passar anos e anos longe de sua amiga de infancia.
E entãp de separaram. E enquanto Eugenio estava no seminario.Ficava com grandes lembranças de sua velha amiga,Margarida.

Ao passa de algun tempo no seminario. os padres descobriram que ele fazia versos para margarida . e isso o causou umka grande sentensa.
Por isso ele pois na cabeça que deveria esquecer Margarida, Ate que consegui um pouco , apagar os laços de sua amiga de infancia.

Ao passar de alguns anos Eugenio voltou para sua familia . bem desnutrido,palido e timido.E teve uma bela surpresa quando viu a sua bela amiga de infancia. A margarida...

Fernandes:
O livro fala de uma historia muito legal.São duas pessoas que são muito amigas vão se gostamdo cada vez mais. O tempo vai passando e eles vão crescendo e tormando caminhos diferentes.quamdo Eugenio vai embora para ser padre em outra cidade, Margarida ela chora muito porque ela gosta muito dele.Mais isso não adiantou ppor que ele foi do mesmo jeito.....
draven 22/10/2014minha estante
tipo float né

draven 22/10/2014

o livro é muito interessante pois conta uma história de sofrimento amoroso que se passa com dois jovens que na adolescência são amigos e futuramente começariam a se gostar e são impedidos de se relacionar por conta que ele é obrigado a ir pro seminário,por sua "querida" mãe.
draven 22/10/2014minha estante
vc é 10

Goldenlion85 04/02/2009

Achei um pouco pessismista, é o final não me agradou,
porém é um livro que aborda questões essenciais: as escolhas que vc faz ou os outros fazem por vc.

anarobs 01/05/2009

Histórias que falam de amores impedidos pelos pais ou por qualquer outro motivo não é muito difícil de encontrar. Isto se repete em "O Seminarista".
Eugênio é o filho do dono da fazenda, capitão Antunes. Margarida é a afilhada dos pais de Eugênio, filha de Umbelinda, ela mora, como tantos outros, numa casinha perto da fazenda.
Os dois são criados desde pequenos, convivendo como se fosse irmãos, só se separavam para ir dormir. Tudo muda quando, de acordo com os pais de Eugênio, o garoto tem vocação para ser padre, e é mandado para o seminário.
O amor de irmãos, que Eugênio pensava sentir por Margarida a vida toda, se transforma num amor arrebatador que o faz sofrer no seminário, pensando nela e preocupar os padres, por pensar que a garota está levando-o para o caminho da perdição.
Por causa do que está acontecendo com o filho, a Senhora Antunes lembra-se de um fato que aconteceu quando a menina ainda era pequena: ela foi encontrada 'brincando' com uma jibóia. Para ela alguma coisa de ruim para a menina ou para a família iria acontecer e na sua cabeça era os pensamentos do filho.
Eugênio, depois de passar quatro anos no seminário, volta para casa e encontra Margarida,com seus quatorze anos, esbanjando beleza. Eles começam uma namoro às escondidas, o que leva-o de volta para o seminário, depois dele ter fugido para ir ao encontro de sua amada. Depois da sua volta ao seminário o livro começa a ser uma boa leitura.
O Seminarista foi uma obrigação do colégio para fazer um trabalho. No começo eu não gostei muito da idéia, achei que fosse cansativo e um romance água-com-açúcar. Mas não. Um livro que realmente me surpreendeu. Proporcionou-me uma boa tarde de leitura.
Recomendado.

Aninha S.R 22/05/2009

uma história linda, amei e com um final surpreendente...

Felipe1503 03/04/2024

Adaptação
Mais uma daquelas histórias que seriam boas de se fazer uma minissérie.

Enfim, leria novamente! Gostei!

Jéssica 19/11/2009

Narra a história de um casal separado por uma mentira, o livro é muito interessante e vale a pena ler o livro de um rapaz que se ordena a padre devido uma mentira e se depara com a verdade em um momento muito emocionante!

Glauber † Binho 09/11/2011

Tenho que ler mais classicos e nascionais
O livro mais difícil que já li por causa do seu rico vocabulário antes estava acostumado com outros escritores na maioria atuais e então peguei Bernardo Guimarães para fugir do que andava lendo e gostei me surpreendeu bastante o começo como já dize fui bem difícil me acostumar(adaptar) com o linguajar, mas depois ate que acostumei e comecei a gostar da historia que em sim é perfeita queria logo chegar ao final para saber como acabaria o romance do mancebo e de sua amada O livro me fez relembra o tão rica é a nossa cultura mineira, somente o finalzinho que não me agradou muito gostaria que os pais do garoto se sentisse penalizado pelo que forçaram o garoto a viver mas já esperava um final parecido aconselho todos a lerem.

Lord_Vaynard 21/07/2010

Um livro clássico nacional, com uma história legal, mas o final poderia ser melhor.