O Seminarista Bernardo Guimarães

Resenhas - O Seminarista

Marques 10/06/2015

Literatura clássica. Nunca entendi por que esse livro é leitura obrigatória no Ensino Médio, pois ele é tão denso e problemático que dificilmente um adolescente irá aproveitar a obra em sua completude.

O dilema do protagonista é boa, mas a 'resolução' da trama é um pouco decepcionante.

Miria80 18/06/2015

Crítica ao celibato
Sempre haverá um bom motivo para um clássico ser digno das aclamações que recebe e com esse não é diferente. Confesso que não foi uma das minhas leituras prediletas e para mim, algumas partes foram difíceis de fluir, enquanto outras foram muito prazerosas. O livro narra a história de amor de Eugênio e Margarida, crianças que nasceram e passaram parte da adolescência vivendo juntos como irmãos e que depois se apaixonaram ardentemente. Porém, Eugênio estava encaminhado para o seminário. Todos acreditavam (família, pais) que ele nascera para o celibato e este deveria ser o seu destino quer ele goste ou não. Ao meu ver, o enfoque principal da narrativa é o fanatismo religioso da época e a maneira como os pais tinham o poder de decidir o futuro dos filhos. Realmente o fanatismo religioso descrito no livro é muito acirrado e eu diria até ''diabólico'', por relatar penitências, jejuns exagerados e outras formas de mortificações da carne para que o espírito fique ''mais forte''. Nessa época era muito comum forçar os filhos a seguirem uma determinada carreira, ainda que os mesmos aparentem não ter a menor vocação. E foi isso que aconteceu com Eugênio e Margarida, que tiveram o seu destino amoroso interrompido por causa da religião. O final é triste, mas muito surpreendente!

PheNobre 04/09/2015

Um pouco cansativo
Li durante o ensino médio, achei a leitura um pouco cansativa, estava repleta de palavras que não conhecia, mas é de fácil entendimento graças ao contexto rico.

Marquesca 23/11/2015

É um livro bem curto e excelente para quem quer começar a se aventurar nos clássicos brasileiro
A linguagem utiliza muitas palavras não mais usadas nos dias de hoje, um tanto quanto arcaica, porém são de fácil interpretação pelo contexto rico na descrição de detalhes, assim a leitura é fluente e te envolve.
O livro é uma reflexão sobre como a vocação religiosa e amor serem incaptáveis. O autor envolve o leitor numa trama em que os protagonistas são impedidos de viver um grande amor por causa da imposição dos pais,de Eugênio, que almejam com grande determinação que seu filho siga o sacerdócio.
A história se encerra com um desfecho trágico e comovente.

Thiago 10/12/2015

Um livro que desafia a tradição
O livro é uma afronta deliciosa às tradições e superstições tão comuns nas famílias da época (e isso pode ser transportado para os tempos atuais também). É uma crítica à falta de liberdade e uma denúncia da hipocrisia existente no meio "religioso". Literatura brasileira sempre brilhando.

CinthiaGonçalves 05/09/2016

Emocionante, com final surpreendente. Aquele tipo de livro que todos precisam ler...

Livros, câmera e pipoca 01/08/2017

O Seminarista
É uma obra que consegue combinar o romance pastoril com o movimento Naturalista, já que faz duras críticas à sociedade de uma forma bem objetiva. Trata-se do drama de Eugênio e Margarida, amigos desde a infância, que conforme foram crescendo, perceberam que estavam apaixonados um pelo outro.

site: https://livroscamera.wixsite.com/meusite/single-post/2017/04/17/Resenha-O-Seminarista

Vinícius 05/02/2018

Vale a pena!
Excelente livro de Bernardo de Guimarães, "O Seminarista" é uma leitura rápida e agradável. Possui vocabulário rebuscado, mas de fácil entendimento e enriquecedor para o português do leitor. Ao contrário de outros clássicos da nossa língua, a leitura não é massante e, por mais boba que possa parecer a história, é bastante interessante e prende a atenção do começo ao fim. Recomendo!

Aline.Braga 23/04/2018

Interessante
Eu li há 20 ano atrás.
Com certeza vou lê lo em alguma época.

André 14/01/2019

Primeiro livro brasileiro que já li, excente história e facil de acompanhar!

Nanda 14/03/2019

Melhor livro da literatura brasileira
Aqui temos um livro que merece um filme realmente, para quem curte os filmes estrangeiros de ação, essa seria um ótima pedida. O autor tem uma escrita muito fácil e maravilhosa, ele traz um leve mistério e um trama que segura qualquer um. Ótimo livro para ler em um dia e se apaixonar

Douglas 20/06/2019

O Seminarista
Conheci o trabalho de Bernardo Guimarães com suas poesias satíricas, onde até vi certo mérito, mas – em minha opinião – com pouco brilho frente a outros poetas brasileiros de seu tempo.

Não sendo somente minha esta impressão, li que seu ponto forte eram seus romances e, por isso, fui direto para o famoso "A Escrava Isaura". Lá, realmente vi que o romancista Bernardo Guimarães é muito superior ao poeta. Por ter gostado tanto deste, me pus a ler enfim, "O Seminarista."

E, que decisão acertada.

Aqui brilha a estrela do romancista com uma temática que PINGA romantismo. A estrela desgraçada dos dois amantes impõe tanto sofrimento aos dois como pouco se viu na literatura; além disso, Eugênio, nosso protagonista, é verdadeiramente ASSOMBRADO pelo peso da batina imposta a ele enquanto sua felicidade jaz nos braços da bela Margarida.

E como deveria ser, o Amor prevalece a Deus. O padre toma sua decisão e tem as consequências dela.

Ainda contendo forte crítica moral e social, "O Seminarista" se tornou um dos meus clássicos brasileiros favoritos.

Duda 07/09/2019

Surpresa boa.
Conheci Bernardo Guimarães no que eu diria uma de suas melhores obras, Escrava Isaura, ao iniciar a leitura de O Seminarista me dei conta que a escrita não era a mesma, mas sim com traços semelhantes. Dei-me por conta que a leitura era extremamente detalhista, o que me chama muita atenção, além de ser uma história totalmente inesperada, O Seminarista acabou por me cativar do início ao fim. A trama não é nada clichê, por mais que se esperasse isso, já que é um romance de época. Além disso, seu final me surpreendeu de uma maneira muito positiva e ainda me intriga o porquê de ter sido como foi. Uma leitura que começou despretensiosa e que acabou me agradando muito.