O Seminarista

O Seminarista Bernardo Guimarães




Resenhas - O Seminarista


188 encontrados | exibindo 166 a 181
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 12 | 13


Thannyth 26/05/2023

Livro bom
O livro O Seminarista foi o primeiro que li de uma forma diferente, através da narrativa da Marta, uma mulher maravilhosa que criou um grupo no whats para ler livros e levar o acesso a quem tem dificuldades. Aqui deixo explícito meu carinho e gratidão, e se você quiser participar é só mandar uma mensagem pra ela.

Também foi um dos poucos clássicos que li. No começo não me engatei muito na história, mas conforme os acontecimentos foram passando me peguei presa nos personagens, em suas angústias, desejos e amores. Impossível não se emocionar.

Eu, escritora, fiquei particularmente sentida com a cena das poesias do nosso nobre seminarista.

Nessas páginas acompanhamos a história de dois amigos de infância que, apesar de seus afetos, são separados pela vida e pelos sonhos de seus pais, que insistem em desaguar seus anseios no futuro dos filhos.

Sofremos junto com a Eugenio que precisa se negar para seguir uma vida sacra, assim como Margarida que se apaga por não ter ao seu lado quem realmente ama.

O livro retrata de forma sutil como é delicado e perigoso a imposição que os pais têm na vida dos seus filhos quando não entendem que estes são indivíduos livres e não uma extensão sua. Acompanhamos também a d3pre3ssão que se esconde em sorrisos forçados, o calar da criatividade, a opressão da própria 1greja e os anseios de um amor proibido.

Apesar de ser leve, não é um livro para quem não tiver estrutura para lidar com esses gatilhos.

Quanto ao final eu realmente fiquei surpresa, pois foi uma mistura de Romeu e Julieta mais destruidora que já li.

Recomendo com precaução.
comentários(0)comente



Ana Lu 07/06/2023

Gostei não , tava na esperança de ser uma grafem história de amor mas é um caso trágico , terminei de ler pq tenho para vestibular mas não gostei muito bom
comentários(0)comente



Luiz1240 19/06/2023

Uma crítica ao celibato
Em "O Seminarista" temos uma obra completamente romântica, com melosidades e exageros ao extremo. Mas, neste livro temos um diferencial, a crítica à igreja católica. O fato de que o autor escreveu um livro com altas críticas ao celibato clerical no ano de 1872 é um marco gigante e de uma coragem sem tamanho. O amor de Eugênio e Margarida é proibido pelos pais de Eugênio e pelos padres que comandam o seminário. Com o final extremamente trágico, este livro se consagra como uma das obras mais importantes da escola romântica brasileira.
comentários(0)comente



portgasfav 23/06/2023

é, até que eu gostei. a leitura não fluiu muito bem mas a história do livro é interessante. critica o celibato e outros temas, enfim, gostei
comentários(0)comente



Mariii 07/07/2023

Leitura rápida
Segundo clássico que leio mais rápido na vida, tô adorando o fato de a leitura estar fluindo com romances do século XIX! Achei realmente diferenciado, os protagonistas são personagens bem ingênuos, o que dá um certo humor à narrativa, sem contar com a crítica a diversas instituições dessa época, com ênfase nas religiosas e o celibato clerical, que é o diferencial da obra. Mesmo sabendo do fim trágico, gostei bastante da leitura. Os capítulos são curtos e bem divididos, o que também ajuda muito na compreensão.
comentários(0)comente



Jane59 14/07/2023

Margarida e Eugênio
Romance nacional do século XIX, sinceramente não esperava por esse desfecho. Como era forte a imposição dos pais referente "vocação" o que os filhos deveria ser/ fazer. Gostei da leitura, achei difícil entender várias palavras. Um ótimo desafio.
comentários(0)comente



Luana 03/08/2023

O padre que não queria ser padre
Li esse livro por causa do colégio, mas despertou um interesse genuíno em mim, me cativando a saber o que aconteceria com os personagens.
Dessa forma, não achei uma história ruim, é até boa. O que atrapalha mesmo é a gramática, por se tratar de um livro antigo, a linguagem é bem complexa e se quiser entender cada palavra, vai precisar deixar um dicionário do lado.
A ideia principal, o foco no "romance" dos protagonistas e a mensagem (que, por sinal, é bem atual) por trás de tudo é ótima. O autor gosta de detalhar cada mínimo detalhe minuciosamente, e isso não me agrada muito.
O final me quebrou de uma forma que eu não imaginava (Guimarães Rosa, por que você fez isso?!). E as últimas páginas são emocionantes, todo o clima e tensão aqui foram cirúrgicos.
Precisa de paciência pra ler, mas se você estiver disposto, acredito que valerá a pena.
Um beijo, amigos! ?
comentários(0)comente



Matheus656 20/08/2023

O seminarista
Um livro clássico brasileiro que eu particularmente não vejo tanta gente comentar. A respeito do autor, conheço só de nome o livro "A Escrava Isaura" por conta da novela da Record, mas tenho vontade de ler. "O Seminarista" trata de um romance proibido, Eugênio filho de um fazendeiro é prometido para ser um padre. Ele cresceu junto de Margarida, uma afilhada de seus pais, que mora de "favor" em uma das casas da região de seu pai. Óbvio que se tratando de um romance clássico, logo de cara o livro soa como clichê, esses dois que se conhecem desde criança, acabam que se apaixonando. Depois que Eugênio é enviado para o seminário, a gente começa a acompanhar o romance proibido, perguntando se ele o casal vai ficar junto ou não. Bernardo Guimarães fez uma crítica forte no livro, usando sua tese de que mesmo que seja pra fé, alguém ser forçado a isso, pode levar a pessoa a não ter uma vida feliz. Apesar de ser um romance clássico, acho que serve muito para os dias de hoje. É claro que para a época, isso era tão mais forte, mas fico pensando, se esse livro fosse escrito hoje em dia, cairia tantas críticas para ele. É um romance curtinho para se ler, dá pra ser lido em uma tarde.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Miresenhs 21/10/2023

Nosso pequeno padre
Foi a primeira literatura brasileira que li.
(Tinha 12 anos), e hoje aos 24, continuo tendo o mesmo sentimento, achando um romance regional simples, mas, fantástico.
SIMPLESMENTE ME DEU UMA NOSTALGIA
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Isabela.Felizardo 04/11/2023

O seminarista
QUE FIM FOI ESSE KKKKKKK
o livro em si é bem bom, tirando a parte que eu tinha que reler algumas frases por ter viajado e não prestado atenção. a história é legal também. mas o final??????
comentários(0)comente



-M 17/11/2023

"Estou inteiramente convencido que toda e qualquer tentativa que eu faça para banir de meu coração esta paixão, será sem resultado. Não está em mim, nem há poder nenhum sobre a terra que me possa tirar do sentido aquela mulher."

Igreja e família sendo tóxicos e controladores com o protagonista. Quem esperaria algo do tipo dessas instituições, hein?
Senti pena do Eugênio e da Margarida, só queriam ficar juntos, os coitados.
comentários(0)comente



Ravena 28/11/2023

Margarida correu para que Fleabag pudesse andar, rapaziada.

O livro é bem interessante, mas não achei que teve nenhum fator que me fizesse dar uma nota além de 3 estrelas.

Apesar de ser uma história que de fato envolve críticas escancaradas à sociedade e a alguns aspectos da igreja católica (ponto bem positivo, na verdade), não considero o livro como favorito, é bom e ponto, nada mais a acrescentar.
comentários(0)comente



Henrique972 07/12/2023

Simplesmente horroroso
Eu odiei, eu li em um dia pois eu estava no carro indo para o Rio de Janeiro assistir o show da Taylor Swift e o livro é pequeno, eu era obrigado a ler por causa da escola, pois esse livro ia cair na prova.
Agora falando do livro, a escrita é muito difícil, a história é ruim, o livro é perturbado, como vc vai lá e descreve tão detalhadamente e fala que uma menina de 14 anos é uma deusa com curvas perfeitas e bla bla bla, odiei, achei tudo ruim, não dei 0 estrelas pois é antigo, e não estou acostumado com esse tipo de livro
comentários(0)comente



188 encontrados | exibindo 166 a 181
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 12 | 13