Leandro 13/08/2011Emílio ou da educação- Jean-Jacques Rousseau O romance filosófico de Jean-Jacques Rousseau descreve a educação ideal de um aluno imaginário, Emílio, do nascimento à vida adulta. Emílio só vem a ser alfabetizado quando sente sede de conhecimentos, e sua experiência da literatura é deliberadamente limitada. Segundo Rousseau, Robinson Crusoé constitui o melhor tratado sobre a educação conforme a natureza e será o primeiro livro que Emílio lerá.
A filosofia educacional de Rousseau quanto à religião também era radical. Segundo ele, a educação religiosa da criança deve ser protelada para impedir doutrinação ou noções equivocadas sobre a divindade. Assim, Emílio não aprende uma doutrina específica, mas é equipado com conhecimentos e razão para fazer sua escolha. O inicio da adolescência é um período que requer o aprendizado pela experiência, em vez do estudo acadêmico. Emílio é ensinado a formular e responder às suas próprias perguntas, com base em suas observações da natureza. Durante a transição da adolescência à vida adulta, Rousseau começa a enfocar a socialização e sexualidade de Emílio.
No ultimo livro, “Sofia: ou mulher”, Rousseau se volta para a educação das meninas e mulheres jovens. Nesse livro desaprova o ensino sério para as meninas, pois homens e mulheres diferem nas virtudes. Os homens devem estudar a verdade; as mulheres devem visar à adulação e à conduta apropriada. O romance de Rousseau culmina com o casamento de Emílio e Sofia, que pretendem viver uma vida isolada, mas frutífera, juntos no campo.
LOUISE MARSCHALL.
OBS: Resenha de Louise Marshall copiada do livro 1001 livros para ler antes de morrer.