Tratado da Natureza Humana

Resenhas - Tratado da Natureza Humana

Fernando.Lovato 26/11/2023

Livro técnico para filósofos
-- Pontos positivos:
. Escrita amigável. A escrita é bem feita e influi (coisa rara em livros de filosofia).
. Revolucionário quando lançado no séc. 18 (embora não tenha recebido a glória na época).
. Alguns capítulos específicos continuam pertinentes até hoje. Ex: sobre causa e efeito; sobre paixões e organização mental de ideias.

-- Pontos negativos:
. Muito grande. Se vc tiver que ler, leia a introdução e os capítulos que tiver interesse. Exemplo: vc é interessado em moral (comece no livro III) direto.
. Envelheceu mal em muitas partes. Hume (fruto de seu tempo) assumiu que o caminho do conhecimento é de dentro para fora (a ideia é mais segura); porém o paradigma atual (que alcançou o desenvolvimento tecnológico) é que o conhecimento é de fora para dentro (os corpos externos existem e ponto. E nós temos que entender o lado de fora).
. A ideia de fundamentar uma grande parte do conhecimento na experiência e observação é top (objetiva o conhecimento), porém em alguns casos o Hume erra e generaliza como necessário, fatos que são contingentes. Ex: ele verificou que as mulheres na Escócia eram meigas, logo a natureza da mulheres é ser meiga (pega um N de 50 e generaliza para a humanidade como um todo).

Romeu Felix 04/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Tratado da Natureza Humana" é uma obra filosófica escrita por David Hume em 1739. Dividido em três volumes, este tratado aborda temas como a origem do conhecimento, a natureza humana e a moralidade. É considerado um dos textos mais importantes da filosofia moderna, influenciando pensadores como Immanuel Kant e John Stuart Mill.

O primeiro volume, "Da Entendimento", começa com a análise das impressões, que são as sensações que temos do mundo externo e as ideias que derivamos delas. Hume argumenta que todas as ideias são compostas de impressões e que, portanto, todas as nossas ideias têm sua origem em nossas experiências sensoriais. Ele também discute a distinção entre ideias simples e complexas e a importância da imaginação na formação de nossas ideias.

O segundo volume, "Das Paixões", explora a natureza das emoções e dos sentimentos humanos. Hume argumenta que as paixões são a fonte da ação humana e que a razão desempenha um papel secundário na tomada de decisões. Ele discute a natureza da moralidade e a origem do sentimento moral, argumentando que nossa moralidade tem suas raízes em nossos sentimentos de simpatia e empatia.

O terceiro volume, "Da Moralidade", analisa as noções de justiça, virtude e obrigação moral. Hume argumenta que todas as nossas ideias morais têm sua origem em nossos sentimentos e que não há base racional para a moralidade. Ele também discute a importância da sociedade na formação de nossos valores morais e na manutenção da ordem social.

Em "Tratado da Natureza Humana", Hume propõe uma abordagem empirista para a filosofia, enfatizando a importância da experiência e da observação na formação de nossas ideias e crenças. Ele argumenta que não podemos ter conhecimento de nada além daquilo que experimentamos diretamente e que a razão não é capaz de descobrir verdades universais sobre o mundo. Em vez disso, Hume defende que devemos confiar em nossos sentidos e em nossas emoções para nos guiar em nossas vidas.

Em resumo, "Tratado da Natureza Humana" é uma obra importante da filosofia moderna, que propõe uma abordagem empírica e emocional para a compreensão da natureza humana e da moralidade. Embora suas ideias tenham sido contestadas e debatidas ao longo dos séculos, a obra de Hume continua a ser uma influência significativa na filosofia contemporânea.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Elias.Fernando 05/05/2020

Causa e efeito
O livro é a causa de toda transformação de pensamentos que ocorrem durante sua leitura, ou seja, a leitura do livro causa um efeito transformador. É genial como Hume descreve nossa compreensão de tudo; e faz um sentido muito grande que as nossas percepções são todas advindas das experiências. Recomendo a leitura dele e espero que qualquer um que leia possa entender o quão interessante são as ideias deste pensador.