Imaginário Feminino

Imaginário Feminino Camille Thomaz Labanca

Resenhas - Imaginário Feminino

Lidianne Oliveira 17/01/2024

Achei interessante a forma como a autora conta a história, através de contos. Não é algo que me prendeu ou me comoveu, mas me identifiquei com alguns trechos.

Bruna.Bookstagram 30/01/2022

Tudo o que você precisa saber para estar tão próximo a sentimentos femininos e seus pensamentos. Leitura curta e com vários títulos para que você não se perca. Não tente achar uma história ou algum fundamento. Não vai encontrar. São apenas pensamentos.

Lina DC 01/09/2013

Me surpreendi de modo muito positivo com a escrita da autora Camille Thomaz. Com uma narração delicada, concisa e ao mesmo tempo reflexiva, a autora conseguiu trazer em um livro curtinho (tem um pouco mais de 100 páginas), algumas situações que diversas mulheres passam, passaram e irão passar em sua vida.
Alguns trechos passam os sentimentos de forma mais crua, outros de forma mais distanciada, mas mesmo assim emocionante.
Um livro com um conteúdo complexo, pois sinceramente, quem é que conseguiria simplificar os sentimentos das mulheres?
Em relação a diagramação, revisão e layout foi realizado um ótimo trabalho, apesar de que encontrei alguns errinhos bobos de grafia que não interferiram em nada na leitura. A capa simples, porém muito feminina, tem tudo a ver com o livro.

"Superar o quê? Não sei se isso tem nome, é algo que me segura e puxa para baixo. Medo? Talvez. Insegurança? Provavelmente. Tristeza? Consequência desse sentimento não nomeado. A verdade - e ela eu tenho que admitir pelo menos aqui - é que me falta coragem para contar quando gosto de alguém. E isso de alguma forma me consome". (p.43)

naniedias 13/08/2013

Imaginário Feminino, de Camille Thomaz Labanca
Independente - 82 páginas
Fragmentos sobre o universo feminino, para se identificar e refletir.

Título: Imaginário Feminino
Autora: Camille Thomaz Labanca
Editora: Independente
ASIN: B00CPF6PC0
Ano da Edição: 2013
Ano Original de Lançamento: 2012
Nº de Páginas: 82

Sinopse:
A autora classifica Imaginário Feminino como um livro de contos, que não chegam a ser contos, mas fragmentos bem curtos. Todos sobre o riquíssimo universo das mulheres - para fazer com que todos se identifiquem e reflitam.

O que eu achei do livro:
Bom.

O livro é divido em algumas partes: A Primeira Versão (esconda a segunda); Das pequenas histórias que nunca aconteceram; Das realidades inventadas, personalidades refeitas e outras coisas mais; Do que não é real; Dos pequenos e grandes diálogos inexistentes; Das situações falsas e sem tempo; Da situação (quase) permanente; A Última Versão (procure a penúltima).
Nesses capítulos, o leitor encontrará vários fragmentos de histórias relacionados ao assunto que é tratado em cada parte do livro - sempre ligados ao tão rico universo feminino.
É impossível não se encontrar em algumas situações, se identificando aqui ou ali. A maioria dos fragmentos, entretanto, nos faz pensar e refletir bastante - o que é algo que adoro quando encontro em um livro.

Por que estou chamando de fragmento ao invés de conto?
Principalmente para deixar claro que o leitor encontrará textos bem pequenos, alguns que não ocupam nem mesmo uma página no ereader.
São pequenos, mas cheios de significado e encanto!

A escrita de Camille Thomaz Labanca é deliciosa! Bem leve, contemporânea e coloquial, porém bastante elegante.
A leitura é fluída e rápida. Entretanto, fique atento: o livro termina, mas não acaba. O livro irá morar na sua cabeça e as histórias lidas voltarão à memória com frequência, porque apesar de serem ficção são bastante vívidas.

O preço do livro na Amazon está um presente - quase de graça. Não há por que reclamar!
A edição que peguei está com alguns problemas na diagramação (falta negrito em alguns títulos, o espaçamento também está errado em alguns pontos do livro), que se melhorados iriam tonar a leitura ainda mais agradável, mas que não impedem que a experiência com o livro seja bastante gratificante.

Indico o Imaginário Feminino para todas as mulheres que querem visitar seu próprio mundo e também para os homens que quiserem imergir nesse fantástico universo repleto de nuances.

Nota: 7

Leia mais resenhas no blog Nanie's World!

site: http://www.naniesworld.com/2013/08/imaginario-feminino-camille-thomaz.html

Mila F. @delivroemlivro_ 25/07/2013

Não correspondeu ao que eu esperava...
O Imaginário Feminino é o primeiro livro publicado da carioca e freelancer Camille Thomaz. Trata-se de um livro de contos e crônicas em que o personagem feminino está presente, ou melhor, em que se tenta desvendar as várias facetas do feminino: seus sentimentos e a forma de ver a vida.
Camille tem uma narrativa boa que prende o leitor e os contos por serem breves não torna a leitura cansativa, pelo contrário, em algumas horas [ou menos que isso] você consegue finalizar a leitura.
Por não ter nenhum conhecimento prévio do livro e ter optado não ler sinopse nem resenhas eu imaginei Imaginário Feminino de maneira diferente, por se tratar de um título muito bom e que dá margem para múltiplas possibilidades de ser desenvolvido, imaginei algo mais complexo e elaborado, contudo me deparei com contos e crônicas que, mesmo passando um pouco do universo feminino, não conseguiu me convencer e me tocar profundamente.
Tem partes sentimentais e que chegam a ser fofas, mas ao mesmo tempo vazias. De fato, imaginei uma narrativa mais psicológica pelo âmago feminino, ou numa tentativa de mostrar o feminino em sua essência e não dependente de uma sociedade patriarcal ou depositando a felicidade em outro ser que não ela mesma.
O que me chamou a atenção em Imaginário Feminino foi a narrativa, tem uma simplicidade que eleva os contos e que te faz acreditar que Camille Thomaz tem uma grande sensibilidade e habilidade de cativar leitores.
Confesso que eu errei em não ter pesquisado sobre o livro e conhecer seu conteúdo previamente, pois assim não teria ido com muita sede ao pote, e provavelmente teria apreciado muito mais a leitura, contudo, não foi isso que aconteceu. Portanto, não posso dizer que amei o livro, pois ele não foi de encontro com minhas expectativas, não obstante, também não posso afirmar que não gostei do livro, pois gostei bastante e não descarto a possibilidade de relê-lo, dessa vez com um novo olhar.

Camila Márcia

site: http://www.delivroemlivro.blogspot.com.br/

Rose 19/07/2013

Todo mundo sabe que o universo feminino é uma caixinha de surpresas. A autora Camille Thomaz mostra de uma forma muito bem escrita e muitas vezes romântica, o que se passa na cabeça e no coração de uma mulher.
Em vários contos, Camille relata vários momentos, sentimentos e opiniões de nós mulheres. O livro é fininho, você se envolve na leitura e quando vê já acabou... Não dá para falar muita coisa do livro, afinal não é uma estória longa com início, meio e fim. São contos curtos e bem estruturados que te convidam a pensar e porquê não, desvendar este universo muitas vezes indecifrável...

Vanessa Vieira 30/03/2013

Imaginário Feminino_Camille Thomaz
O livro Imaginário Feminino, de Camille Thomaz, nos traz diversos contos, todos englobados no nosso universo feminino. Os textos são repletos de sentimentos e de muita sutileza, nos narrando com maestria momentos ímpares, e quase em muitas vezes, palpáveis.

"Talvez valesse mais a pena fingir, pensou consigo mesma. Encontrava-se em um parque daquela cidade do interior. A sua volta havia apenas algumas poucas pessoas desconhecidas. Suspirou, triste. Sentia-se só, não importando quantas pessoas estavam a sua volta. Passava a maior parte do tempo se lamentando pelos desejos não realizados, pelos fatos que não podiam ser mudados; firme com os seus bem definidos pontos de vista, porém insegura quanto a eles. Seriam eles a causa dos problemas? Ela que sempre pensava em todos os pontos de vista; ela que sempre escutava, que admitia quando estava errada, e que tentava ser justa. Ela estava errada, afinal?"

Desilusões, vivências, decepções, amores, relacionamentos, amizades, todos esses sentimentos estão costurados nas entrelinhas de Imaginário Feminino. O amor é retratado em todas as suas facetas; pela família, pelos amigos, pelo universo e por aquela pessoa especial, que faz o seu coração bater mais forte. Algumas vezes ele é correspondido; em outras é platônico, mas não perde a sua essência, não deixa de ser AMOR.

"Não te dei meu manual de instruções, se é que existe de fato um, mas nem foi preciso. Só de me olhar, sabe dizer se estou triste, e me ajuda. Ou feliz, e compartilha comigo o momento bom. Ou precisando falar, e me ouve por quanto tempo for necessário. Ou irritada ou sem entender algo, ou, enfim, qualquer coisa. Não importa o que seja: você está lá para mim. Até para brigar quando entende que só assim vou entender as coisas."

De forma delicada e suave, acompanhamos muitas coisas que já aconteceram em nossa vida (ou que ainda irão acontecer) com um toque sutil e levemente doce. É praticamente impossível não se identificar com muitas das ocasiões, dos momentos presentes no livro. Em muitas vezes, chega a soar como uma retrospectiva de nossa existência.

"Sou forte, sou fraca. Sou grande e pequena. Sou fácil de ler e, às vezes, difícil de enxergar. Eu penso em muito para não pensar nada. Dou dois passos a frente e um para trás. Cresço todo dia, mas não mudo de tamanho. Tenho um livro de histórias incompleto, escrevo nele toda semana."

Em suma, Imaginário Feminino retrata o nosso universo como ninguém, de uma forma doce e muitas vezes poética. Fica evidente o talento nato e latente da autora e a sua maestria ao lidar com as palavras e tecer contos tão realistas e belos. A capa do livro é linda e consegue transmitir toda a sutileza e leveza do enredo. Arrisco dizer que essa capa é ainda mais bonita do que a da segunda edição do livro. A diagramação está boa, e só encontrei um erro de português na sinopse descrita na capa. Um livro doce, genuíno e que deve ser lido por toda mulher. Recomendo.

"Não sei ser falsa nem meio amiga. Sei mentir, mas não farei se não for extremamente necessário. Confio em você, mas se perder essa confiança, não espere recuperá-la. Tenho alguns colegas, poucos amigos. Preocupo-me com pessoas que nem imaginam o quanto significam pra mim e, se soubessem, ficariam surpresas."

Daiana Falcão 22/03/2013

Um livro de contos sobre o universo feminino, uma leitura gostosa, agradável e fácil.

Com toda certeza, em algum momento do livro, você se identificará com os relatos...

Os contos são escrito por Larissa, uma jovem que tinha tudo, exceto o mais importante: a felicidade!

Situações do dia a dia, momentos de decisão, momentos de alegria, amor e tormenta... Todas nós já passamos por isso, é por esses e outros motivos, que você vai se encantar pela leitura desse exemplar. Nada de choro, muito pelo contrário, ao ler este livro você poderá reviver em sua memória acontecimentos marcantes em sua vida e refletir sobre suas atitudes em determinado momento.

A leitura foi bem rápida, pois o livro possui apenas 112 páginas. Sabe aquele livro que você senta no sofá e devora tão rápido quanto uma barra de chocolate??? É esse!

A autora conseguiu expressar bem seus sentimentos, adorei o livro, a capa é linda e classifico com 4 estrelas. Não dá pra escrever muito, mas recomendo a leitura a todos, mulheres e homens!

“Meus cabelos estão voando e eu sorrio. Abro os braços e dou duas piruetas antes de me sentir idiota e parar. Idiota feliz. Idiota livre. E ser idiota é, necessariamente, ruim?” (Pág. 32)

Glaucia 13/03/2013

Imaginário Feminino - Camille Thomaz
O livro esta dividido em vários contos à cerca do universo feminino, onde são descritas diversas situações cotidianas, que acontecem com nós mulheres, em diferentes contextos, podendo ser possível nos identificarmos ao longo dos trechos com o que é relatado.

A leitura desse livro foi bem rápida devido ao livro possuir apenas 104 páginas, e o legal é que pude leva-lo para ler nos diferentes locais que precisei ir ao longo da semana.

Gostei da forma como a Camille soube levar a história, sem se perder ou desviar do foco principal que é passar aos leitores qual é o sentimento das mulheres ao vivenciarem determinadas situações ao longo da vida.

Porém, não curto muito esses livros que são divididos em fragmentos, ou seja, micro textos, porque uma hora ou outra, eu sempre me perco na leitura e tenho que voltar para entender. Por isso, minha classificação atribuída ao livro foram 3 estrelas. Em contrapartida, eu adorei a capa e o marcador, muito lindos! Mas essa, é apenas minha opinião!

Resenha escrita por Glaucia Matos – www.leitorait.com ©

27/02/2013

Ler Imaginário Feminino foi um misto de fascínio e confusão para mim. Quando pego um livro, normalmente tenho certa noção do que ele abordará, qual será mais ou menos o estilo da narrativa, o que basicamente me aguarda. Mas, depois de recebê-lo da editora, li várias vezes a sinopse, a orelha e o que mais havia de informação no livro embora não tenha conseguido absorver nenhuma noção.
Então, com uma leitura rápida, prática e bem dinâmica, tentei entender o que se passava. Seria uma narrativa? Vários contos? Crônicas? Simplesmente situações? Confesso que minha dúvida se estendeu por toda a leitura e, agora, não sei dizer, com certeza, a qual conclusão cheguei. Se eu te dissesse que se trata de uma narrativa, provavelmente não seria bem essa a definição na qual se encaixa. A verdade é que, aos poucos, a história parece engrenar em uma trajetória linear, com uma personagem que protagoniza essas diversas situações sem, necessariamente, ser citada. A narrativa (se é que posso chamá-la assim) é em primeira pessoa e temos a impressão de que se parece com um diário ou, então, como se diz logo no início do livro, um bloco onde diversas ideias são anotadas. Talvez sejam apenas ideias de cenas aleatórias que foram anotadas e, então, revisadas pela autora na forma do livro. Talvez não.
Muito confuso? Ótimo, agora você sabe como eu me senti lendo Imaginário Feminino.
Apesar dos pesares, mudando o foco para o que realmente chamou a minha atenção e me fez devorar o livro: o conteúdo. Não importa a forma como foi disposto, a verdade é que, em diversas situações ali descritas, eu consegui me identificar. Vivenciando as mesmas coisas, pensando, talvez não do mesmo jeito, mas de forma muito parecida. E então me pus a pensar em quanto isso não poderia se assemelhar ao que se passa na cabeça de tantas outras mulheres. É como se a autora tivesse feito uma bela agregação de fatos, pensamentos e sentimentos que circundam esse universo que tantas pessoas tentam desvendar e que, ainda assim, parece tão misterioso e desconexo: o universo feminino.
Com uma escrita excepcional, Imaginário Feminino conseguiu me encantar e, mesmo não tendo certeza do que exatamente li, isso só afetou uma pequena parcela do meu parecer final. Acho que por ter sido uma leitura que fez com que eu me identificasse com algumas situações contribuiu, e muito, para tornar a evolução do livro algo que realmente me prendesse e curtisse.
Não sei se uma releitura fará com que eu tenha um entendimento completamente diferente e, finalmente, desvende esse mistério sobre a construção do texto, mas, definitivamente, tentarei um dia. Eu indico o livro independentemente da minha confusão, pois só pelo fato de ter uma escrita maravilhosa e pelo tema abordado, vale a pena conferir.

Leia o post original no blog Only The Strong Survive: http://onlythestrong-survive.blogspot.com/2013/02/resenha-imaginario-feminino-camille.html

Bárbara 26/02/2013

Ler Imaginário Feminino pela segunda vez só me levou a crer que Camille Thomaz escreveu um livro atemporal, mesmo que escreva a data em um dos capítulos. O que quero dizer, com isso, é que ler e reler só te acrescenta, porque te coloca para pensar e repensar nas coisas que acontecem na sua vida, mesmo que ela tenha uma personagem específica na história. O livro não é um auto-ajuda, mas serve como tal, já que faz com que você pense nas coisas que faz.

Larissa é depressiva e ler o livro só vai mostrando todo o tormento e todas as dúvidas que rondam na cabeça dela. Vai te mostrando o que ela tem sofrido e como ela tem tentado sair dessa. Os textos são pequenos, curtos e rápidos. A leitura do livro não passa de 24 horas. A história também não vai te mostrar um início, meio e fim, mas você os percebe lá dentro, lá no fundinho de tudo o que Camille escreveu.

Reler também me mostrou as maravilhas que a Camille colocou no papel, os tantos trechos maravilhosos, as tantas falas, os diálogos cheios de significados. Se eu estivesse com meus flags em mãos, tenho que confessar que o livro estaria repleto deles neste momento.

Se você gosta de uma leitura fácil, mas que te faz pensar sobre a sua vida, recomendo Imaginário Feminino. Larissa é uma personagem incrível, e ela se mostra para nós de uma forma mais incrível ainda.

Morenalilica 18/02/2013

Adorei a idéia do livro!
Fiquei um tempo pensando em como começar essa resenha. No início da minha leitura, não sabia se tinha entendido muito bem o propósito do livro. Continuei lendo, compreendi tudo e achei a ideia da autora genial!

“Imaginário Feminino” é composto por várias crônicas pequenas. Lembrei-me, inclusive, dos meus diários de adolescente, onde eu escrevia sobre minhas alegrias, minhas decepções, meus amores não correspondidos. Camille escreve de forma simples e intimista. Larissa, a protagonista do livro por assim dizer, é uma jovem como tantas outras que conhecemos, que vive uma vida comum, permeada por alegrias e dissabores. Os contos fazem parte de um livro que a própria Larissa escreve como forma de desabafo, como forma de tornar sua vida, por vezes, impessoal.

O livro é composto por vários capítulos, onde os contos estão divididos por categorias. Há contos da fase de amor intenso, das coisas apenas imaginadas, da ausência de amor, das tentativas de mudança. Tudo escrito com muita sensibilidade.

Gostei bastante do livro. Em suas páginas, conhecemos Larissa um pouco mais, ficamos sabendo de seus problemas, seus amores, sua amiga Michelle, que estava presente em seus grandes momentos.

É um livro com poucas, mas belíssimas páginas. A diagramação é perfeita e não encontrei grandes erros de revisão. A capa é belíssima e bem adequada ao tema.

Recomendo que você leia “Imaginário Feminino“. É sempre bom termos uma leitura leve pra fazer enquantos nos desintoxicamos das agruras de nossa própria existência.

Resenha originalmente postada em http://doceinsensatez.com/blog/resenha-imaginario-feminino-de-camille-thomaz/ - Proibida cópia total ou parcial.

letrasefolhas 26/11/2012

Resenha: Imaginário Feminino
Imaginário Feminino é um livro que aparentemente foi feito só para mulheres, mas que qualquer homem pode ler para entender um pouco desse universo.

O livro é bem leve, com contos fáceis e curtos de serem interpretados que faz você viver cada situação que ali está escrita. Comecei IF (carinhosamente chamado hah) e já sabia que encontraria muitas experiências parecidas com as quais eu já vivi (ou pessoas próximas a mim viveram).

Alguns contos me emocionaram bastante como o 'Absolutamente nada demais', 'Feita de Momentos', 'Fones de ouvido, num volume alto' entre outros. Encontramos contos com referência aos pais, amigos e principalmente aos romances.

"Porém não iria tomar uma iniciativa, não iria agir como uma louca e culpar ao calor. Tudo acabou quando se viram pela última vez."
Absolutamente nada demais - página 22.

Continue lendo a resenha em: http://www.letrasefolhas.com/2012/11/resenha-imaginario-feminino.html

OBrigada!!!

Beatriz Gosmin 12/11/2012

Resenha por Beatriz Gosmin - www.livroseatitudes.com.br
O livro é inteiramente formado por contos, e a maioria deles são bem pequenos, cabendo dois por página.
A personagem que nos escreve é a Larissa, que logo no início nos mostra estar passando por uma doença, no caso, a depressão.

Os contos começam e a narrativa é fluída, mas não pode deixar-se distrair nem por um instante, porque se não você perde o foco. Como diz na sinopse: se você ler duas vezes, terá interpretações diferentes em cada uma.

Sabe quando você está triste (ou muito feliz) e bate aquela vontade de escrever? Então você pega uma folha ou o laptop e sai escrevendo todos os seus pensamentos, angústias, frases e palavras inventadas? Você já fez isso? Eu já fiz isso. Tenho muitos textos por aí, em notas do facebook, numa página de autores na internet, em papeis guardados e arquivos do word com senha.

Confesso que já tive momentos muito ruins em minha vida (quem não tem?) e a minha escapatória era escrever. E é assim que são feitos os contos. A personagem despeja tudo o que pensa, vive, sonha, quer e acredita no papel. E nós o lemos. E nos nós identificamos.

E caso você pense: “não tenho o hábito de escrever nada, nunca passei por essa doença, não me identificarei com o livro”, você está errada. As situações e pensamentos da personagem não remetem apenas a garotas que possuem os mesmos problemas e hábitos que ela, mas a toda garota no geral (e dependendo, garotos também).

Havia contos que eu me identificava de tal forma que chegava a pensar “Eu já me senti assim, eu já vivi algo como isso. Eu poderia ter escrito este conto”.

" Meus cabelos estão voando e eu sorrio. Abro os braços e dou duas piruetas antes de me sentir idiota e parar. Idiota feliz. Idiota livre. E ser idiota é, necessariamente, ruim? Pg. 32 "

Notamos reações diferentes a cada momento descrito, nos aventuramos nos amores e desamores vividos por ela, e os motivos para tais. O livro e os sentimentos presentes são profundos de forma única e verdadeira, não profundos no sentido de chororô e romances água com açúcar.

Vamos lá... Aceite o desafio de ler e se encontrar ali. Aceite o fato de que no livro não existe romances perfeitos como os que estamos acostumadas a ler, mas situações cotidianas que você viveu, conhece, sentiu, viverá. Está pronta para encontrar uma amiga que te entende? Então leia o livro.

" Ela que sempre pensava em todos os pontos de vista; ela que sempre escutava, que admitia quando estava errada, e que tentava ser justa. Ela estava errada, afinal? Pg 36 "

Veja o post original da resenha:

RUDY 21/10/2012

Sinopse:
"O amado universo feminino é preenchido por mistérios e dá abertura para abordar os mais variados temas. É poderoso, pode mudar o rumo de uma história, e este universo, jamais será desvendado: “Fato.”

Pois bem, saibas que algo singular, nas entrelinhas de uma inteligente narrativa, transborda nas páginas deste livro. As palavras se traduzem em sentimentos, desilusões, vivências e passagens aparentemente tão cotidianas; atingem o belo mundo ao qual pertence o universo das paixões. A leitura é ininterrupta: “Comprove.”.

Que atingirá a mente dos pensantes e o coração dos que já se apaixonaram, os que estão em pleno prazer, ou ainda, daqueles que se apaixonarão. Nada de meio termo, todos estarão envolvidos, as histórias, ou a história, se reflete como um espelho no coração de cada leitor que se aventurar aqui. Às vezes, leia por duas vezes uma mesma passagem, terás diferentes interpretações: “Aceite o desafio.”.

A autora trouxe um assunto delicado, ao mesmo tempo necessário, utilizou de coisas simples para fazer uma oportuni¬dade para reflexão e desabafo, de onde encontrar o nosso “eu” —, há tanto escondido que interliga ou busca o sexo oposto. A linguagem por vezes, mesmo que simples, traz a mensagem subliminar: “Desvende.”.

Camille Thomaz pode ser jovem ou uma autora iniciante, mas possui uma mente altamente elevada, graças à bagagem cultural que absorveu no apaixonante mundo dos livros. Esta é uma obra voltada a todos, seja para amar, pensar... Ou jamais esquecer: “Não duvide.”."

(José Oliveira - Escritor)

Resolvi colocar a sinopse da editora porque está bem completinha.

Para ler a análise técnica e opinião sobre a autora, visite os blogs:

BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2012/10/resenha-58-imaginario-feminino-camille.html

BLOG CRL: http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com.br/2012/10/resenha-imaginario-feminino-camille.html
Michelle 30/12/2022minha estante
interssante