Cannery Row

Cannery Row John Steinbeck

Resenhas - Cannery Row

Marcos606 02/06/2023

Talvez como resposta à sua insatisfação ao retornar dos campos de batalha como repórter, Steinbeck não escreveu outro romance de protesto como As Vinhas da Ira. Em vez disso, ele retrata um espírito de paz e comunidade, de tom sentimental, povoado por vagabundos estereotipados de boa índole e prostitutas de bom coração que vivem nos arredores de Monterey, Califórnia, um romance picaresco que celebra a vida dos pobres, mas felizes despossuídos.

Roberto Padilha 11/08/2018

Steinbeck possui uma capacidade incrível de descrever o simples. O descomplicado. O mundano. De criar personagens que, apesar da simplicidade, carregam em suas atitudes e nas suas palavras uma coragem e uma capacidade de entender o mundo inacreditáveis. Personagens que nos fazem acreditar que a busca pela felicidade pode estar nos detalhes simples da vida, em enfrentar e assumir os próprios defeitos, em expressar a admiração por aqueles que amamos e em saber compreender e admirar os outros na plenitude de suas falhas e seus defeitos.
Na simplicidade de suas histórias e na construção de personagens tão marcantes e tão reais, Steinbeck conseguiu criar uma história atemporal, que nos faz refletir sobre muito do que falta ao mundo de hoje. Uma volta ao que é simples e à capacidade de ver o outro além dos rótulos. De que se pode encontrar o sucesso dedicando a vida a reconhecer a felicidade que se tem, ao invés de buscar aquela definida por outros.

Um livro espetacular!

"As coisas que admiramos nos homens, gentileza e generosidade, abertura, honestidade, compreensão e sentimento são concomitantes ao fracasso em nosso sistema. E os traços que detestamos, aspereza, cobiça, ganância, maldade, egoísmo e interesse próprio são os traços do sucesso. E enquanto os homens admiram a qualidade dos primeiros, eles amam o produto do segundo."