Um passeio pela cidade do Rio de Janeiro

Um passeio pela cidade do Rio de Janeiro Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - Um passeio pela cidade do Rio de Janeiro

Carol 17/12/2021

Misto de História e Turismo pelo centro da cidade do Rio de Janeiro
Joaquim Manuel de Macedo descreveu detalhadamente, nesse livro, cinco prédios construídos no centro da cidade do Rio de Janeiro, que podemos considerar, de alguma forma, patrimônios históricos-culturais e/ou religiosos: Palácio Imperial (Paço Imperial), Passeio Público, Convento de Santa Teresa, Convento de Santo Antônio e Igreja de São Pedro. Infelizmente, este último não existe mais - foi destruído para a construção da Avenida Presidente Vargas.

Como um bom literato, Macedo descreveu algumas histórias de personalidades que estiveram ligadas aos prédios descritos, mas que poderiam estar em um livro a parte. No mais, este livro é ótimo e podemos nos basear nele para desenvolver um roteiro turístico bem interessante, comparando a descrição de cada espaço geográfico presente em suas páginas com o que vemos atualmente na região

r.morel 31/08/2017

Resenha Telegráfica
O autor visitou o Palácio Imperial, o Passeio Público, o Convento de Santa Teresa, o Convento de Santo Antônio e a Igreja de São Pedro. Observou e registrou. Abaixo trecho de um dos textos publicados em forma de folhetim semanal e depois reunidos em livro.

Trecho: “Eis-nos em frente do Palácio Imperial, no largo do Paço. Por onde viemos para chegar aqui, e como nos achamos de improviso neste lugar, é o que não importa saber, nem eu poderia dizê-lo.”

site: popcultpulp.com