Como Agua Para Chocolate

Como Agua Para Chocolate Laura Esquivel

Resenhas - Como Água para Chocolate

sofia587 25/12/2022

te amo realismo fantástico TE AMO
acho que realismo fantástico é meu gênero favorito e esse aqui me pegou DEMAIS, muito lindo e criativo. a única coisa que me impede de dar 5 estrelas é que eu achei a descrição de algumas cenas muito curtas e, apesar de ver que a autora tem domínio total da escrita criativa e, ao invés de um infeliz acidente, esse desenvolvimento rápido deve ter sido uma escolha consciente, me deixa pessoalmente meio broxada quando um livro desenrola em uma linha algo que poderia ser trabalhado melhor com mais espaço.

Julia Prado 23/12/2022

Amei a escrita, e gostei muito do começo, mas depois da morte de uma personagem no meio do livro a trama desandou pra mim. Achei o final ruim, apesar de ser o que eu já esperava

Mari 04/12/2022

Receitas de família
Muito interessante conhecer as histórias através do preparo de receitas, a parte fantástica do sentimento da cozinheira ser transmitido aos convidados. Uma história que apresenta muitas tristezas e dificuldades, porém com um final feliz.

Gabriela 27/11/2022

Uma leitura deliciosa!
?Como água para chocolate? é um romance escrito ao estilo do realismo mágico: mistura acontecimentos cotidianos com acontecimentos sobrenaturais. A história de Tita é permeada por uma curiosa relação entre a comida e seu cotidiano. Nasceu prematura porque, desde o ventre, já chorava muito quando alguém cortava cebolas perto dela, sendo assim, as próprias lágrimas a empurraram para esse mundo. Ela nasceu sobre a mesa da cozinha de sua casa, e na cozinha haveria de vivenciar os momentos mais marcantes de sua vida.

Então, desenrola-se sua história de amor com Pedro. No entanto, eles não podem se casar por conta de uma tradição familiar que exige que a filha mais nova permaneça solteira para cuidar da mãe na velhice. Sendo Tita a mais nova, quem se casa com Pedro é Rosaura, uma de suas irmãs. Esse triângulo amoroso é um prato cheio de tensões, ciúmes, intrigas e rebeldia.

O livro também foca na relação conturbada de Tita com Mamãe Elena, especialista em cortar-lhe as asas. Mas um misterioso acontecimento une as duas, um acontecimento que Tita viria a descobrir muito tempo depois.

Cada capítulo se inicia com uma tradicional receita mexicana que tem tudo a ver com a temática do capítulo em questão. De todos, provavelmente um dos favoritos do público é o prato das codornas com pétalas de rosas vermelhas, que é de tirar o fôlego!

Eu gostei bastante da história. É deliciosa! E o final me surpreendeu. Eu estava com a intenção de dar 4 estrelas para o livro, mas a maneira como o final foi construído me fez acrescentar metade da quinta. Gostaria que a história tivesse mais detalhes para nos situarmos melhor na narrativa. Isso, entretanto, não diminui em nada a qualidade, a beleza e a intensidade do livro.

mayara kétne 02/11/2022

UMA NOVELA MEXICANA
O livro é marcado por realismo mágico, do qual tenho gostado muito e me divertiu bastante. Jhow é o amor da minha vida e é o personagem mais injustiçado, sim! Pedro não vale todo esse esforço, porém eles até que tentam deixar a imagem de amor romântico, só que não funcionou comigo, o filme é legal também!!!

Cris 01/11/2022

01.11.2022
Gostei mais desse livro do que do outro que li. Romance leve, que nos conta a história de Tita que sendo a caçula, não pode se casar, pois precisa cuidar da mãe. Assim, vê seu grande amor se casar com sua irmã. A desculpa é que assim, poderão ficar pertos, uma vez que irão morar na mesma casa. Em cada capítulo é dada uma receita que nos faz conhecer um pouco da culinária do México e a comida tem a ver com os sentimentos da cozinheira Tita, que desde quando nasceu foi alimentada por Nascha, uma cozinheira indígena que trabalhava para a familia e foi assim, que aprendeu a cozinhar. História emocionante, vale a pena ler.

Amanda 26/08/2022

Aaahh que delícia de romance! Que envolve amor, família, tradições e muita comida! Foi incrível acompanhar a história de Tita e seu amor por Pedro. É um livro que sempre surpreende com suas histórias de fantasia e com seus exageros. E quando eu achava que já saberia tudo o que iria acontecer, o final dá várias reviravoltas e mais uma vez surpreende. Amei ler

Mulher dos Livros 20/08/2022

Um romance com tempero mexicano!
?Como água para chocolate conta uma história de amor proibido entre os jovens Tita e Pedro . A família de Tita é composta praticamente apenas por mulheres, já que os homens foram convocados para estar em combate. Na casa viviam Tita, suas irmãs Gertrudis e Rosaura, a mãe Helena, a cozinheira meia surda Nacha e a empregada Chencha. \Titã nasceu na cozinha da casa, e tudo indica que vem daí sua paixão e talento por cozinhar.

??A mãe de Tita, faz todo possível para criar as meninas de forma digna, isso incluí muitos afazeres no rancho, horas de bordado e costura, rezas e a presença nos jantares sociais.
Tudo ia bem, até certo dia, Pedro Muzquiz aparecer no rancho para pedir a mão de Tita em casamento. Mãe Helena se recusa a aceitar, pois na família existe uma tradição onde a filha mais nova deve cuidar da mãe até a morte, e portanto não pode se casar.

?A triste notícia corrói de tristeza o coração da jovem. O pretendido recebe uma contra proposta, D. Helena oferece a mão da filha mais velha a ele. Pedro, que era capaz de qualquer coisa para estar perto de Tita, aceita a oferta. Após o casamento, ele passa a morar no rancho com todas elas. Será que as regras da família serão suficientes para distanciar a paixão proibida deles? É o que você descobrirá lendo este romance mexicano.

??Frases favoritas:

"Se não poderia casar, poderia ao menos experimentar o amor? Ou nem isso?"
"Então, ela chorou sem lágrimas, o que dizem que dói mais."

?Me interessei por essa obra principalmente pela nacionalidade mexicana da autora. A escrita da Laura Esquivel é marcante e criativa. Neste livro, a história foi organizada em doze capítulos, cada qual correspondente a um mês do ano e a uma receita mexicana. Interessante que a receita se desenvolve dentro da vivência prometida no capítulo. Gostei também das temáticas oferecidas na leitura, que vão além do romance em si, está presente reflexões acerca do tradicionalismo; visões comportamentais da mulher; desejos e liberdade de identidade. É um livro sem dúvidas, "fora da caixinha". O que me deixou curiosa para conhecer outras obras da autora.
??????????

Você já conhecia esse livro?
Eu amei!?

Cris.Aguiar 10/08/2022

Delícia: literalmente!
Que livro delicioso de ler.
Um drama familiar e amoroso entre temperos e panelas com um pouco de "magia".
A leitura foi vapt vupt, recomendo.

CLUBE DE LEITURA: Agosto 2022

site: https://sociedadedosleitoresvivos.wordpress.com/

aishameld 03/08/2022

Como água para chocolate
Gostei muito da história, ela é interessante e diferente de tudo que já li.
A mistura de culinária e literatura deu muito certo.
O livro tem várias mensagens sutis mas legais. Recomendo muito.

Mara Rubia 23/07/2022

Chocolate
Quando sabores, alegrias, tristeza, paixão e dor se misturam nos pratos e na vida. Tita demonstrava como amar na cozinha e na vida

_elaarafaela 29/06/2022

Como água para chocolate
Achei um livro muito fofo e fácil de acompanhar.
A história é romântica mesmo e até chega ser engraçada em algum momento.
Gostei muito de como Laura Esquivel consegue refletir muito bem a sociedade daquela época, na revolução mexicana, e como ela desenvolve muito bem todos os personagens. Você realmente consegue acompanhar o que acontece na vida de cada um deles e o final é inesperado mesmo!
O texto é, sem dúvidas, um exemplo muito bom de realismo mágico e eu acho que é pouco reconhecido. Laura Esquivel merece mais reconhecimento nesse gênero literário.
Recomendo a leitura!