Como água para chocolate

Como água para chocolate Laura Esquivel

Resenhas - Como Água para Chocolate

Anniye 07/01/2024

Realismo mágico ??????
Esse livro foi uma surpresa enorme, adorei a história, adorei a forma que o livro flui e principalmente as receitas no meio da narração.
Achei triste o final da Tita, acho que ela merecia muito mais, sobre o Pedro até agora não consigo gostar dele e da Rosaura piorou.
*John tem um lugarzinho no meu coração!
Leiam logo esse livro!!

Lyvia 31/12/2023

Esse livro me fez descobrir que o "Realismo mágico" é um dos meus gêneros literários preferidos. A autora consegue, brincando, falar de amor, dor, família, ser mulher, tudo num contexto histórico antigo dentro dos costumes mexicanos onde a magia da cozinha é a liga de tudo! Vontade de morar nesse livro

Gabs. A 27/12/2023

Para comer com os olhos
Uma história bonita e saborosa!

Tita nasceu com uma maldição: por ser a filha mulher caçula, ela estava destinada a nunca poder se casar, e a tomar conta de sua mãe até o fim dos seus dias.

Faça planos e veja Deus sorrir.

Torci tanto para que ela não ficasse com Pedro - o Doutor era realmente o amor que Tita merecia.
Pedro foi uma paixão avassaladora que ardeu até o último instante.
Jonh era tranquilo, a compreendia e principalmente,a amava independente de qualquer situação.
Tita abriu mão de muita coisa por Pedro - Do que Pedro abriu mão por ela?

A maturidade faz a gente entender o verdadeiro significado do amor.

De qualquer forma, é uma graça de livro, as receitas dão água na boca de tão deliciosas.
A vida pacata no racho também é muito gostosa de acompanhar.
A fantasia misturada com a realidade é muito poética.

Um livro curtinho recheado de preciosidades.

Mayara.Torroglosa 18/12/2023

É uma leitura fácil e interessante. A protagonista vivencia experiências fantásticas que relacionam as receitas tradicionais q ela aprendera qdo criança conforme os seus sentimentos relacionadas à sua família e paixão... Também gostei das referências históricas sobre a cultura mexicana e sua história no período da revolução mexicana no início do século XX.

Alessandra 10/12/2023

Uma preciosidade que vou panfletar muuuito por aí. A narrativa te ganha pelo cheiro e pela forma que apresenta os fatos: tudo sempre passa pela cozinha e no que a comida evoca ao ser ingerida, apresentando nas entrelinhas a cultura mexicana. Apesar dos pontos problemáticos em relação ao protagonismo das mulheres, acredito ser uma leitura que rende boas discussões para nosso tempo.

Caroline Vital 28/11/2023

Lido em 2019
Que livro ótimo! E sensual. Fui correndo ver o filme. Um dos melhores do realismo mágico que já li.

Paulina.Keniyane 20/11/2023

Amei esse livro!
Tenho o livro físico.
Sofri imenso ao lado de Tita e ao mesmo tempo ao lado de Pedro.
Compreendi no final que não basta apenas apoiar Tita, tendo em conta a decisão tomada por Pedro em casar com a sua irmã mais velha, mas ver o profundo amor de Pedro por Tita, que ao sentir-se pressionado não viu uma outra opção para estar perto de sua amada(Tita), se não casar-se com a irmã de Tita apenas para estar perto de sua amada, sabendo que seria difícil tão decisão, pois traria consigo tamanha dor e tristeza a ambos.
Amei também as receitinhas que dão início a cada capítulo.

Super recomendo uma leitura a este magnífico livro, boa degustação!

arqueofarias 14/10/2023

Um clássico romance de amor proibido aos moldes de Romeu e Julieta, porém costurado por receitas e guloseimas do México que delineiam a vida da protagonista Tita e o seu infortúnio familiar de não poder casar com o seu amor porque filhas mais novas não podem casar para cuidar da Mãe. Seu amor passa a ser direcionado para as infindas receitas compartilhadas pelo saber ancestral que está totalmente ligada.
O desenvolvimento por vezes parece arrastado mas vai criando fôlego quando a gente imagina o desfecho esperado para o amor de Tita.
O final, pra mim, foi o mais lindo e poético, com salpicos de realismo mágico a la Cem Anos de Solidão.
Interessante.

Marciele Silva 13/09/2023

Que incrível
Cada sentimento de Tita me fazia encher meu coração, que livro perfeito, do início ao fim. Uma leitura simples e agradável, nem da vontade de parar de ler. Amei

anahelena.blasilemos 27/08/2023

COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE – de Laura Esquivel
Este é um livro de receitas.
De receitas culinárias, sim, com descrição de dosagem exata dos ingredientes, sejam cebolas, açucares, ovos, chorizos, nata fresca, pimentas, de um tudo. O modo de execução e truques daqueles segredos seculares guardados a sete chaves, que fazem toda a diferença no sabor final do prato servido.
De receita da obstinação de um amor proibido que por fim consegue prevalecer passadas algumas décadas.
De receita de uma saga familiar no interior do México em meio à revolução do início do século XX, com ênfase para ciúmes e disputas entre irmãs, para a libertação das garras despóticas de uma mãe autoritária e azeda, para a submissão imposta pelo medo, para leais amizades, para a insistência em conservar métodos deteriorados e obsoletos em nome da moral e dos bons costumes mesmo tendo telhado de vidro.
Mas principalmente a receita para um livro admirável:
. iniciar repartindo o livro em 12 capítulos com correspondência direta a cada um dos 12 meses de um ano, em ordem cronológica;
. colocar uma receita culinária tradicional e saborosa no início de cada capítulo e, a partir dela ir lentamente contado a história com evolução natural, ainda que com idas e vindas bastante anacrônicas;
. acrescentar uma boa dose de realismo fantástico, tão ao gosto da literatura latino-americana, de tal forma que vai se formando um caldo de maravilhosas e peculiares reações aos comensais que experimentam as iguarias que saem das panelas carregadas de sabores dos sentimentos de quem cozinha, sejam eles amor, volúpia, revolta, desdém, raiva, entre outros.
É como transmitir o calor de suas emoções para o alimento assim como a água fervente derrete o chocolate. E a cidade toda destilando suas doçuras ou suas amarguras.
Pronto!
É só abrir a primeira página e começar a se refestelar. A leitura é um prato cheio!
TRÊS PERSONAGENS: Tita e Pedro, e também Mamãe Elena.
UMA CITAÇÃO: ” ... este livro de cozinha que me deixou de herança ao morrer e que narra, em cada uma de suas receitas, esta história de amor enterrada.”