Como Água para Chocolate

Como Água para Chocolate Laura Esquivel

Resenhas - Como Água para Chocolate

Maricita 26/08/2021

Eu gostei menos desse livro do que imaginava. De certo modo, ele me entregou a história que prometeu entregar e a escrita de Laura Esquível é muito gostosinha de ler (li no original em espanhol e aaaaaaa a escrita é muito muito boa e atraente), mas os personagens são odiosos. Eu tinha muita dó da situação de Tita, mas não conseguia ter por ela o carinho que normalmente temos por personagens principais em situações críticas. E eu simplesmente não gostava de Pedro. Para ser completamente sincera, as partes em que Chencha, Gertrudis e John apareciam eram as únicas partes realmente prazerosas para mim.

Maricita 26/08/2021

Thamiris.Treigher 04/08/2021

Aromas, sabores, amores, dissabores...
Tendo como cenário a Revolução Mexicana no início do século XX, "Como Água para Chocolate" conta a história de Tita, de sua família, e, principalmente de seu amor proibido com Pedro.

Esse romance é proibido por conta de uma terrível tradição familiar em que a filha mais nova não pode casar, pois deve dedicar toda a vida para cuidar da mãe até os seus últimos dias.

Sendo assim, Tita e Pedro se apaixonam perdidamente ainda bem jovens, e ficam noivos. Porém, o casamento é terminantemente proibido por Mãe Elena, justamente para cumprir a tradição. Além disso, Mãe Elena é muito cruel, autoritária, sem o menor carinho ou demostração de afeto por ninguém. Menos ainda por Tita! O mistério dela ser tão amargurada também é desvendado durante a narrativa.

Dessa forma, Pedro acaba casando com Rosaura, irmã de Tita, com a intenção de, assim, ficar sempre perto da mulher amada. Claro que isso gera diversas tensões, confusões, mistérios, amores e dissabores.

A estrutura e o estilo desse livro me encantaram muito. São 12 capítulos, cada um representado por um mês do ano e por uma receita culinária. Sim, porque além de ser um realismo fantástico, essa obra é uma cozinha-ficção, gênero literário que foi inaugurado por Laura Esquivel.

Tita é muito ligada à cozinha, às receitas, e todos os seus sentimentos são transmitidos através dos pratos que prepara: amor, raiva, erotismo, desejo, fogo, tristeza... E não há quem escape dessas sensações provocadas pelo sabor das receitas de Tita. É uma loucura!

Eu amei muito esse livro, muito mesmo. Foi realmente uma viagem culinária e especialmente de sensações, aromas, sabores... E amores!
anahelena.blasilemos 03/02/2022minha estante
Acabo de ler o livro. Gostei muito.Uma receita e tanto para contar uma bela história.

Douglas.Bonin 21/07/2021

A Jalapenho da literatura @Servedois.literario
Comprei este livro porque tenho a tradição de montar pacotes de presente de aniversário para minha namorada. 2021 não foi diferente e coloquei como temática o México.
Além deste livro - não quis me prender a Pedro Paramo - dei um box de CD do Rebeldes e uma porção de churros, já que tacos séria inviável em uma caixa.

Mas como não sou bobo, li o bentido do livro antes, e fiquei muito feliz! A história, que faz uso desta fantasia gastronomica, se apoiando muito numa idéia de que os sentimentos são produtos daquilo que o estomago tá cheio kkkk

Existe um humor bem construído, algo meio betty a feia, que mescla bem com a Putaria - por isso picante - e além disso, trás as receitas citadas no começo de cada capítulo.

A cena da menina pelada, montada no cavalo, com um guerrilheiro conduzindo, após uma sopa picante é o ápice desta obra kkkkkk

A literatura fantástica latina, de Machado a Borges, encontra no México um ótimo sustentáculo neste livro. Recomendo para todos aqueles que têm na cozinha momentos de memórias.

Poly 29/06/2021

É novela mexicana que você quer @?
Aquele romance latino bem dramalhão ao estilo novela mexicana, mas é claro com a pontada de humor que esse gênero também tem.

Tita nasceu literalmente na cozinha, toda sua vida gira em volta das receitas da família. Ela tem uma espécie de habilidade que faz com que a emoção que ela sentiu ao cozinhar se transfira pra quem prova os pratos, o que causa verdadeiras confusões nos eventos e jantares.

A vida da mocinha é muito sofrida, sua mãe é uma mulher muito amargurada que atormenta a todos a sua volta, se isso já não fosse suficiente Tita está presa a uma tradição familiar que diz que a terceira filha não poderá se casar para cuidar da mãe até que ela morra.

Com o destino da sua vida selado assistimos Tita ver o amor de sua vida casar com a sua irmã e assim vamos acompanhando suas receitas e sofrimentos.

Observação: Algumas partes do livro sobre a irmã de Tita usam do peso como algo pejorativo, o que não envelheceu bem, mas o livro continua uma experiência gostosa.

CarolSay 24/06/2021

Drama e comida mexicana
Confesso que quando li a resenha da editora, não me interessei muito, mas resolvi dar uma chance.

O livro é um drama do início ao fim, só desgraça, é pra sentir raiva e chorar com os personagens, principalmente com a coitada da Tita, que tem uma mãe megera e um amor proibido. E a cada capítulo uma nova receita de comida, que se relaciona com parte da estória. Não tem como não se envolver.

Apesar de não ter sido um dos meus preferidos, é bem interessante.

Bebel.Aroeira 23/06/2021

Um livro bem diferente e interessante: um romance que vai sendo narrado através de receitas tradicionais mexicanas, uma história envolvente construída em torno do realismo fantástico. Recomendo!

Keilosa 07/06/2021

Que livro é essseeee?!
Uma narrativa fantástica, com um enredo maravilhoso, que surpreende a cada capítulo.

Gomor 01/06/2021

Romance mexicano, drama intenso misturado a coisas engraçadas. Os efeitos que a culinária de Tita causava em todos era sempre algo intenso. Adorei e super recomendo.

@graresenhando 25/05/2021

?Romance, receitas e sabores do México.?
Com um romance nada clichê, Laura conta uma história de amor forte, com desejo, chama, emoção e muitos segredos... Um romance, pra mim, pouco conhecido, contado de forma intensa.

Para mim, o final não foi algo que me agradou tanto, mesmo tirando totalmente meu fôlego! Eu, acostumada com um bom clichê americano, fui totalmente despreparada para um final cheio de fatos reais. O final não é nada mais nada menos do que acontece na vida real (custou para eu chegar nessa conclusão). (@graresenhando)

???????? ??? ???? ????????? ?????? ????? ?????, ????? ??????-?? ????????!

Jonas307 20/05/2021

O livro é uma pura viagem em varios aspectos, cada capítulo começa com uma receita e o seu passo a passo é desenvolvida no decorrer que é contada a história, possui muitas passagens de tempo tanto historia do passado como saltos para o futuro e tem acontecimentos que fogem da realidade, dando mais emoções a história.

Mari Pereira 15/05/2021

Que livro bobinho... Não consigo pensar em adjetivo melhor.
Gosto muito do realismo mágico, mas neste livro soou quase infantil. Não faz meu estilo.
Terminei a leitura só porque não gosto de abandonar livros na metade.
Não gostei da experiência e também não recomendo.

Rafael 09/05/2021

Romance em receitas
O livro parece ser um típico romance mexicano, mas há alguma coisa a mais da qual eu não sei dizer exatamente. Um realismo mágico bem colocado, com uma escrita que, mesmo traduzida, não perdeu seu encanto/originalidade. A forma como a autora usa das metáforas em relação às receitas culinárias e o desenvolvimento do romance é um ponto a se destacar. Além de tudo isso, uma narrativa emocionante, cativante.

Kabizinha 30/04/2021

Comer é uma das melhores coisas da vida
Um absurdo de bom os capítulos abordando o quanto a comida é algo importante e que merece certo destaque nas nossas vidas.

Toda a pegada lúdica, fantasiosa, é maravilhosa, é de verdade um encanto!

Eu adorei o John e a Gertrudis demais até. Agora a raiva que eu sinto do banana que foi o Pedro, foge de mim! Tirei uma estrela inteira porque não suporto ele, Mãe Elena e Rosaura, tenho pena não, vou ficar devendo!