O duelo

Resenhas - O Duelo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

regueira0 23/02/2023

O Duelo, de A. Tchekhov
Primeira obra do autor que li, achei um bom começo? Não era o que eu esperava (comecei o livro meio no escuro, mas tentei ter uma ideia pelo título), mas mesmo assim me surpreendeu muito? O final não me agradou tanto mas gostei do sentido que ele deu pra história.

A escrita é fluida e cheia de referências de outras obras e autores, principalmente Tolstoi.

Livia M. 31/01/2023

O verdadeiro duelo travamos diariamente
Ora consigo mesmo ora com o mundo.
Ah, como é certeira!
Mas ninguém conhece a verdade última.

#voltaaomundoem7clássicos
1/7
Rússia

Andrelisa 27/01/2023

Clássico
Meu primeiro livro russo. Um clássico é sempre clássico. Texto cheio de ironia, narra a vida de personagens comuns , com seus dilemas. Mostrando a ambiguidade dos seres humanos.

Diliane1 26/01/2023

Inesperado
Comecei lendo sem muita espectativa. Mas a história me surpreendeu muito e por isso resolvi dar nota 5. Tudo seria tão mais fácil se ao invés do ódio, a gente experimentasse o amor ao próximo.

Edson.Bezerra 26/01/2023

"Ninguém conhece a verdade última". Um convite à reflexão sobre as armadilhas humanas em sua perenidade.

Camila 23/01/2023

Fofocas de cidade pequena
Não importa a época e o lugar, os dramas de uma cidade pequena e as fofocas que circulam por ela sempre rendem histórias muito boas!

Gabriela 23/01/2023

Não costumo fazer resenha mas não tiro o livro da cabeça então resolvi compartilhar um pouquinho.

Primeiro queria apontar o óbvio. Existem dois duelos paralelos no livro, um que usa armas e outro o conflito entre duas correntes éticas, ambos os duelos personificados por Laevsky e Koren. Se discussões filosóficas interessam a vocês então irão gostar da leitura.

Todavia, enquanto tais embates movem o enredo esse não é o aspecto mais interessante, ao menos pra mim. Como todo trabalho de Tchekhov os personagens são cobertos de falhas, à primeira vista todos parecem possuir mais defeitos que qualidades que os redimam, isso todavia não é um empecilho, e sim condição, para o progresso deles.

E sim, o maior clichê sobre Tchekhov é a chave aqui. Compaixão durante o conflito é o que leva a resolução final e aos personagens encontrarem um desfecho onde tenham sido profundamente mudados (tanto suas escolhas quanto filosofia de vida) por conta das relações.

LaAs183 20/01/2023

Primeira leitura de 2023.
Sem expectativa nenhuma, peguei esse livro e me deparei com uma verdadeira obra prima. Diálogos maravilhosos, uma dualidade que acarreta muitas reflexões e personagens complexos que geram, no decorrer da leitura, muitas crises existenciais em quem mergulha na história.

Delma 12/01/2023

Importantes reflexões
Ótimo livro! Com pitadas de filosofia e humor, a obra traz questões profundas e necessárias para reflexão.
Apresenta a cultura russa, com narrativa fluida e envolvente. Li na linda edição da TAG.
Recomendo a leitura!

Andrea170 07/01/2023

Classico
Realmente um clássico da literatura, a ser contextualizado e apreciado. Uma novela literária bem contada.

Eduardo Mendes 30/12/2022

Suco de crise existencial
O Duelo foi a minha primeira experiência de leitura com o escritor russo Anton Pavlovitch Tchekhov. Que história bem escrita, meus amigos! Esta é uma obra que oferece ao leitor a chance de conhecer um pouco mais sobre a cultura russa, com toques de suspense, passagens bem humoradas, algumas pitadas de filosofia, e aquele suco de crise existencial que eu particularmente adoro!

Tchekhov aborda temas interessantes ao narrar a história de Laiévski, um homem liberal, boêmio, complexo, inconstante, preguiçoso e passional, que lembra o “Homem Supérfluo” de Ivan Turgueniev. O protagonista vive com Nádia, uma mulher casada que fugiu de São Petersburgo pra viver um amor proibido ao lado de Laiéviski, mas aparentemente o ideal romântico de ambos naufragou.

Surgem também outros personagens como o gentil Samóilenko, o jovial diácono Pobédov, e claro, o antagonista Von Koren: um conservador nato, que tem uma visão de mundo bastante peculiar e acredita numa espécie de seleção natural de seres humanos que podem e devem contribuir para o progresso da humanidade. Ou seja: ele é o extremo oposto de Laiéviski e é dessa diferença ideológica que cresce a tensão ao longo do livro; que chega ao ápice com um o duelo entre eles.

Que duelo é esse? Eu deixo pra você descobrir, mas não se engane, “O Duelo” vai muito além da luta entre Laiéviski e Van Koren, existem diversos duelos e conflitos durante a história que passam por temas como religião, casamento, moral, liberdade, desejo…

A construção de personagens extremamente humanos, e o ritmo com que a trama avança são outros pontos positivos da obra; com diálogos intensos e conflitos que lembram as situações complicadas em que Dostoiévski coloca seus personagens. Aliás, a capacidade do autor de fazer humor a partir da tristeza de seus personagens é genial!

Tchekhov mostra lados opostos de pensamentos e ideais, mas deixa que o leitor tire suas próprias conclusões. Gostei demais de “O Duelo” e não vejo a hora de ler outras histórias do autor.

site: https://jornadaliteraria.com.br/o-duelo/

Beatriz.Alves 21/12/2022

O duelo- Tchekhov
Como todo livro russo, um livro imperdível. Que delícia de leitura e reflexões. Super recomendo! Quem nunca leu autor russo, esse livro é um bom começo por conta do tamanho.

Fabiene.Barbosa 11/12/2022

Uma leitura envolvente, principalmente devido o fato de reunir diversos personagens com características únicas e peculiares. Como consequência dessa composição detalhada dos personagens, vamos percebendo que, na maioria das vezes, o duelo está presente em nós mesmos e na forma como lidamos com o mundo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5