Uma Lágrima de Mulher

Uma Lágrima de Mulher Aluísio Azevedo

Resenhas - Uma Lágrima de Mulher

Gabi 23/01/2024

O livro conta a história de uma menina que se apaixona por um jovem humilde, mas seu pai não aceita o romance e acabam se mudando de cidade, para uma vida mais luxuosa.
apesar de ser um livro clássico, a leitura é de fácil entendimento.

Rackelina 17/01/2024

Uma lágrima de mulher.
Rosa linda e Miguel se namoraram quando jovem.
O pai de Rosalinda foi o empecilho, já que voltando para casa após ir atrás de fortuna (ele conseguiu por mês lícitos ou ilícitos não sabemos ) Maffei queria um homem de valor material para sua filha.
O pai de rosalinda descobriu que era estava apaixonada por miguel e acabou tirando miguel o caminho
Logo após ele mudaram para nápoles, onde ele queria viver na alta sociedade e só assim ele conseguiria casar Rosalina com alguém também de fortuna.
Rosalina É uma menina feliz, alegre , com muito amor. uma menina carismática e após o incidente com Miguel e o pai e mudando-se para nápoles , ela se moldou a forma que ela estava vivendo. então viver em alta sociedade ela tava começando a ter os mesmos costumes que eles. então o pai dela que já era arrogante,ganancioso ficou mais arrogante ,mais ganancioso ainda e apesar da tristeza profunda que ela sentia por perder Miguel ela fazia tudo pelo pai.
Morando em Nápoles Rosalina perdeu o seu brilho, perdeu seu charme e começou a frequentar salão de bailes todos os dias. então ela começou a não ser aquela Rosalina que o Miguel esperava. em resumo eu acho que ao final a Rosalina acabou absorvendo tanto tanto o que se passava com a família dela né com o pai que ela acabou parecida com o pai dela então ao final quando o único empecilho que tem para ela ser feliz é o pai e depois o pai não é mais o problema e ela inventa que o problema é porque ela ficou pobre, que ela não tem mais condições e outras coisas mostra que ela tinha uma ganância muito grande e acabou sendo gananciosa a esse ponto e também ao ponto de mentir que estaria endividada. tão endividada que estaria tirando a própria vida . então assim,eu acho que ela foi realmente uma menina que acabou ficando muito mesquinha e desafortunada da vida. Por esses motivos que ela, como eu posso dizer , acabou sofrendo de verdade a perda.

Italo.Fontenele 04/01/2024

É, gostei.
Final à Hamlet. De um lado, um pobre infeliz e obcecado pela amada; de outro, a amada dissimulada, uma quase-Capitu.

Mylenarg 27/12/2023

Última leitura do ano! ?
Algo que eu não sabia e só descobri depois que terminei a leitura, é que essa obra foi o primeiro romance escrito do Aluísio Azevedo e como sempre, ele não me decepciona.. me sinto extremamente sortuda por poder desfrutar das obras desse autor, é uma pena que ele escreveu tão pouco!

A lágrima de uma mulher foi responsável por me tirar de uma baita ressaca literária! A obra conta a história de Rosalina e Miguel, um jovem casal apaixonado que sofre a frustração de um amor proibido.. Maffei, o pai de Rosalina, um pescador que se torna um homem rico, não aceita o relacionamento de sua filha com Miguel, por ser um simples artista pobre, chegando a ter discursões e até troca de socos, a partir daí a história começa a ter muitas reviravoltas, nos causando um misto de emoções. com muita crítica a sociedade burguesa e hipócrita, mais uma vez Aluísio nos enche com lições de moral.

?Onde o dinheiro forma um centro de gravidade, em torno do qual, como formidável mundo planetário, gravitam, sujeitos e dominados pela força centrípeta, a moda, a aristocracia, a elegância, a vaidade, o orgulho, o egoísmo, a ambição, o desamor, a indiferença, a baixeza, o roubo, a mentira, a torpeza, a desonra e mil outros vícios brilhantes, cujas centelhas são todas as vergonhas, todas as misérias, todas as corrupções sociais.?

?Assim é o povo de uma capital civilizada, pode ser bom no conjunto, mas em geral os homens que o formam são entre si maus e viciosos.?

?Grosseira e estupida ambição é a que leva o homem a trocar a paz segura do lar pela suposta fortuna?

?Para alguns enriquecer é naufragar, não em alto-mar, porém em alta sociedade. O vício é a fome desse naufrágio.?

?É que nos lugares pequenos abrem-se os corações antes de se abrirem os olhos; preferem o bom caráter e os bons costumes à grande sabedoria e à brilhante nomeada. Ninguém se diz ? mostra-se; ninguém pergunta ? vê.?

Safira 14/09/2023

Li recentemente O cortiço e apaixonei pelo livro, fui ler lágrima de mulher imaginando que teria a mesma pegada, porém, é completamente diferente que da até a impressao de ter sido outro autor que escreveu. Depois fui saber que esse foi um dos primeiros livros dele, então ppor isso não vi uma escrita muito madura.

Medelin duarte 21/06/2022

Sublime
Perfeito e sublime. Uma trama cheia de reviravoltas, adorei que dá pra extrair várias citações extraordinárias e poéticas deste livro encantador.

Daniele 30/04/2022

Gostei
Uma das minhas metas de leitura são clássicos de grandes autores. A escolha desse ser o primeiro foi bem sem querer. Mas gostei muito, embora a protagonista tenha me decepcionado.
Achei um livro fácil, que vale a pena conhecer. Mas sem grandes expectativas.

@laisbello 13/01/2022

Adorei
????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????..

Iara_ogait 30/10/2021

E ela chora mesmo...
Terminei esse!!!
Confesso que ainda não o absorvi por inteiro para saber afirmar se, de fato, gostei ou não... tem um fim meio previsível, meio shakesperiano. Entretanto, supre, em seu desenrolar, ao debater assuntos como a hipocrisia humana, seu caráter volátil e ambições sociais... Enfim, vale a pena.

Bew 29/07/2021

Romance
Uma obra rica em detalhes, o enredo nos envolve a cada página. Uma mistura de romance e realismo.
Os personagens nos fazem sentir um misto de sentimentos, e a forma de olhar pra cada um, vai se transformando no decorrer do livro.
Muito bom, uma história intensa, mas o livro é curto, quando você está completamente envolvido, o livro acaba. Recomendo!

Taiane 16/03/2021

Um livro emocionante
Uma Lágrima de Mulher é um livro emocionante. Conta a história do grande amor de Miguel e Rosalina, onde ambos passam por grandes obstáculos para viverem esse amor. No início a leitura um pouco é maçante, mas que depois flui bem. Um livro romântico, com um final surpreendente !!

Daniel 29/01/2021

A estreia de Aluísio?
Resenha no link abaixo!

site: http://blogliteraturaeeu.blogspot.com/2021/01/uma-lagrima-de-mulher-de-aluisio.html

Aécio de Paula 03/01/2021

Uma Lágrima de Mulher - Aluísio Azevedo
Primeiro romance do escritor. Conta a história de Rosalinda e Miguel. Aluísio crítica a burguesia que corrompe os amores do campo. É bem interessante a riqueza de palavras que só encontramos nas obras nacionais.

Anderson916 11/08/2020

Gostei muito.