Fator Maia

Fator Maia José Arguelles

Resenhas - Fator Maia

Rodrigo C. 15/10/2017

Para o lado esquerdo (lógico) do cérebro

Este livro é o resultado da busca do autor pela sua "teoria do campo unificado", batizada como "fator maia", que explicaria, literalmente, TUDO, através dos calendários maias (e são vários, um contido no outro, até o grande ciclo de aproximadamente 25.640 anos, ou 5 x 13 katuns).

Como um calendário é uma medida, adianto que é preciso de muito conhecimento de matemática e facilidade com números para chegar ao fim deste livro. Portanto, não é uma leitura trivial. Baktun, katun, tun, uinal, kin. Esses agrupamentos serão exaustivamente combinados ao longo de todo livro.

Sou entusiasta da cultura maia e, pessoalmente, não posso deixar de externar meu desapontamento. Após "A Sonda de Arcturus", fiquei fascinado com José Argüelles e saí à caça de seus livros. Num sebo, bati o olho e vi este, que me ajudou bastante a entender alguns conceitos de "A Sonda...", porém, enquanto este último ressona no lado direito do cérebro (intuitivo), a extensa matemática utilizada aqui remete apenas ao lado esquerdo (lógico).

Num dado momento, ele atesta "a essencia da informação, portanto, não é o seu conteúdo, mas a sua ressonância. Por isso que sentir as coisas é importante. Sentir a ressonância da informação que chega faz criar conjuntamente um campo ressonante".

Infelizmente, não consegui criar nenhum campo ressonante com O FATOR MAIA.

No entanto, se o seu objetivo for um estudo pormenorizado de todos os calendários, você não se decepcionará. A dica que dou é ler com um lápis e um caderno ao lado, pois você terá que fazer MUITAS contas.

Ledo 25/04/2013

Fator: Erro de Calculo.
Em seus estudos pessoais, Argüelles consegue formar o conteúdo de maior relevância sobre a interpretação dos selos e trezenas (Onda Encantada)do Calendário Maia, entre outros significados misticos. No entanto incorre em grande erro ao formular novo calculo sobre o Calendário Maia original. Sua interpretação do Calendário Maia, também conhecida como 'O Calendário da Paz' apresenta uma 'correção' na contagem do 'Calendário Maia Clássico', que há mais de mil anos atrás já seguia o mesmo padrão e a mesma precisão de contagem de tempo de um relógio atômico e nunca considerou anos bissextos, correção existente apenas no Calendário Gregoriano. Tendo em vista que a contagem de um ano maia corresponde a exatos 13 meses de 28 dias, este nunca precisou de nenhum reajuste em sua contagem. Muitos autores sobre o assunto que estudaram o que foi escrito por Argüelles, e o tomaram por base para suas obras, têm reescrito seus livros apresentando a contagem clássica como referência. Após a leitura deste livro, para formar uma opinião sobre o assunto recomendo a leitura de livros e artigos sobre o 'Calendário Maia Clássico'.

Jesiel 24/04/2011

O melhor
Melhor livro abordando o assuno Maia de que eu tenho conhecimento.
José Argüelles é um dos mais conceituados e respeitável sobre o assunto Maia.
Neste livro, ele aborda de forma didática e muito inteligente todo o cenário, símbolos e suas representações envolvendo o calendário Maia.
Ao final do livro, ele dá alguns palpites de interpretações envolvendo datas x acontecimentos históricos, envolvendo as influências do calendário.
Diferente de outros autores que focam no "let´s make easy money with dooms day", Argüelles vai na essência do assunto e aborda de forma muito inteligente.
Excelente livro, recomendo.