A Morte e a Morte de Quincas Berro d

A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água Jorge Amado

Resenhas - A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua

Bookster Pedro Pacifico 24/07/2020

A morte e a morte de Quincas Berro D’água, de Jorge Amado - Nota 8,5/10 ⁣
O título já indica: Joaquim Soares da Cunha, também conhecido pela vida arruaceira como Quincas Berro D'água, morreu. Morreu fisicamente e, por ser muito querido, deixou um ar de tristeza em seus amigos. Até porque o personagem era famoso pelas ruas de Salvador, por onde andava com a cachaça;a na cabeça e em busca das mulheres de sua vida…

Na família, contudo, a sensação era de um pouco de vergonha - e, talvez, de alívio? Isso porque Quincas - ou, melhor, Joaquim, como eles preferem chamar - já havia morrido para seus familiares, alguns anos antes, quando decidiu largar todas as suas obrigações e a enfadonha vida dos padrões sociais, em que exercia o papel de funcionário exemplar, para poder viver fazendo o que gostava: beber e curtir a vida.

Essa decisão deixou toda a sua família de queixo caído e, por isso, quando Quincas foi encontrado morto sozinho em seu quarto simples, ninguém mais o considerava como um cidadão de respeito, como era visto o antigo Joaquim. Mas três amigos da vida nova, aquela escolhida por Quincas, fizeram questão de comparecer em seu velório. E, a partir daí, quando os amigos chegam bêbados para fazer a sua última visita e acabam sendo deixados sozinhos com o morto pela família, as aventuras na vida do personagem principal recomeçam…

Será que vale viver a vida se preocupando com a opinião dos outros? Será que por trás de Joaquim sempre esteve Quincas, sob as amarras das convenções sociais? Enquanto Jorge Amado transporta o leitor para a Bahia, o autor traça um interessante contraste entre a vida das aparências e a vida boêmia, descompromissada, e das verdadeiras relações de amizade.

Um ótimo livro, bem-humorado, de leitura rápida e que confirma a capacidade de Jorge Amado de incluir uma crítica social de forma natural no desenvolvimento de suas narrativas. Para quem nunca se aventurou pelas obras de Jorge Amado, essa pode ser uma boa porta de entrada! Divirtam-se!

site: http://instagram.com/book.ster
Livia 11/08/2020minha estante
Bacana resenha, Pedro. Só um adendo: foram quatro amigos (Curió, Cabo Martim, Negro Pastinha e Pé-de-Vento).

Ferreira.Souza 14/10/2020minha estante
um novela boa

Natty 23/03/2023minha estante
Um dos clássicos do autor na minha opinião ????

@tigloko 13/12/2023

"O cachaceiro-mor de Salvador"
Neste clássico de Jorge Amado, acompanhamos como a morte de Quincas Berro D'água, famosa figura dos bares e botequins, afetou seus familiares e amigos de copo. Durante as páginas deste livro, somos brindados com vários personagens marcantes na sua vida e como ele é lembrado por eles.

Achei incrível como o autor conduziu essa história que, em outro tipo de narrativa, passaria longe de ser cômica. Mas aqui é feita com tão maestria e sem perder o bom humor que ficou perfeito. Foi impossível não dar risada em alguns momentos. Isso funciona muito devido aos personagens que são apresentados durante o desenvolvimento da história. Seja com os amigos de bar (genuinamente tristes pela perda) ou familiares querendo se livrar da vergonha.

Esses dois núcleos servem para traçar um paralelo interessante, de que às vezes encontramos o afeto e amor verdadeiro nos lugares mais inusitados. E no mais comum deles, a família, somente hipocrisia e desprezo.

?Não era culpa deles, arautos da dor e do luto, se havia tanta gente pelo caminho, se Quincas tinha tantos conhecidos e amigos. Naquele dia começou-se a beber na cidade da Bahia muito antes da hora habitual. Não era para menos, não é todos os dias que morre um Quincas Berro D'água.?

Mais um livraço desse autor que sou cada vez mais fã. Recomendo.

Obs: Foi um dos melhores finais que eu já li, inesperadamente épico e satisfatório.
Regis 13/12/2023minha estante
Parabéns pela ótima resenha, Tiago! ????

@tigloko 13/12/2023minha estante
Obrigado Regis ??

mpettrus 13/12/2023minha estante
Esse romance do Amado é um clássico atemporal da literatura brasileira.

Adorei a resenha!!! Ficou impecável!!!
????

@tigloko 13/12/2023minha estante
Sem dúvida ? Obrigado pelas palavras ?? fico feliz que gostou

Núbia Cortinhas 22/12/2023minha estante
Gostei da resenha, Tiago! Falou em livro divertido, opa! Estou dentro! Kkk. Anotando essa sugestão. ?????????

@tigloko 23/12/2023minha estante
Obrigado Núbia, espero que goste da leitura quando ler, é bem divertido ?

Katia Rodrigues 19/03/2021

A força poética do pitoresco
Alfredo Bosi, crítico literário, distingue na obra de Jorge Amado, representante da segunda fase do Modernismo no Brasil, direcionada aos romances regionalistas, em cinco fases. A morte e a morte de Quincas Berro D’água está inserido na última fase, de textos pitorescos, voltada para a crônica de costumes. Logo no título é possível perceber o aspecto zombeteiro da obra, que chega a flertar com o insólito ao longo da narrativa.

Em 1939, quando a primeira tradução de um livro de Amado foi lançada na França, o romancista e pensador franco-argelino Albert Camus resenhou o exemplar. “Vejo nele um abandono à vida no que ela tem de excessivo e desmesurado”, escreveu Camus. Creio que a fala de Camus pode ser atribuída a qualquer obra de Amado, mesmo às mais “sérias”, empenhadas em denunciar as injustiças sociais.

Enfim, acompanhar a história de Joaquim Soares da Cunha, sujeito respeitável que rompe laços com a família e as convenções sociais para viver como bem entendesse, é extremamente divertido. E, em termos de estilo literário, não deixa nada a desejar aos romances mais robustos do autor. O tom direto, porém, lírico; a linguagem despretensiosa e popular; a força poética do texto.

Ig: @ingrisias

uyara 08/02/2012

espírito baiano
Sempre que leio Jorge Amado, fecho o livro com um gosto de bahia na boca. Sabe aquele gostinho misturado de dendê e pimenta? De moça de família com samba no pé? De sossego com curtição? É isso. É essa mistura louca da vida, de saber aproveitar a vida e o que ela tem de melhor e ainda tirar um sarro daqueles que não conseguem. Jorge amado é assim. Quincas berro dágua é assim.
O livro é pequeno, mas o espírito é grande. Muito bom, como só o nosso Jorge Amado consegue ser...

Amanda 30/12/2020

Divertido e genial
Que leitura divertida!! Acompanhamos nesse livro a morte ?moral? e a física do Joaquim que virou Quincas, que era um homem respeitado, honroso, porém virou um arruaceiro, um ?vagabundo?. Sendo um livro do Jorge Amado não poderia faltar um crítica social, e que crítica!! O livro levanta alguns questionamentos: você vive a sua vida baseada na sua felicidade ou vive para agradar os outros ?

?Não sei se esse mistério da morte (ou das sucessivas mortes) de Quincas Berro Dágua pode ser completamente decifrado. Mas eu o tentarei, como ele próprio aconselhava, pois o importante é tentar, mesmo o impossível?

Sara 06/04/2021

É uma novela que além de ser cômica, é fantástica, ou seja, conta uma história engraçada e mágica. Como eu já tinha lido Cem Anos de Solidão antes, estava familiarizada com o realismo mágico. E assim, fiquei feliz de logo encontrar algo relacionado a mistura de acontecimentos reais com imaginários na literatura nacional.

Douglas Finger 08/05/2022

Divertido
Dei otimas gargalhadas com esse livro do Jorge Amado. Leitura rapida e bastante agradavel, com um toque de realismo fantastico o que faz do livro um verdadeiro encanto! É curiosa a capacidade que o autor tem de nos transportar para o cenario do livro? você se sente fazendo parte do episodio. Eu simplesmente me encantei! Recomendo a todos
Douglas Finger 09/05/2022minha estante
Muito gostoso de ler, Renata! Adorei

Renata 10/05/2022minha estante
Adoro esse livro!

Raimundo.Sales 16/05/2022minha estante
A narrativa de Jorge Amado sempre é muito boa de se ler!

Steffani5 18/04/2024

É Jorge Amado, não tem como ser ruim
Mais um livro desse meu autor preferido. Incrível, simples, envolvente, inteligente, perspicaz, selo de qualidade de Jorge.

É desse tipo de livro que me puxa, me envolve e onde os personagens me interessam que eu gosto.

Emerson 08/05/2021

Não esperava menos de Jorge Amado! A leitura é rápida e fácil, além de divertida. é um ótimo livro pra relaxar ou sair de uma ressaca literária!

maria 15/10/2021

Quincas vs. Joaquim
adoro o contraste entre a família e os amigos de Quincas.

apesar de unidos pela sua morte, a família tenta enterrar o respeitável Joaquim, funcionário público exemplar, que porém estava morto há muito tempo, desde quando resolveu se livrar das amarras sociais entre a parte um pouco mais rica da população e renascer como Quincas Berro d'Água, os amigos por outro lado lamentam a morte da nova persona e se perguntam como suas diversões pelas ruas irão acontecer sem ela agora.

é uma história muito inteligente e com um pouquinho de humor que com certeza vale a leitura.

Filipe_mott 01/12/2023

Me diverti muito nessa leitura
Meu primeiro contato com a escrita de Jorge Amado e de cara gostei. Com certeza foi o livro que mais me fez rir. Além disso, foi interessante conhecer alguns lugares de Salvador pela perspectiva dele.

A história fala das duas mortes de Quincas, mas também das suas duas vidas. Ele era conhecido por ser um funcionário exemplar e homem de família, entretanto em algum momento ele passou a viver uma vida boêmia e ficou totalmente irreconhecível pra seus familiares.

A narrativa é rápida e envolvente. Tudo é contado de uma maneira muito folclórica e irônica. Jorge Amado consegue fazer críticas à sociedade e aos costumes da época de uma forma divertida. Além disso, ele traz para o leitor um bom retrato da Salvador da década de 1950.

A pergunta que fica ao final da leitura é: afinal, é realmente importante viver a vida se moldando pra caber dentro das convenções sociais? Ou devemos escolher a vida que queremos, independente da opinião dos outros?

Esse contraste entre as duas vidas dele, desenvolvido de forma tão natural, deixa a sensação de que o personagem existiu na vida real.

"Afinal, não é todo dia que morre um Quincas berro d'água."

Patrick 25/03/2022

Quincas Berro D'água
Não conhecia Jorge Amado, e me pergunto: porquê demorei tanto tempo para ir de encontro a uma de suas obras?
Este livro, sem exagero algum, é uma obra prima da Literatura Brasileira. Um conto simples e alegre. E que não deixa de nos conduzir a profundas reflexões, entre um sorriso e outro.
Magnífico.

Sobre Quincas? Não conto nada. Você que descubra. ?

Paulo 26/01/2024

Genial!
A maneira como Jorge Amado consegue escrever e contar uma história é impressionante, pode ser uma história simples, mas que ele consegue transformar em uma verdadeira obra de arte.

Giaquelli 09/11/2023

Uma leitura rápida e cheia de humor
Esse ano descobri a maravilha da leitura desse autor nacional, mas esse livro me pegou de um jeito diferente. Depois de ler dois livros com um peso sentimental tão grande, não imaginei que leria um livro tão leve e com tanto humor.

A morte e a morte de Quincas berro d'água é um livro curto (li em menos de 24hs) onde já de início temos a morte do personagem Joaquim, um homem que sempre foi considerado respeitável pela sociedade, bom emprego, de boa família, uma boa condição financeira. Mas um dia (10 anos antes da história atual do livro), logo após sua aposentadoria, resolveu abandonar tudo, casa, família e vida de regalia para viver nas ruas, nos botequins, entre aqueles considerados o pior da sociedade (bohemios, saveiros, prostitutas, moradores de ruas). Logo sua fama entre os bares e as ladeiras foi mto conhecida: homem que vivia de bar em bar, que estava sempre alegre, cantador, amigo de todos, e levou o apelido Quincas Berro d'água.
Um belo dia, é encontrado morto pela sua atual companheira e sua filha é avisada. Dos familiares q lhe restaram, tem sua filha, genro, um irmão e uma irmã, que ainda se sentem ressentido pelo abandono da família, não contam aos antigos conhecidos sobre a vida que o patriarca levou, de certa forma já haviam matado Joaquim. Pelo menos, a sua memória.
A filha sentido que o certo é dar um velório digno do homem que seu pai um dia foi, resolve comprar um belo terno, um belo caixão, porém sem investimento nas demais coisas que um velório comum teria. A família ainda ficando por obrigação no velório e sem querer avisar a ninguém sobre o ocorrido pela vergonha, porém logo a notícia se espalha pelos bares sobre a morte de um homem tão conhecido. E onde seus 4 melhores amigos vão até o local para poder lhe dar as despedidas dignas. E digno para eles é que a despedida de um grande homem seja uma grande festa

Para não dar spoilers sobre o desenrolar disso, quero dizer que nunca li uma história tão engraçada, divertida e ao mesmo tempo, cheia de críticas sociais. Cada capítulo, cada personagem que você vê falando sobre o falecido, te levam para lugares onde você faz refletir sobre seus valores de vida, sobre o que realmente importa em vida e também após a morte.

O que já me fez pensar muito sobre como seria minha partida ou de pessoas que eu realmente amo. Mesmo que as pessoas não gostem de falar disso, eu sempre achei extremamente necessário. Quem vai estar ao seu lado quando morrer? E quem também vai saber exatamente como fazer a sua passagem da forma na qual você queria? As pessoas que te amam sabem exatamente como você quer fazer sua passagem?
Já pensou sobre isso? Se não, acho que deveria.

Letty 13/01/2021

“Me enterro como entender, na hora que resolver”
Jorge Amado não decepciona! É surpreendente como em poucas páginas ele conseguiu escrever uma história leve e divertida que aborda sobre as relações humanas, o valor da amizade e mostra o quanto a sociedade vive de aparências, status e julga o estilo de vida que não atende aos padrões exigidos.

Este é um livro muito bom e que rendeu boas risadas.