A Morte e a Morte de Quincas Berro d

A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água Jorge Amado

Resenhas - A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua

juliasstupid 24/04/2024

"Quincas Berro Dágua acabara."
É engraçado como o título pode parecer confuso. O substantivo "morte" se repete duas vezes, de modo a parecer até mesmo um erro de digitação. Não se pode ter certeza do porquê ele se repete, até o final da obra. E que final!

Em minha opinião, o livro deveria chamar-se "A morte, a morte e a morte de Quincas Berro Dágua", porque são três as mortes que acontecem na obra.

A primeira foi a morte social de Quincas, antes Joaquim. O típico bom homem, que trabalha e é um bom pai e marido. Quando ele nega essas coisas, porém, o maior impacto é sobre sua família. Eles pensavam que sua honra e legado haviam sido manchados por Quincas. Mas a sua filha foi a que mais sofreu com isso.

O livro demonstra, de maneira sutil, como filhos lidam com a saída do pai. Sua não-presença, causadora de tanta raiva para Vanda, ainda teve força suficiente para deixá-la magoada, até mesmo depois da morte do homem. Sentia saudades do pai, e começara a cultivar rancor do homem que o substituiu. E esse rancor não cessou nem depois de seu óbito.

Após anos de vagabundagem, acontece a segunda morte de Quincas. Não sei se ele morreu realmente, ou se fora apenas uma de suas brincadeiras. Mas ali foi a morte do corpo do homem. Morreu o Quincas que vivia no corpo de Joaquim. Ele acabara.

Mas somos apresentados a seus amigos íntimos, personagens que me geraram até afeto, e é possível perceber que Quincas não está morto de verdade. Os cinco amigos saem para comemorar sua "volta dos mortos" e há alegria por todos os lugares.

Porém, finalmente, ocorre a terceira e última morte de Quincas. A morte de sua alma. Que ele queria que fosse por conta dele. Não por conta de Joaquim, que seria enterrado pelos familiares rancorosos e não por Quincas, parasita que ainda dividia território com Joaquim. Sua morte deveria ser por conta de Quincas Berro Dágua.

Ana 24/04/2024

Delícia de leitura
Como é gostoso ler Jorge Amado! Mais gostoso ainda saber que ele escreveu esse em menos de uma semana. Gênio demais mesmo. Passei o livro todo assim ? e assim ?. Sem defeitos!

Di Morais 22/04/2024

A morte e a morte de Quincas Berro Dágua
Publicado pela primeira vez em 1959, a obra de Jorge Amado narra com bom humor o mistério em torno do falecimento do protagonista, morto por duas causas distintas: a morte natural e a morte em alto- mar. As duas causas são confirmadas por duas visões contrastantes: a da família e a dos amigos recentes.

Steffani5 18/04/2024

É Jorge Amado, não tem como ser ruim
Mais um livro desse meu autor preferido. Incrível, simples, envolvente, inteligente, perspicaz, selo de qualidade de Jorge.

É desse tipo de livro que me puxa, me envolve e onde os personagens me interessam que eu gosto.

Esporcatte 18/04/2024

A morte e a morte?
Sinceramente não gostei do livro, tanto que li ele por obrigação-para fazer uma avaliação escolar-.
Achei bem confuso, pois o autor não deixa claro o que realmente aconteceu, assim pôde-se ter diferente interpretações para diferentes pessoas.
Mas no geral não foi uma leitura que prendeu, não achei interessante, li empurrado. :/

bonatte 17/04/2024

Quincas berro d'água é uma história emocionante, gosto como quincas teve em sua vida 3 mortes, a morte moral onde abandona sua vida e responsabilidade de pai, marido e irmão, sua morte literal, e sua morte da alma, onde é a mais conhecida e memorável das mortes. quincas consegue divergir os sentimentos que outros possuem dele, sua família o vê como um vagabundo irresponsável, principalmente sua filha, que tenta ao máximo transparecer sua formalidade e de figura responsável, de caráter parecido com o de sua mãe, mas também não esconde a sua falta da figura paterna, pra mim ela não o odeia por ser o maior vagabundo da bahia, mas sim porque preferiu ser o maior 🤬 #$%!& da bahia e deixou de ser o maior pai para ela.

quincas se deixa levar pela vagabundagem, pela boemia entre ladeira, bares e cais na bahia. cada noite de bebedeira é uma historia muito bem ouvida por outros vagabundos e bebedeiros. sua morte da alma é o ponto final, onde teve que morrer no mar, depois de uma ultima noite muito bem vivida ao lado dos que realmente gostavam do quincas e não o joaquim, ao lado de amigos e da amada.

um livro que me fez soltar boas risadas, uma figura encantadora
eusouvampira 17/04/2024minha estante
oi amo caras que gostam de ler sabia rs te amo

dani ð¦ 16/04/2024

Rápido e divertido! li em uma tarde e me encantei pela escrita de Jorge Amado, pela qual tinha curiosidade de conhecer há muito tempo, e agora pretendo ler mais obras do autor!

Maiza63 13/04/2024

"Quando um homem morre, ele se reintegra em sua respeitabilidade a mais autêntica, mesmo tendo cometido loucuras em sua vida."

Bcoralli 12/04/2024

Não sei pq a nota dele é tão baixa. Livro nacional sempre me cativa. O li em um dia, curtinho e que te prende.
Muito bem escrito a forma que a morte de uma pessoa afeta tão distintamemre os outros em seu redor.
Com uma pitada de humor, o autor descreve belíssimamente como o álcool e os maus hábitos podem destruir a imagem e a forma de se relacionar deste com sua família e quando chega o falecimento o questionamento da vida aparece e amena as péssimas memórias, porém, para seus companheiros com esse mesmo "estilo de vida" o sujeito é outro, bem quisto e extremamente querido da sua maneira e sua morte é algo até para ser negado.
Recomendo fortemente

Thiago Narciso 10/04/2024

Jorge Amado
Uma novela curta e deliciosa de Jorge Amado. Uma obra extremamente carregada de regionalismos, questões culturais e uma identidade que só consegue ser impressa por Amado. A criação dos personagens e como eles são cativantes é uma coisa fantástica.
Jamais me imaginei envolvido com um morto que não fala e só é carregado de lá pra cá. Além disso o pósfacio alimenta a mítica do beberão Quincas e enriquece demais a experiência narrativa

Pedro murangu 09/04/2024

Quincas
Amei os toques de humor e regionalidade que o Jorge Amado traz nessa obra, desde o bêbado morto vivo até as frases e ditos populares. Bom demais ter a experiência de ler esse conto maravilhoso, recomendo que leiam

Paulo Augusto 07/04/2024

Dois livros lidos e...
Continuo gostando da escrita do autor. Vamos ver até quando vou curtir mas Capitães da areia e A morte e a morte de Quincas Berro d'água me agradaram.