Mistérios de Curitiba

Mistérios de Curitiba Dalton Trevisan

Resenhas - Mistérios de Curitiba

Henrique Fendrich 30/12/2023

Pessoalmente, interessa-me mais o personagem Dalton Trevisan do que sua literatura. Em todo caso, não deixo de reconhecer que, entre os contos desse pequeno livro, há algumas preciosidades, em geral seguindo a lógica do "a vida como ela é" dos relacionamentos. Mas a que eu mais gostei mesmo não tem a ver com o eterno balé entre João e Maria, e sim com a passagem do tempo: o conto "O leão". Achei que alguns de seus contos poderiam ser crônicas (tenho certeza que o Dalton conhecia o "Ai de ti, Copacabana" do velho Braga quando escreveu "Lamentações de Curitiba"). Atualmente, prefiro mais a Curitiba do Pellanda.

Biblioteca Álvaro Guerra 09/09/2019

Os mistérios acontecem em Curitiba — também recriada pelos dons poéticos do autor —, uma cidade vista pelos olhos de um sujeito que é mais sensível que a maioria de seus concidadãos para descobrir coisas que eles não veem, mas seus olhos enxergam, atravessando paredes e muros.
Nesta narrativa todo homem se chama João e toda mulher se chama Maria. O velha estória dos irmãos, não somente feita de amor, mas de frustrações, porque aí é que está a coisa: cada um de nós é um João ou uma Maria, aqui não apenas amando, mas sobretudo enganados, por tantos motivos mil, pelas ilusões do amor. Dalton Trevisan tece variações inúmeras em torno dum tema só (e haverá tema mais importante que este?), às vezes impiedosamente, mas sempre com senso de humor difícil de conseguir (e ele consegue) no tratamento de coisa tão séria, tão fundamental.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8501014400